Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Sonae Indústria - (SONI.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Dezembro 19, 2007, 09:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

artista

Citação de: Lac em Julho 09, 2008, 19:57
Agora se me perguntares o que eu acho que vai acontecer amanhã, estou mais inclinado para uma correcção a nível geral (nao apenas a soni) uma vez que hoje tiveram de uma forma geral  uma valorização interessante... mas certezas , certezas evidentemente que ninguém as pode ter.

Lac, essa tua opinião deverá estar influenciada pelo facto de os mercados americanos estarem a acentuar as quedas, ainda assim eu tenho uma algo diferente. Se os states cairem, como parece que vai acontecer, amanhã abre a cair acentua um pouco as quedas mas depois recupera, porque o ressalto ainda não está completo e ainda teremos que subir um bocado...

Evidentemente este é o meu feeling mas eu não invisto baseado neles porque me engano regularmente  ;)  :D

um abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

Lac

Citação de: artista em Julho 09, 2008, 20:28
Citação de: Lac em Julho 09, 2008, 19:57
Agora se me perguntares o que eu acho que vai acontecer amanhã, estou mais inclinado para uma correcção a nível geral (nao apenas a soni) uma vez que hoje tiveram de uma forma geral  uma valorização interessante... mas certezas , certezas evidentemente que ninguém as pode ter.

Lac, essa tua opinião deverá estar influenciada pelo facto de os mercados americanos estarem a acentuar as quedas, ainda assim eu tenho uma algo diferente. Se os states cairem, como parece que vai acontecer, amanhã abre a cair acentua um pouco as quedas mas depois recupera, porque o ressalto ainda não está completo e ainda teremos que subir um bocado...

Evidentemente este é o meu feeling mas eu não invisto baseado neles porque me engano regularmente  ;)  :D

um abraço

artista

Artista, podemos estar aqui toda a noite um a dizer que vai cair o outro a dizer que vai subir que temos exactamente as mesmas probabilidades de acerta 50% ...

No entanto um pouco através do meu feeling e também por experiência do que tem acontecido no passado acredito que amanhã será um dia de quedas, e isto porquê:

Porque os mercados estão instaveis e se sobem um dia, no seguinte vem logo a correcção...aconteceu ontem com os mercados americanos que tiveram uma boa subida, hoje já estão a corrigir...

Na Europa a exemplo do que aconteceu ontem nos EUA e ASIA também hoje teve subidas superiores a 1.5% ... seguindo um pouco a lógica (se é que ela existe) e o meu feeling amanhã teremos quedas  ::)

artista

Citação de: Lac em Julho 09, 2008, 20:49
Artista, podemos estar aqui toda a noite um a dizer que vai cair o outro a dizer que vai subir que temos exactamente as mesmas probabilidades de acerta 50% ...

Exacto, a minha idéia era essa mesma, digamos que vai subir ou descer teremos 50% de hipóteses de acerto  ;)

Neste momento continuo a achar que podemos abrir em baixa para aliviar ao longo do dia, obviamente que se isto cair fortemente também não me admirará...

um abraço

artista

Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

KANU

Ta a subir 3.54%, contrariando todas as outras, ja chegou aos 2.67, preço a que eu comprei a 2ª fornada. A 1ª fornada comprei a 4.73, com direito aos dividendos, mas foi um "desmadre" total... Vamos lá ver se assim continua. Será que já há alguma razão para ela subir o 2º dia consecutivo? no dia 9-7 a acompanhar as outras acções do psi20 e hoje a contrarialas!!! Gostava de comprar mais algumass, mas acho que vou esperar a evolução mais uns tempos!!!

aleixon

Apenas quero dar um alerta para quem está a seguir a estratégia que tinha indicado em meados do mês passado, que deverá estar atento para começar a dar ordens de venda uma vez que está a alcançar rentabilidades de 15% (por lote de compra) desde a última compra.

Os mercados estão demasiado instáveis e ainda é cedo para manter posições, por isso a gestão da carteira tem de ser mais dinâmica, recomedando-se a realização/tomada de + valias.

