Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Sonae Indústria - (SONI.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Dezembro 19, 2007, 09:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

talexandre

Cara Carla_b,

2€??? Quem tudo quer...

carla_b

Citação de: talexandre em Julho 04, 2008, 17:01
Cara Carla_b,

2€??? Quem tudo quer...

Meu caro talexandre, espera e verás ...

lembras-te do que disse o Sr. Aquilino á uns meses atrás???

vê agora...

mas nós estaremos por aqui para ver  ;D

Jesse

E porque não 1?

talexandre, não sei há quanto tempo referiu que a Soni ia subir, nem sei a quanto cotava na altura, mas era sistemático, sempre que escrevia que a Soni ia descer aparecia alguém a dizer que agora é que era...

carla_b, engraçado que a primeira mensagem que escreveu no fórum foi para dizer que tinha comprado a Soni e acho que até referiu que estava no Algarve a apanhar banhos de sol ou algo assim, eu disse até que desconfiava que apenas tivesse um Nick no fórum, é fácil fazer um registo e escrever o que se queira por mais absurdo que seja.  :)

Ao Broker_Invest, só resta dizer que é um investimento para longo prazo, é a desculpa que a maioria dos "investidores", os maus, (a maioria dos investidores da bolsa são maus investidores) dão quando começam a perder e mais tarde quando já estão a perder muito. Não é por aqui que se ganha dinheiro na bolsa. Quem assume o erro e sai quando o plano não resultou fez e faz bem.
Podia contar uma história, que até o comandante do navio Titanic safou-se, ele não morreu como aparece no Titanic, na realidade safou-se, se alguém não acreditar pode enviar uma mensagem privada que dou um link onde está a história, mas ele abandonou o navio, não foi ao fundo com o navio.

---

O Pedro analisou o titulo há pouco tempo, análise fundamental e analise técnica.

Conclusões:

Análise técnica - não ocorreu nenhum sinal de entrada.
Análise fundamental - o titulo está caro.

Claro que a bolsa funciona por ciclos, e os títulos em Portugal funcionam por ciclos, irá haver um dia que a situação irá inverter mas quando? isso é desconhecido e não se sabe o quanto irá descer mais como não se sabe quando irá começar subir, não se sabe quantos anos ou meses vão passar para o ciclo inverter.

Para finalizar, acham que vão conseguir ganhar dinheiro na bolsa sem analisar?
Acham que na bolsa a maioria dos investidores são perdedores ou ganhadores?
Porque é que os comentários não evoluem mesmo passando anos ou meses?

Se calhar estou a ser mau demais mas será que estou?  :)

(*) Utilizador banido do Clubeinvest

carla_b

Citação de: Jesse em Julho 04, 2008, 17:42
E porque não 1?

talexandre, não sei há quanto tempo referiu que a Soni ia subir, nem sei a quanto cotava na altura, mas era sistemático, sempre que escrevia que a Soni ia descer aparecia alguém a dizer que agora é que era...

carla_b, engraçado que a primeira mensagem que escreveu no fórum foi para dizer que tinha comprado a Soni e acho que até referiu que estava no Algarve a apanhar banhos de sol ou algo assim, eu disse até que desconfiava que apenas tivesse um Nick no fórum, é fácil fazer um registo e escrever o que se queira por mais absurdo que seja.  :)

Ao Broker_Invest, só resta dizer que é um investimento para longo prazo, é a desculpa que a maioria dos "investidores", os maus, (a maioria dos investidores da bolsa são maus investidores) dão quando começam a perder e mais tarde quando já estão a perder muito. Não é por aqui que se ganha dinheiro na bolsa. Quem assume o erro e sai quando o plano não resultou fez e faz bem.
Podia contar uma história, que até o comandante do navio Titanic safou-se, ele não morreu como aparece no Titanic, na realidade safou-se, se alguém não acreditar pode enviar uma mensagem privada que dou um link onde está a história, mas ele abandonou o navio, não foi ao fundo com o navio.

---

O pedro analisou o titulo há pouco tempo, análise fundamental e analise técnica.

Conclusões:

Análise técnica - não ocorreu nenhum sinal de entrada.
Análise fundamental - o titulo está caro.

Claro que a bolsa funciona por ciclos, e os títulos em Portugal funcionam por ciclos, irá haver um dia que a situação irá inverter mas quando? isso é desconhecido e não se sabe o quanto irá descer mais como não sabe o quanto irá subir, não se sabe quantos anos ou meses vão passar para o ciclo inverter.

Para finalizar, acham que vão conseguir ganhar dinheiro na bolsa sem analisar?
Acham que na bolsa a maioria dos investidores são perdedores ou ganhadores?
Porque é que os comentários não evoluem mesmo passando anos ou meses?

Se calhar estou a ser mau demais mas será que estou?  :)

Meu caro jesse, essa cabecinha anda um pouco baralhada, é verdade q comprei soni, numa altura em q pensei q podia inverter, mas acabou por não acontecer e o stop fez o resto...

não quer isto dizer q não volte a entrar se isso achar interessante.

