Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

EDP Renováveis - (EDPR.LS)

Iniciado por xubi2, Maio 03, 2008, 03:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagodandre

(Actualização Gráfica)

No curto prazo...

(R): 4,877 (EMA50)

(S): 4,50€<->4,33€
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

tiagopt

Há cerca de um mês e meio, quando analisei a EDPR (http://surfaratendencia.blogspot.com/2008/10/anlise-semanal-edp-renovveis-e-edp.html), falei na falta de suportes que ela tinha e na necessidade de os construir. Nessa mesma semana, atingiu um fundo de médio prazo e inverteu (pelo menos parcialmente) a tendência vigente.

Tracei no gráfico uma H&S invertida que, a concretizar-se a projecção, levaria a cotação para a resistência dos 7,2€. Isso marcaria definitivamente a passagem para bull-mode.

O problema é a confirmação, ou seja, a quebra da neckline. Acima da linha do pescoço a pressão vendedora é fortíssima. Assinalei com setas vermelhas duas sessões em que a cotação subiu bastante acima dos 5€ mas acabou por recuar, não quebrando a resistência em fecho. A outra seta vermelha é referente ao pico de volume de 12 de Novembro. Seria uma quebra em grande da neckline, com forte pressão compradora, tal como é desejado. O que é certo é que os vendedores levaram a melhor e ela continuou abaixo da resistência.

Isolei no gráfico 3 velas, porque me parecem o reflexo perfeito do que pode acontecer com a EDPR. Isoladas, essas três velas são bullish. Demonstram a força compradora existente, pela longa sombra inferior e o fecho em máximos do dia. Mas, todas juntas, revelam outra coisa... Pensemos numa zona de suporte. Cada vez que um suporte é testado, têm de entrar novos compradores para não deixar a cotação cair. Se a cotação teima em não subir, os compradores vão acabar por se esgotar e a cotação irremediavelmente rompe o suporte em baixa. Neste caso, mesmo com 3 sessões consecutivas a terminar no máximo diário, os 4,89 resistiram. O que aconteceu a seguir? Duas velas de indecisão e uma vela muito feia, bearish. Onde quero chegar com toda esta teoria desinteressante? Se continuar a testar a neckline sem a conseguir quebrar, vai esgotar-se a pressão compradora e a cotação vai acabar por ser levada pela inércia.

O historial dela em bolsa continua a ser curto, o que me impede de traçar uma LTd consistente. Sem essa LTd é complicado avaliarmos e detectarmos precocemente uma inversão de tendência. Por esse motivo, adicionei ao gráfico as médias móveis de 20 e 50 dias, para dar uma ajuda nesse aspecto. Idealmente, usaria uma MM mais longa mas como os dados são poucos, ela fica bastante incompleta.
A quebra definitiva da MM50 e a quebra com volume significativo da neckline farão com que eu olhe para a EDPR como a primeira empresa do PSI-20 a inverter a tendência descendente. Mas até lá, tudo na mesma...
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

carlosoliveira

O QUE DIZER DESTES MENINOS E AS SUAS AVALIAÇÕES

O UBS iniciou a cobertura das acções da EDP Renováveis com um preço-alvo de 5,40 euros e uma recomendação de "neutral". O banco de investimento afirma que as acções da empresa liderada por Ana Maria Fernandes "não estão caras" mas, ainda assim, prefere a Iberdrola Renovables e recomenda "comprar" acções da rival espanhola

tiagodandre

A EDPr conseguiu fechar mesmo acima da EMA50...manter sobre observação nas próximas sessões. Seria importante testar os 5,00€ nas próximas sessões.

"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

artista

Citação de: tiagodandre em Dezembro 16, 2008, 19:02
A EDPr conseguiu fechar mesmo acima da EMA50...manter sobre observação nas próximas sessões. Seria importante testar os 5,00€ nas próximas sessões.

Penso que seria importante era quebrá-los e conseguir manter-se acima deles!! Seria um sinal interessante de inversão de tendência na EDPr...

abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

tiagodandre

Citação de: artista em Dezembro 16, 2008, 19:13
Penso que seria importante era quebrá-los e conseguir manter-se acima deles!! Seria um sinal interessante de inversão de tendência na EDPr...

abraço

artista

ah poixxx... 8) é uma questão de ritmo...vamos ver é se mantém a tendência ascendente nas próximas sessões primeiro. Óbvio que um higher high seria muito mais interessante... ;)

Mas hoje temos acima de tudo os States como farol...(ainda mais do que o habitual)...falta sair a decisão da FED, e acima de tudo ver as minutas. (40 minutos).

npl

Muita da avaliação que se fazia do potencial da EDP Renováveis assumia um preço do barril de petróleo muito mais alto, dai o potencial das renováveis.

