Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

EDP Renováveis - (EDPR.LS)

Iniciado por xubi2, Maio 03, 2008, 03:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagodandre

Nos primeiros nove meses do ano 2008-11-03 18:18
Analistas esperam que lucro da EDP Renováveis atinja os 60 milhões de euros até Setembro

Segundo uma 'poll' efectuada pela Reuters junto de sete analistas, a EDP Renováveis deverá ter registado um lucro líquido de 60 milhões de euros nos nove primeiros meses do ano, graças ao crescimento significativo da produção eólica com novos parques.

Os analistas estimam que o EBITDA da quarta maior eólica do mundo se tenha situado nos 303,7 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

"Não esperamos grandes surpresas destes resultados, uma vez que a empresa já divulgou a performance operacional de Janeiro-Setembro 2008", disse à Reuters Helena Barbosa, do CaixaBI. A mesma analista acrescentou que a EDP renováveis deve apresentar "um forte crescimento suportada na capacidade adicional e no aumento de 76% da electricidade gerada."

Os analistas consideram que o mercado deve estar mais atento à apresentação da energética durante o 'Investor Day' da EDP, procurando informações sobre o acesso a financiamento por parte da empresa liderada por Ana Maria Fernandes e a hipótese de adiamento de alguns dos projectos.

A EDP Renováveis entrou em bolsa em Junho deste ano, motivo pelo qual os analistas notam que os resultados não são comparáveis com os de 2007, já que não existem dados disponíveis do desempenho trimestral do ano passado.
Recorde-se que no passado dia 23 de Outubro, a energética anunciou que a sua produção eólica cresceu 76% no primeiro semestre deste ano, em relação ao período homólogo de 2007, para 5353 Gigawatts por hora (GWh), e que a sua capacidade instalada aumentou em 515 MW para os 4155 MW, no período em análise.

Os títulos da EDP renováveis fecharam a sessão de hoje a subir 8,49% para os 4,39 euros, mas acumulam uma desvalorização de 45,12% em relação ao preço do IPO (Oferta Pública Inicial).

"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

tiagodandre

EDP Renováveis, SA informa sobre resultados do terceiro trimestre de 2008.
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR20850.pdf

DJ EDP Renováveis: Lucro Líq 9 Meses EUR58,8M

MADRID (DJ Bolsa)- A EDP Renováveis (EDPR.LB) informou esta quarta-feira que contabilizou lucros líquidos de EUR58,8 milhões nos primeiros nove meses do ano.

A unidade de energias renováveis da Energias de Portugal (EDP.LB), que dispersou parte do capital em Junho, não forneceu uma leitura comparativa para o período homólogo, afirmando, no entanto, que teve um lucro líquido de EUR4 milhões na totalidade de 2007.

A EDP Renováveis não justificou o forte aumento nos lucros líquidos, mas a aquisição da eólica norte-americana Horizon Wind Energy, em 2007, tornou-a um grupo de relevo neste sector.

Os resultados dos nove meses antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ou EBITDA, contabilizou EUR306,5 milhões. Na totalidade de 2007, a empresa registou um EBITDA de EUR229,7 milhões.

A casa-mãe, a Energias de Portugal, deverá apresentar resultados após o fecho desta sessão de quarta-feira.

Site da empresa: www.edprenovaveis.com

Produzido para a Dow Jones Newswires pela Webtexto (+351 21 340 45 68) (EDC)

November 05, 2008 02:40 ET (07:40 GMT)

Publicado 05 Novembro 2008  07:26
Aquém do esperado
EDP Renováveis apresenta lucros de 58,8 milhões de euros

A EDP Renováveis revelou resultados líquidos de 58,8 milhões de euros, referentes aos primeiros nove meses do ano, valor que fica ligeiramente aquém das estimativas dos analistas. O EBITDA da empresa liderada por Ana Maria Fernandes atingiu os 306,5 milhões.

Os lucros apresentados pela mais jovem cotada do PSI-20 comparam com a previsão de resultados líquidos de 60,3 milhões de euros do CaixaBI e os 62,3 milhões estimados pelo Citigroup. Em termos de EBITDA, ou "cash flow" operacional, a quarta maior empresa de energias renováveis superou ligeiramente as previsões.