Espero ter elucidado a estratégia que tinha indicado.
BN
NA

Leão

??? Um sinal muito importante, tudo a descer e a Soni a subir bastante, potencial de devalorização limitado, potencial de valorização imenso, muitos investidores á espera do click, quando isso " acontecer !!! " o comboio vai passar muito depressa e só o apanha quem entrar nas primeiras estações.
Quando uma descida é estranha a subida estranha será.

Cumprimentos.

artista

Citação de: aleixon em Julho 10, 2008, 12:12
Apenas quero dar um alerta para quem está a seguir a estratégia que tinha indicado em meados do mês passado, que deverá estar atento para começar a dar ordens de venda uma vez que está a alcançar rentabilidades de 15% (por lote de compra) desde a última compra.

Os mercados estão demasiado instáveis e ainda é cedo para manter posições, por isso a gestão da carteira tem de ser mais dinâmica, recomedando-se a realização/tomada de + valias.

Quais mais-valias?? tu falaste em comprar a 3.30/40, como é que tens mais valias se o título está 30% abaixo desses valores?!

A tua estratégia era:

Citação de: aleixon em Julho 10, 2008, 12:12Quando apresentei a minha opinião e alguns dados fundamentais, indiquei que o preço actual do titulo é um óptimo momento de entrada. Para os preços que indiquei de saida resulta numa valorização de +-40%. Objectivamente, no pior cenário poderá demorar até 2 anos a ser alcançado mas continua, para mim, num valor de rentabilidade muito atractivo de 20% ao ano. A não ser que a ambição os investidores do clube seja mais elevada e queiram bater a rentabilidade do Sr. Buffett.

Os valores em causa eram entrada a 3.30/40 e saída na zona dos 4.50... estã lá atrás na página 40 ... entretanto as cotações estão 30% abaixo do valor de compra que indicaste!

Cps

artista

aquilinovale

Citação de: artista em Julho 10, 2008, 16:41
Citação de: aleixon em Julho 10, 2008, 12:12

Quais mais-valias?? tu falaste em comprar a 3.30/40, como é que tens mais valias se o título está 30% abaixo desses valores?!

A tua estratégia era:

Citação de: aleixon em Julho 10, 2008, 12:12Quando apresentei a minha opinião e alguns dados fundamentais, indiquei que o preço actual do titulo é um óptimo momento de entrada. Para os preços que indiquei de saida resulta numa valorização de +-40%. Objectivamente, no pior cenário poderá demorar até 2 anos a ser alcançado mas continua, para mim, num valor de rentabilidade muito atractivo de 20% ao ano. A não ser que a ambição os investidores do clube seja mais elevada e queiram bater a rentabilidade do Sr. Buffett.

Os valores em causa eram entrada a 3.30/40 e saída na zona dos 4.50... estã lá atrás na página 40 ... entretanto as cotações estão 30% abaixo do valor de compra que indicaste!

Cps

artista

Gostei mesmo de VERDADE ", Artista...

CumPrim/
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

aleixon

Artista,
Esclareço com todo o gosto:
1) a cotação indicada na altura estabelece um bom nível de segurança pois considerava que a cotação da empresa não atribui o valor justo da empresa;
2) como estratégia (se procurares neste tópico que já vai longo, concerteza irá encontrar), dada a incerteza dos mercados é fundamental uma boa gestão dos recuros e da própria carteira, sugerir o seguinte (e volto a repetir):
a) definir um valor do património a afectar à soni;
b) fazer entradas de 25% desse valor;
c) a cada descida/subida (variação) de 15% comprar/vender;
d) estas operações podem-se efectuar até um preço de saída de +- 4,50

Até ao momento devem ter registado 3 compras com as descidas sucessivas, com a última compra a registar nos 2.3 (+-). Com a cotação alcançada hoje (2,67), o último lote adquirido deve ter uma ordem de venda com rentabilidade de 15%.