Relativamente ao resto, estar a responder-lhe era dar importância a quem efectivamente não a tem  ;)

talexandre

Caro Jesse,

"Análise fundamental - o titulo está caro" ???

Não me importo que tenha essa opinião, mas creio que poucos concordarão consigo... Pelo que tenho lido, em questões de múltiplos (e.g. PER), para 2009, a SONI encontra-se a transaccionar bem abaixo dos peers.

Quanto à análise técnica, concordo que está extremamente difícil de encontrar o bottom, mas não perco a esperança de estarmos perto desse ponto.

Bom fim de semana!

Jesse

carla_b, não me costumo baralhar muito, confundi o nick mariana com carla_b, consultei agora e o erro foi meu.

No entando recordo uma vez mais porque vale a pena ler a citação de angel.

Citação de: Jesse em Junho 11, 2008, 17:53
Citação de: carla_b em Junho 11, 2008, 17:28
O que se passa com esta acção comprei a 4.00 a pensar que podia fazer a inversão nesse valor, agora só cai, será que é melhor vender ou manter?

Primeira mensagem no forum, é nick único? Se sim, vem vinda.  :)
Mas a resposta está aqui...

Citação de: .angel. em Junho 07, 2008, 19:00
Ninguém te pode ajudar quanto ao conselho de o que deves fazer com as tuas economias/investimentos... podemos, no entanto, ajudar-te na tua maneira de actuar perante o mercado bolsista.

Vamos à pergunta chave:
Pegando só num dos teus investimentos, quando o fizeste, sabes porque o fizeste?

Segunda pergunta chave:
Quando o fizeste, sabias em que ponto devias dizer para ti próprio... "OK! Eu estava enganado!!"?

A maioria das pessoas que coloca dinheiro na bolsa, fá-lo normalmente sem saber a resposta a esta 2 perguntas e normalmente até sem pensar nelas.
Por exemplo, aposto que entraste nas acções e pensaste no dinheiro que irias estar a ganhar passado para aí um ano... não tomes isto como uma crítica depreciativa.... é sim uma crítica mas com o intuito de te alertar para algo que possivelmente não deves ter sequer notado. É mais um alerta a um processo de análise pessoal.

Agora, quanto às tuas posições o que deves fazer?
Se tinhas um plano quando entraste, vai vê-lo novamente... se o teu plano falhou nalguma delas... então, terás que considerar a questão de assumir o teu erro e sair.
Se nunca tiveste um plano, analisa-as novamente e mediante a TUA análise então faz novo plano para elas e vê se valem a pena o investimento.
Isto é se sabes analisar, MAS se não souberes analisar, então diria que mais vale ficares com o dinheiro do teu lado, senão é o mesmo que estares a jogar na lotaria. E.... se queres continuar no mundo da bolsa, então terás de estudar até saberes analisar. Sem saberes analisar o teu investimento... nada feito, andarás normalmente a perder dinheiro.

Pensa assim... se um amigo teu te propusesse uma parceria num negócio de qualquer coisa, não irias investigar tudo muito bem antes de lá meter o dinheiro?
Encara o mercado da bolsa dessa maneira... investiga antes de entrar! Até porque tem a agravante de que os teus outros sócios não serão teus amigos.

Posso ajudar nas respostas, comprou o titulo para longo prazo ou curto prazo?  Se comprou para longo prazo e se sabe analisar e analisou bem, a acção corrigir no curto prazo não altera a sua análise.
Comprou para ganhar dinheiro no curto prazo e a acção está a descer e verificou que está errada? ao verificar que está errada deve fechar a posição imediatamente, o erro mais frequente dos investidores é comprar para curto prazo e recusar-se a vender a perder e assim dia para dia, mês para mês, vão perdendo mais.
Eu pessoalmente penso primeiro para curto prazo e se resultar é que penso para longo prazo. Devemos manter e até aumentar as posições ganhadoras e reduzir as posições perdedoras. Claro que há quem faça o contrário mas não é a practica correcta.

Citação de: mariana em Junho 13, 2008, 15:54
;D

Tanto pessimismo...

Quantas vezes as bolsas já afundaram e acabaram sempre por recuperar e quem comprou nestes valores miseráveis fez fortunas?? quantas vezes??

calma caramba!

quando as bolsas estao Bull toda a gente compra e não tem medo , agora que estão no "buraco" é que tem medo??

toca a comprar pessoal..

Eu enchi a "arca" de B C P e Sonae industria e aora vou para a praia.

tchau

talexandre, a opinião não é minha, é consensual entre os analistas, mas não quero escrever muito sobre a análise fundamental pois para analisar os titulos de Portugal a minha opinião é que pouco ou nada interessa a análise fundamental, os fundamentais das empresas de Portugal variam conforme a conjuntura económica e o ciclo de mercado actual.
É como os prices targuets, num ciclo de descida são sistemáticamente reduzidos e num ciclo de subida são sistemáticamente aumentados.