"A margem bruta alcançou os 402 milhões de euros, suportada pelo aumento da produção para 5.353 GWh (+76% face aos primeiros nove meses de 2007) e pelos preços de venda atractivos de 97,9 euros por megawatt/hora na Europa e 87 dólares por megawatt/hora nos EUA. O EBITDA atingiu os 306,5 milhões com uma margem EBITDA de 76%", refere a empresa no comunicado.

A mesma fonte realça que no período em análise "investiu cerca de 1.250 milhões de euros, dos quais aproximadamente 40% com projectos já concluídos e o restante com projectos em construção e com adiantamentos de turbinas" e que tem, actualmente, 1.229 milhões em investimentos em curso.

"Nos primeiros nove meses, a EDP Renováveis instalou 515 megawatts, 272 megawatts na Europa e 243 megawatts nos EUA". Actualmente, tem 1.612 megawatts em construção, "o que lhe dá uma boa visibilidade da capacidade a instalar durante 2009".

A carteira de projectos, durante os primeiros nove meses do ano, aumentou para "uns robustos 29,2 gigawatts, o que confere à companhia as opções e a flexibilidade necessária para as suas ambições de crescimento sustentado de longo prazo". A Renováveis salienta que a "dívida líquida diminuiu significativamente para 513 milhões de euros, reflectindo a capitalização de suprimentos no valor de 1,3 mil milhões, e o encaixe do IPO no valor de 1.567 milhões.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

anonimo111

manuelbelinha

Bom dia

Com estes resultados nem em 2020.

Então a CGD queria comprar o BPN para esconder o coelho?

Também foi roubar os accionistas até fartar, coitado do Figo...e outros.

Cumprimentos

Manuel Belinha

manuelbelinha

Caixa Geral de Depósitos quis comprar BPN e Miguel Cadilhe recusou
Um dia antes de Miguel Cadilhe apresentar ao ministro das Finanças o seu plano estrutural para a recapitalização do Banco Português de Negócios (BPN) recebeu uma proposta da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pela instituição. O Negócios sabe que o banco público enviou a 23 de Outubro uma carta à administração do BPN, onde se propunha adquirir aquela instituição bancária pelo justo valor.

E agora quer também fazer a fusão da ZON com a SONAECOM?

Estes da CGD anda de cabeça perdida..e não só.

O cozinhado sai já de seguida.

Cumprimentos

Manuel Belinha

artista

Citação de: artista em Outubro 08, 2008, 20:54
Citação de: aleixon em Outubro 07, 2008, 20:45
A fase que estamos a passar permite que em muito curto prazo se verifiquem variações bastante elevadas e esta forma de actuação pode-se tirar partido dessas oscilações. Por mais análise que faças não os consegues prever nos gráficos. Tem sido tudo demasiado aleatório.

Nem quero prever, a clara tendência de baixa e a volatilidade chegam-me perfeitamente para ficar fora!

Citação de: aleixon em Outubro 07, 2008, 20:45
Para terminar, até posso concordar que em termos técnicos a entrada na Soni já não seja 4. Agora só falta os ATs dizerem qual é esse valor! ;) Será 5?

Como te disse, neste momento não sei mas duvido que seja a 5, a evolução das cotações determinará a que valores será... mas mesmo que seja a 5 é bem melhor entrar a esses valores com mais segurança do que ter capital com perdas grandes numa situação como a actual em que não sabemos qual será o seu desfecho... Em contrapartido o teu sistema corre muitos riscos e limita muito os ganhos, como tu próprio assumiste! Obviamente que em Bull Market tudo é diferente, é por isso que quem usa a AT espera por eles, pacientemente  ;)

Citação de: aleixon em Outubro 07, 2008, 20:45é que de facto nunca imaginei que os problemas das financeiras alastrassem desta maneira para a restante economia do modo como está a acontecer. Não tenho nenhuma estratégia montada num cenário de crise extrema. Normalmente esses cenários são de falências e isso sim será bastante preocupante (é um tiro no escuro). Por enquanto vou manter o que tinha previsto dado que as entradas e os montantes afectos são relativamente pequenos o que me dá ainda alguma liquidez

Ora aqui está um grande factor a favor da AT, dito por ti próprio!  ;)

Na realidade quem usa a AT não precisa de adivinhar o tamanho das crises, ele mantêm-se fora enquanto os mercados estiverem com tendência de queda e mesmo que se enganar usa stops que lhe permitem ter perdas insignificantes...