Espero ter esclarecido.
NA

artista

Ok, já percebi, não vi esse raciocínio mas acredito que o tenhas feito... ainda assim essa estratégia obriga a ter bastante capital, entrando a 3.40 com 25% e comprando a cada queda de 15% já teríamos feito reforços a 2.90 e 2.45 (mais coisa menos coisa), se cada reforço fosse de igual montante já teríamos quase todo o nosso capital no mesmo título... é preciso confiar bastante na analise que fazemos para colocar tantos "ovos no mesmo cesto"! A curto prazo com stop apertado isso não me parece errado, mas a médio longo prazo os riscos parecem-me grandes! De qualquer forma é normal que eu tenha uma visão diferente porque uso a AT, dificilmente consigo confiar nos fundamentais das empresas a um nível tão grande que me convença a meter nela mais que 20/30% do meu capital!

um abraço

artista

aleixon

Artista,
Não leu atentamente o que eu escrevi.
Permita esclarecer que o que eu disse foi 1º estabelecer montante até quanto se estaría disposto a afectar à soni (ponto 2.a)) e a partir deste entrar com lotes de cerca de 25%. O esforço é apenas aquele que tenho afecto ao titulo, por isso prefiro chamar a este modelo gestão de carteira. Ou seja, neste caso, neste momento temos 50% do capital afecto à soni a render em depósito.
Aplicado ao seu caso, se diz que apenas aplica 10% do capital a cada titulo, deverá entrar com negocios de 2,5% do seu capital, ok?
Depois disto existem muitas possibilidades e modos de gerir, como apenas a titulo de exemplo, estabelecer lotes de negociação em número de titulos.
É óbvio que a análise fundamental é essencial.
1A
NA

aleixon

Citação de: aleixon em Julho 10, 2008, 19:45
Artista,
Permita esclarecer que o que eu disse foi 1º estabelecer montante até quanto se estaría disposto a afectar à soni (ponto 2.a)) e a partir deste entrar com lotes de cerca de 25%. O esforço é apenas aquele que tenho afecto ao titulo, por isso prefiro chamar a este modelo gestão de carteira. Ou seja, neste caso, neste momento temos 50% do capital afecto à soni a render em depósito.
Aplicado ao seu caso, se diz que apenas aplica 20% do capital a cada titulo, deverá entrar com negocios de 5% do seu capital, ok? Mas esta análise caberá a cada um. Isto não é nenhum valor padronizado.
Depois disto existem muitas possibilidades e modos de gerir, como apenas a titulo de exemplo, estabelecer lotes de negociação em número de titulos.
1A
NA

Lac

Artista,
Aplicado ao seu caso, se diz que apenas aplica 10% do capital a cada titulo, deverá entrar com negocios de 2,5% do seu capital, ok?

Boa tarde aleixon,

Acho interessante a tua sugestão de investimento, mas para isso funcionar tem que se ter um capital considerável...
1A
NA

nupy

Citação de: aleixon em Julho 10, 2008, 19:50
Artista,
Aplicado ao seu caso, se diz que apenas aplica 20% do capital a cada titulo, deverá entrar com negocios de 5% do seu capital, ok? Mas esta análise caberá a cada um. Isto não é nenhum valor padronizado.
1A
NA

Eu sinceramente apreciei a sua estratégia aleixon....tem lógica porque  assenta na sua "crença" que o valor fundamental do papel está acima do seu valor de mercado.

Curioso é ver por aqui....."cronistas" que julgam q são "donos da razão"....assentando "visões" ......no puramente tecnicistas ....outros em palpites.....ou outros ainda.....em históricos de 1927...

Há diversas estratégias para encarar o mercado....portanto há que somente respeitar quem as tem....

Para os puristas da análise técnica...é bom q  não se esqueçam....lá por "Portugal ter sido uma monarquia.....n quer dizer q volte a ter rei"....!!!!

Bons negócios a todos....

artista

Artista,

OK, parece que já percebi, desculpa mas como não li a fase inicial em que explicaste esta estratégia não a estava a perceber bem...

No fundo eu não aplico estratégias desse género porque não me sinto seguro a avaliar os fundamentais das empresas, ou provavelmente, porque me sinto bastante seguro com a minha estratégia com recurso à AT...

Evidentemente que respeito quem usa métodos diferentes do meu... talvez por isso até, gosto mais de debater idéias com quem usa métodos diferentes, acho que se aprende mais!  ;)

Nupy, não sei se o comentário se dirigia a mim?! eu não comento nada sem fundamentar, defender as nossas ideias não significa que nos achemos donos da razão...

abraços

artista