Existem empresas com bons fundamentais onde não se nota tanto a variação dos ciclos mas em Portugal, para isso é melhor o mercado norte-americano, dou o exemplo da empresa de Warren Buffet, em 20 anos apenas desceu em 3.
Quanto à questão de estar cara, veja com atenção a análise do Pedro.

carla_b

Citação de: Jesse em Julho 04, 2008, 18:30
carla_b, não me costumo  baralhar muito, confundi o nick mariana com carla_b, foi no mesmo dia, consultei agora e o erro foi meu.

Parece que gosta dos meus posts, ...
Em relação a Mariana um beijinho por continuar no "meio" de tantos homens, que existem neste excelente forum.

Para terminar na minha terra existe um ditado que diz "quem não confia não é de confiar" e este ditado assenta-lhe que nem uma luva.

Bom fim semana para todos  ;D

Jesse

carla_b, não se deve confiar em estranhos.  :)

Como angel disse, na bolsa tem "a agravante de que os teus outros sócios não serão teus amigos."

Dou um exemplo, podemos estar a comprar um titulo para beneficiar da subida e outro especulador estar a vender o titulo para beneficiar da descida.
Mais do que um negócio, a bolsa é um jogo onde se ganha com a descida e com a subida e é necessário que haja posições contrárias porque é isso que dá liquidez para um ou outro ganhar.
Por exemplo, posso vir aqui ao fórum dizer que um titulo vai subir e estar apenas interessado em vende-lo.
Bem... mas não quero estar a alongar muito... 

aquilinovale

Citação de: carla_b em Julho 04, 2008, 17:23
Citação de: talexandre em Julho 04, 2008, 17:01
Cara Carla_b,

2€??? Quem tudo quer...

Meu caro talexandre, espera e verás ...

lembraste do que disse o Sr. Aquilino á uns meses atrás???

vê agora...

mas nós estaremos por aqui para ver ;D

Boa, ... Carla_b;
Gosto de pessoal com BOA MEMÓRIA, e confiante mas sensata. Parabéns.
Aposto as "minhas cuecas", que a 2,01€ não vai faltar papel no mercado, portanto não vale a pena comprar mais cedo, a não ser que se queira ganhar menos e sofrer mais. ;)

CumPrim/
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

AlexB

Caros amigos,

Já que o petróleo é a causa de todas, ou pelo menos de algumas, tormentas por que passamos, alguém me sabe dizer, em termos percentuais ou absolutos, qual é o efeito que o aumento do petroleo tem nos custos da SONI?

Desde já agradecido.

Cumps. e BN

aquilinovale

Então bom-dia.
Certamente conhecem (alguns) a Revista "Carteira", recomendo que leiam a página 42 da revista Nº54 de Julho/Agosto, ainda está quentinha, e talvez derrame alguma luz sobre a SONI.

Eu vou continuar à espera dela no TAL INTERVALO » 2,20/1,75€.

Alguns dizem que: "quem tudo quer, tudo perde".  :o
Eu prefiro dizer que: "quem espera sempre alcança" ;)

CumPrim/
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

jccgold

Oh carla_b a subida ou descida da soni tem mais a ver com o momento da economia global que o chegar a 2€ ou nao. O que chega a 2€ pode chegar a 1.5€. Tem atencao é às descidas do dolar.

KANU

Hoje subiu bastante!!! será que foi por todas elas subirem, que é o mais certo e amanhã já vai corrigir? ou há aí qualquer coisa que eu não percebo muito bem? Deixo a explicação para os mais entendidos. Obrigado

artista

KANU, não há explicação alguma, os mercados funcionam pela lei da oferta e da procura e ninguém poderá saber o que vai acontecer no próximo minuto, quanto mais no próximo dia... o melhor que conseguimos fazer é colocar as porbabilidades a nosso favor recorrendo a diversos tipos de analises possíveis, e desenvolvendo estratégias que nos permitem ter sucesso neste mundo complexo dos mercados financeiros...

Se alguém te disser que sabe que amanhã vai subir ou descer, não acredites, ele (ou ela) não sabe...

um abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

Lac

Citação de: KANU em Julho 09, 2008, 18:43
Hoje subiu bastante!!! será que foi por todas elas subirem, que é o mais certo e amanhã já vai corrigir? ou há aí qualquer coisa que eu não percebo muito bem? Deixo a explicação para os mais entendidos. Obrigado

Boa tarde,

Kanu, hoje foi um dia de ganhos consideraveis para os mercados em geral, logo os é normal os títulos mais penalizados nos últimos tempos sejam aqueles que mais sobem.... no caso concreto da soni não tenho conhecimento de nenhuma noticia relevante que esteja na origem desta subida, mas a verdade é que também não existia nenhuma noticia de relevo aquando das quedas acentuadas...

Como diz o artista ninguém sabe se vai descer ou subir porque se assim fosse era uma maravilha era só agir conforme o caso  ;)

Agora se me perguntares o que eu acho que vai acontecer amanhã, estou mais inclinado para uma correcção a nível geral (nao apenas a soni) uma vez que hoje tiveram de uma forma geral  uma valorização interessante... mas certezas , certezas evidentemente que ninguém as pode ter.