Eu não uso a AF para investir mas não tenho nada contra, acho que quem a usa bem consegue tirar dos mercados bons lucros, apenas não me sinto seguro a usá-la, ou sinto-me
muito mais seguro com a AT... o que me leva a "chatear-te" é o facto de muitas vezes tentares referir fragilidades da AT que na realidade não existem! Mas não é só a ti que faz muita confusão a idéia de que é preferível comprar 20 ou 50% acima dos mínimos para se entrar com segurança, o problema é que ninguém ainda me identificou um método para conseguir entrar mais perto dos fundos, pelo contrário mostram-me sistemas que claramente aumentam os riscos e são menos precisos e rentáveis que o bom uso da AT!

Mas também aprecio o teu contributo, até porque tens uma estratégia, coisa que a maioria dos que aqui andam não têm... e eu acho não se pode melhorar ou aperfeiçoar aquilo que não existe!

Estive a ver o gráfico da EDPr, uma quebra dos 4.85 seria um primeiro sinal de inversão importante... se isso acontecer penso que se justifica uma entrada com stop na zona dos 4.70!

De qualquer forma há ainda um dado técnico importante que se manterá negativo, a tendência do índice é de queda, nestes casos ás vezes entro outra não, se fosse totalmente fiel à minha estratégia não entraria, mas ás vezes preciso de um pouco de adrenalina  ;D

Por outro lado, os 4.85 são uma zona de resistência importante e a tendência do título, tal como a do índice, é de queda. Assim, faz todo o sentido uma entrada curta...

Aqui está mais um exemplo de que no mesmo podem haver duas estratégias perfeitamente justificadas e opostas!

abraços

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

AnaLucescu

SMA50=5.188
SMA20=4.235

Fica registado um minimo de 3.43 a que se segue uma grande recuperção até ao 4.93 o que se traduz numa valorização de 43,73% desde o minimo. Bastante impressionante...

O máximo relativo de 4,93 poderá ser quebrado nas próximas sessões, mas penso que o valor de 5.18 não será quebrado tão cedo.
Segue-se depois a LT descendente, que poderá ser o objectivo deste movimento de recuperação...

Take Care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

manuelbelinha

Bom dia

O segredo é uma coisa que toda a gente sabe mas ninguém quer dizer.

Será que o PSI ainda vai outra vez aos 5000 pontos?

Ainda falta saber muita coisa sobre EDPr, BNP, BCP.

O gráfico está bom..parece-me lateral,

enquanto não sair melhores notícias.

Cumprimentos

Manuel Belinha

aleixon

Grande falha Manuel... pôr no mesmo saco edpr com empresas do sector bancário?!?! por favor... não faça confusão. Já agora, o que pretende saber da edpr? é um negócio estável e claro como a água! Realmente não entendo! Se necessitar de alguma ajuda, exponha que dentro das minhas possibilidades tentarei esclarece-lo.
1A
NA

carlosdeteruel

Muito bem Aleixon.
A EDPR é uma empresa de futuro e que irá benificiar do aumento de produção eólica em Portugal e nos Estados Unidos e,também,dos beneficios fiscais  para o sector,prometidos pelo novo presidente dos Estados Unidos.
Não desprezando as At e AF terá sempre o travão da actual conjuntura económica para crescer,não obstante ,o meu feeling vai para uma recuperação substancial do valor da EDPR.
OBSERVEM O COMPORTAMENTO DESTA EMPRESA HOJE  apesar da pressão das bolsas internacionais.
Muito obrigado e cumprimentos

tiagodandre

(Actualização Gráfica)

Nota: A EDPr fechou junto à EMA50 (5,0145€).

bp1511

Estejam atentos à paridade, 1 EDPR 2 EDP.
Para quem acredita. Preparem-se para saltar da EDPR para a EDP.

Quem não acredita, deixe andar...

Fiquem bem.

aleixon

caro bp1511,
alguém até poderia acreditar nessa teoria se o bp1511 fosse capaz de explicar o que raio é que isso significa... alguma razão lógica... o porquê.
1A
NA

tiagodandre

Sem dúvida uma "força da natureza"...foi a 4ª sessão com mais volume, desde que foi colocada em bolsa...com um fecho bem animado (deu para subir uns cents.).

Uma vela feia...acabando por fechar novamente mesmo abaixo da EMA50. Grande volatilidade ao longo da sessão...

Cump.

manuelbelinha

Boa tarde

Depois de já ter estado a mais de 5 € tornou a descer...acho estranho.

Os resultado não foram bons?

Cumprimentos

Manuel Belinha