Acontece que o preço do barril está a metade do seu custo, quando tais avaliações foram feitas...logo parece-me que o potencial da EDP Renováveis se esfumou substancialmente no médio prazo, pois vamos contiunuar a queimar petróleo...

Análises idênticas se podem apilcar à GALP ou EDP.
Mas houve mais casos de expectativas de crescimento exageradas na bolsa portuguesa, por exemplo JM, Soane Capital... Até a PT e o BCP.

Tudo títulos que em minha opinião sempre estiveram/estão caros.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

aleixon

Citação de: npl em Dezembro 16, 2008, 19:35
Muita da avaliação que se fazia do potencial da EDP Renováveis assumia um preço do barril de petróleo muito mais alto, dai o potencial das renováveis.

Acontece que o preço do barril está a metade do seu custo, quando tais avaliações foram feitas...logo parece-me que o potencial da EDP Renováveis se esfumou substancialmente no médio prazo, pois vamos contiunuar a queimar petróleo...

Análises idênticas se podem apilcar à GALP ou EDP.
Mas houve mais casos de expectativas de crescimento exageradas na bolsa portuguesa, por exemplo JM, Soane Capital... Até a PT e o BCP.

Tudo títulos que em minha opinião sempre estiveram/estão caros.

Peço desculpa aos restantes membros do CI, mas tenho de voltar a contestar mensagens que relacione o preço do petróleo com a produção e a tarifa da energia eólica.

Caro npl, provavelmente não terá lido a explicação que já coloquei sobre a forma como é remunerada a energia éolica, mas não existe relação directa com o preço do petróleo. A tarifa varia unica e exclusivamente com o IPC excluindo a habitação. Este preço, bem como a garantia do escoamento de toda a produção, está garantido por 12 anos. O plano de investimento dos próximos 4 anos também não sofre qualquer alteração ao previsto.

Com certeza que tem razão quando diz que iremos continuar a consumir petróleo mas a electricidade também continuará a ser consumida. Se procurar nas mensagens anteriores deste tópico com certeza que poderá esclarecer todas as dúvidas.

Cumprimentos,
NA

artista

Citação de: aleixon em Dezembro 16, 2008, 22:41

Caro npl, provavelmente não terá lido a explicação que já coloquei sobre a forma como é remunerada a energia éolica, mas não existe relação directa com o preço do petróleo. A tarifa varia unica e exclusivamente com o IPC excluindo a habitação. Este preço, bem como a garantia do escoamento de toda a produção, está garantido por 12 anos. O plano de investimento dos próximos 4 anos também não sofre qualquer alteração ao previsto.

Olá Aleixon,

Como sabes não ligo aos aspectos fundamentais para investir, mas isso não quer dizer que não me interessem minimamente... gostava de te perguntar porque é que referes 12 anos? porque não mais ou menos?! e depois desses 12 anos o que é que acontece?

Um abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

aleixon

Caro Artista,

Por acaso pode não ser 12 anos nos novos contratos. Tudo isto está legislado. Mais concretamente, o contrato celebrado com a DGGE, garante a aquisição de toda a produção durante os primeiros 12 anos de produção ou os primeiros 33 GWh produzidos por MW instalado (o que poderá fazer com que não se gastem os 12 anos - para parques com mais de 2.750 horas equivalentes).

Por isso é que este negócio é verdadeiramente excepcional. Conhecem alguma empresa, indústria, comércio... que garanta que tudo o que produz seja vendido a preços estaveis e conhecidos? Cada euro que a edpr investe em poteência instalada significa um retorno certo e conhecido/de fácil previsão.

Depois dos 12 anos funciona a economia de mercado, ou seja, vende-se a quem oferecer o melhor preço. Agora vejam a quem a EDPR irá vender a electricidade produzida. A minha perspectiva é que a procura de electricidade irá aumentar a cima daquilo que cresceu nos últimos anos, prevendo que a tarifa não deverá sofrer grandes diferenças.

Espero ter esclarecido.
1A
NA

artista

Ok, obrigado, já sei mais alguma coisa que há dois minutos atrás não sabia!

um abraço

artista

tiagodandre

DJ Escolha de Obama p/ Sec Energia EUA Positiva p/ EDP - CEO

LISBOA (DJ Bolsa)- A nomeação pelo Presidente-eleito Barack Obama de Steven Chu como novo secretário da Energias dos EUA é positiva para a unidade de renováveis da Energias de Portugal SA (EDP.LB), disse o CEO da empresa, António Mexia, esta sexta-feira.

"Nos EUA, as pessoas não falam da 'dream team', mas da 'green team'", disse Mexia aos jornalistas à margem de uma conferência em Lisboa. "É claro que há uma intenção do Presidente Obama de liderar no que toca às alterações climáticas".

