Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

PTM...

Iniciado por Sol Dado, Agosto 30, 2005, 21:30

Tópico anterior - Tópico seguinte

Sol Dado

Por acaso ou por determinismo a PTM parece estar a terminar um padrão de 5 ondas, dentro de um canal descendente, que a trouxe para valores muito próximo da casa mãe - PT.

São inúmeros os comentários no sentido de a PTM estar sobrevendida e de se esperar a qualquer momento a inversão.

Curiosamente todos falam que só acima de 8 a compra de PTM será segura ou racional... com primeiro target nos 8.7-8.8...  isto é...  +15%?!

Cumprimentos e bons negócios.
Sol Dado

SMALL

Boas.

O que eu sei é que comprei a 8.34, visto que o mercado está todo a subir, na "esperança" na altura (parece que foi há muito...) partir o canal descendente e ir por aí acima. Tb parecia que estava a evoluir num mini canal ascendente perfeito.....
Tb não contava com tanta excitação à volta da CaboVisão, e isto arruinou-me completamente o mês de bolsa.

Realmente se amanhã bater nos 7.50 e voltar a subir, e se na Quinta voltar a subir, pode ser uma boa entrada para apanhar essa tua figura.

E a Brisa? tb não está mal!

fisher

Caro Sol Dado

Apenas uma palavra em relação ao conceito que refere , o conceito do Determinismo. Acho extremamente interessante a sua referencia , porque é um conceito que muito aprecio ultimamente. Se há anos era radicalmente contra o determinismo,  o destino , hoje estou convertido e acredito piamente nestes conceitos .
Todavia , não sou radical .  Não digo que tudo é determinismo ,ou tudo é sorte .

Porque acho que a vida , e os mercados bolsistas, é toda influenciada por este conceito terrível difícil de compreender e que nos rouba infelizmente a liberdade de acção , mais um ponto.

Atenção isto é filosofia barata e pessoal . Estar em desacordo , is no problem.

Cumprimentos e bons negócios

fisher

fig

..vamos lá nos entender :-\

Se estamos num BULL como falas, então estamos perante ondas impulsivas na ascendente e ondas correctivas na descendente...., é o que diz elliot...

Elliot também diz que as ondas impulsivas são decompostas em 5 ondas (12345)  e as correctivas em 3 (ABC), isto é a forma mais simples de resumir elliot...., então como podes tu identificar 5 ondas correctivas numa onda correctiva 4...., algo não bate certo.... :o, só podes defenir 5 ondas em ondas impulsivas e 3 em ondas correctivas.... ::)

O certo seria decompores a A em 5 mini ondas, a B em 3 mini e a C em outras 5 mini ondas, agora uma correctiva  4 em 5 ondas  é que não é nada,  muito menos Elliot Waves... traça isso correctamente ;)....
Abraço.
fig

O triunfo não se mede pelo estatuto que se atingiu na vida, mas pelos obstáculos ultrapassados no caminho.

Sol Dado

tens de estudar melhor a matéria...  ;D

Ora entra neste link: http://www.elliottwave.net/basictenets/basics3.htm  ... e observa as figuras 12 e 13. Encontras lá ondas correctivas 4 (decompostas em A-B-C) em que o A e o C são formadas por 5 ondas!!

Vá, revê esses conceitos e depois voltamos a falar.

:D

fig

Mas estás a dizer exactamente o que eu disse, mas no grafico da PTM não tens nada isso tens a 4 decomposta em 5 ondas não vejo la nenhum ABC....., a não ser que esperes mais quedas para a onda C a subida seria B mas não me parece que seja isso ....
Abraço.
fig

O triunfo não se mede pelo estatuto que se atingiu na vida, mas pelos obstáculos ultrapassados no caminho.

Sol Dado

Bom, isto é para tentar ajudar a ver a floresta...

É capaz de ser o que não te parece que seja  ;)

fig

pois..., estás a ver ja 5 ondas....em 1 e estás a falar da 2 em ABC...., ok, mas ja agora se estás á espera de um ABC nem o A quebrará os máximos e o C é suposto ir abaixo de A.....

Eu estou a ver apenas 3 ondas e agora concluímos a 4 em ABc e agora vamos para a 5 aos 10.8...., vamos ver quem tem razão ;)
Abraço.
fig

Sol Dado

A PTM acaba de fazer 7,43 tocando praticamente no fundo do canal do gráfico que deixei ontem. Imediatamente ressaltou para cima e estava há momentos a 7,52. Ele há cada coisa...  que até parecem coincidências :D

Entretanto a PT (a 7,57) já vale mais que a PTM. Ora, que eu saiba buscava-se a paridade de ambas... irracionalidade ou ineficiência do mercado?

PS. para fig - deixei as duas hipóteses: estarmos em A-B-C correspondente a uma onda 4... ou a uma onda 2. Acredito mais na primeira hipótese, tal como tu. De resto o A, o B e o C até podem ser iguais em tamanho...

Sol Dado

Já agora, fica a fotografia do ressalto...

Não me digam que aqueles que diziam que só compravam acima de 8, agora vão começar a comprar a correr... dando origem à quinta onda do famoso padrão 5 que nos parece (per)seguir por todo o lado!

Humm... estranho, ... muito estranho!  ;)

SMALL

E se isto for apenas um ressalto porque exactamente bateu nos 7.50 (fora o exagero dos 7.43 ou lá o que foi) ?

Para mim só se confirma acima de 8, senão o movimento pode ser igualzinho aquele que me enganou nos 8.34.

Não deve ser no rompimento do canal descendente que se deve comprar?

Sol Dado

Citação de: SMALL em Agosto 31, 2005, 16:30
Não deve ser no rompimento do canal descendente que se deve comprar?

Caro SMALL,

Deve ser... e pode não ser. Tudo depende do método que cada um utiliza, e dos níveis de risco que aceita.

Mas concordo que o rompimento de um canal descendente é um sinal bastante seguro para comprar, nomeadamente se se identificar dentro do canal uma oscilação anterior em A-B-C ou em 1-2-3-4-5.

SMALL

Como ficamos?

Parece-me que não rompeu o canal descendente. E anda aqui a degladiar-se nos 8 euros, tal como esperava.

Mas bolas, fez o movimento para cima ainda mais depressa do que para baixo.

Revela vontade, heheh.....

Sol Dado

Pois...  ;D  se calhar foi o mercado a corrigir à pressa alguma ineficiência!

Mas a quebra em alta de uma linha de tendência descedente (LTD) como a do topo do dito canal... há-de ser uma coisa muito dura de roer... logo não admira tanto tempo ali a embater nos 8.

Agora, se a coisa fraquejar... há que fazer funcionar os "stop loss"... e verificar novamente o que se passará nos 7.45-43. Se quebrar os 8 em alta, poderá ainda haver um reteste à LTD entretanto quebrada... e depois teremos uma subida quase garantida até aos anteriores máximos, ou próximo, caso não haja novidades esquisitas como OPA ou OPV, etc.

Sol Dado

A entrada da PTM para "número 1" do ranking do Millenium e a notícia dos lucros saída hoje, pode ser que ajudem a PTM a rebentar finalmente com os 8 euros. Vamos lá a ver... já fez 7.98 ...   ::)