No ano passado, a EDP adquiriu a eólica norte-americana Horizon Wind Energy.
Contudo, Mexia disse que a EDP não tem, até agora, plano para alterar os investimentos planeados nos EUA após a eleição de Obama.

No mês passado, a EDP disse que pretende aumentar o peso dos EUA como parte da sua geração de EBITDA (Resultados Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações) para 12% em 2012 e para 4% nos nove meses até 2008. Nesse período, o EBITDA geral cresceu para EUR2,37 mil milhões face aos EUR2,05 mil milhões no ano anterior.

A empresa disse ainda que planeia aumentar para mais do dobro a quota de energia eólica no mix de capacidade instalada geral para 28% em 2012 face a 19% em 2007.

Site da Empresa: www.edp.pt
Produzido para a Dow Jones Newswires pela Webtexto (+351 21 340 45 68)

December 19, 2008 11:08 ET (16:08 GMT)

bp1511

Citação de: tiagopt em Dezembro 07, 2008, 23:16
Há cerca de um mês e meio, quando analisei a EDPR (http://surfaratendencia.blogspot.com/2008/10/anlise-semanal-edp-renovveis-e-edp.html), falei na falta de suportes que ela tinha e na necessidade de os construir. Nessa mesma semana, atingiu um fundo de médio prazo e inverteu (pelo menos parcialmente) a tendência vigente.

Tracei no gráfico uma H&S invertida que, a concretizar-se a projecção, levaria a cotação para a resistência dos 7,2€. Isso marcaria definitivamente a passagem para bull-mode.

O problema é a confirmação, ou seja, a quebra da neckline. Acima da linha do pescoço a pressão vendedora é fortíssima. Assinalei com setas vermelhas duas sessões em que a cotação subiu bastante acima dos 5€ mas acabou por recuar, não quebrando a resistência em fecho. A outra seta vermelha é referente ao pico de volume de 12 de Novembro. Seria uma quebra em grande da neckline, com forte pressão compradora, tal como é desejado. O que é certo é que os vendedores levaram a melhor e ela continuou abaixo da resistência.

Isolei no gráfico 3 velas, porque me parecem o reflexo perfeito do que pode acontecer com a EDPR. Isoladas, essas três velas são bullish. Demonstram a força compradora existente, pela longa sombra inferior e o fecho em máximos do dia. Mas, todas juntas, revelam outra coisa... Pensemos numa zona de suporte. Cada vez que um suporte é testado, têm de entrar novos compradores para não deixar a cotação cair. Se a cotação teima em não subir, os compradores vão acabar por se esgotar e a cotação irremediavelmente rompe o suporte em baixa. Neste caso, mesmo com 3 sessões consecutivas a terminar no máximo diário, os 4,89 resistiram. O que aconteceu a seguir? Duas velas de indecisão e uma vela muito feia, bearish. Onde quero chegar com toda esta teoria desinteressante? Se continuar a testar a neckline sem a conseguir quebrar, vai esgotar-se a pressão compradora e a cotação vai acabar por ser levada pela inércia.

O historial dela em bolsa continua a ser curto, o que me impede de traçar uma LTd consistente. Sem essa LTd é complicado avaliarmos e detectarmos precocemente uma inversão de tendência. Por esse motivo, adicionei ao gráfico as médias móveis de 20 e 50 dias, para dar uma ajuda nesse aspecto. Idealmente, usaria uma MM mais longa mas como os dados são poucos, ela fica bastante incompleta.
A quebra definitiva da MM50 e a quebra com volume significativo da neckline farão com que eu olhe para a EDPR como a primeira empresa do PSI-20 a inverter a tendência descendente. Mas até lá, tudo na mesma...

Boa tarde,

Foi activado o h&s? O volume não foi grande pistola...
Se alguem poder fazer um comentário técnico, agradecia.

AnaLucescu

A EDPR está sem duvida em destaque.

Penso que o titulo poderá encontrar alguma resistência perto dos 6 euros, valor que coincide com a LT que tracei.

Vejo a possibilidade de o titulo regressar ao valor de 5.40 depois do confronto com a LT o que confere um potencial de 10% em posições curtas.
RSI a entrar tambem em zona de overbought pelo que uma entrada curta nos 6 euros com stop-loss a 6.12 e preço alvo de 5.40 poderá ser uma boa opção.

No panorama geral estou a gostar do sector das energias renováveis em todo o mundo, pelo que a revolução energética poderá trazer algum interesse para estes titulos no futuro.

Take Care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

bp1511

Muito bem visto.
Bom post.

Amanhã vou tentar esse movimento na abertura. Caso feche acima desses valores sou stopado e entro longo.