Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

EDP Renováveis - (EDPR.LS)

Iniciado por xubi2, Maio 03, 2008, 03:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

aleixon

Antes de apresentar uma actualização sobre o valor da EDPR gostaria de dizer que o que foi dito sobre a paridade entre EDP e EDPR é um perfeito disparate, porque:
- as vendas da edp são 22x as da edpr;
- activo da edp é 4x o da edpr;
- enquanto que a edpr tem garantido o escoamento da sua produção, a edp está condicionada à procura do mercado.

Análise edpr:
O negócio das eólicas é estável mas não é nenhuma mina de ouro (TIR +- 10%). Com a subida das taxas de juro apróxima-se uma remuneração alternativa ao investimento nesta empresa o que fez baixar a atractividade pela empresa (redução cerca de 33% face ao valor da OPS).

A este preço (+-5,4) representa-se a edpr com as seguintes características:
- custo/MW instalado de 1,2 Meuro o que significa que o valor de aquisição da edpr andará muito próximo do valor da promoção directa dos parques;
- ao contrário dos outros sectores de actividade, na edpr as vendas e os lucros vão continuar a crescer a um ritmo elevado por isso os rácios per, roe, etc..., num curto prazo apresentar-se-ão dentro de valores bastante mais atractivos.
- actualmente apresenta uma autonomia financeira bastante elevada;
- os capitais próprios estão 30% acima da capitalização bolsista (se os accionistas venderem a empresa receberão um valor 30% acima ao que a empresa actualmente vale);
- o efeito do aumenrto dos juros tem pouco impacto nos resultados porque será compensada na tarifa pelo ajuste do IPC (em principio taxa de juros e IPC seguirão a mesma tendência)

Ou seja, com a crise do sector financeiro diria que a compra de edpr é mais seguro e mais rentável (10% sabendo que neste momento a cotação equivale ao valor da construção dos parques) quando comparado com as aplicações em depósitos nos bancos (apenas uma provocação para os banqueiros e bancários). Claro que a este valor teremos de introduzir a especulação de mercado que no curto prazo infuência muito a evolução da cotação mas que no longo prazo estou mais que seguro da rentabilidade proporcionada.

Para concluir, a minha perspectiva é que, neste momento a cotação da edpr é atractiva e será de investir.

Espero ter contribuído a esclarecer na análise desta cotada
1A
NA

bp1511

Só te falta uma coisa, a EDP tem 75% da EDPR.

aleixon

como já lá dizia um antigo PM nosso, é só fazer as contas...
mas eu faço para que não restem dúvidas:
- segundo a lógica apresentado por bp1511 e pelo facto de incorporação de 75%, isto significa que quando edpr varia 1% a edp varia 0,19% dado que a edpr apenas representa 25% do activo total da edp (isto pela apróximação dos valores dos activos: 25%x75%). logo aqui o efeito de paridade deixa de ser válido;
- mas o que eu digo é que não é legitimo que se faça uma correlação entre as duas actividades do modo como foi apresentado uma vez que as actividades tem específicações próprias e que podem divergir.
Se existir mais alguma questão que possa esclarecer estou ao dispor
NA

cyborg

boas  a todos

só para acrescentar que não nos devemos esquecer da exposição cambial em relação ao dólar visto a EDPR ser dona da horizon nos states.

um abraço
www.dreamtech.pt

bons negócios

manuelbelinha

Boa tarde

Esta EDPr vai de mal a pior..agora só falta vir abaixo dos 5 €.

O PSI 20 está a lavar as acções a 90º..será que vem aos 5000 pontos?

E a CMVM a dormir na forma.

Cumprimentos

Manuel Belinha

Buysantander

Buysantander abandonou a EDPR quando quebrou os 5.20
Mais uma batalha perdida...

Acho que deu para notar que o Buysantander vendeu foram só 280000 acções mas os prejuizo foi pequeno...

Buysantander já está a recuperar na Companhia Vale do rio Doce

psimoes

Citação de: Buysantander em Outubro 07, 2008, 00:09
Buysantander abandonou a EDPR quando quebrou os 5.20
Mais uma batalha perdida...

Acho que deu para notar que o Buysantander vendeu foram só 280000 acções mas os prejuizo foi pequeno...

Buysantander já está a recuperar na Companhia Vale do rio Doce

Desejo-te sorte!

Sais do PSI para ir para para BOVESPA! Os ganhos são bem maiores... ou digamos mais altos!...... Mas quanto mais alto... maior é a queda!

Hoje ainda não recuperaste muito...
Bons negócios!

artista

Citação de: aleixon em Outubro 03, 2008, 15:29

Para concluir, a minha perspectiva é que, neste momento a cotação da edpr é atractiva e será de investir.

Não leves a mal mas para quem anda constatemente a provocar os "AT's, sobre os quais tem uma opinião tão má, devias continuar a acompanhar os tópicos sobre os quais tens opiniões de entrada a determinado preço... sobretudo para se perceber se achas normal as quedas e manténs como correcto o valor de entrada que referiste!

Até me estou a referir mais à Sind em cujo o tópico já não te vejo há algum tempo... lembras-te de sugerir uma entrada a 3.30/40 e de me dizer que esperar por um sinal técnico de entrada significava entrar à volta dos 4?! pois, hoje fechou abaixo dos 2 e terei um sinal técnico de entrada muito abaixo do valor de entrada que indicaste... e obviamente não estou a correr os riscos que está a correr quem entrou!  ;)

É apenas uma provocação à tua AF!  ;)

um abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

aleixon

edpr: esta cotada destingue-se das restantes dada a estabilidade do negócio (escoamento da produção totalmente garantido e oseu preço de venda não está nada relacionado com o preço do petróleo como muita gente por aí continua a pensar). A estratégia que assumo é de acumular e não vou seguir a compra e venda com as variações de 15% conforme tenho seguido nas restantes cotadas (dada a estabilidade e prevesibilidade do negócio). A previsão que faço, tendo em conta os investimentos em curso, é uma contação de 7,5 para meados do próximo ano e de 9 para 2010, ou seja um crescimento de 90% para os próximos 2 anos, por isso uma redução na posição só ocorre se a cotação se aproximar destes valores que considero não especulativos e conservativos.
Atenção às contas do 3º trimestre que poderão ser enganadoras uma vez que tipicamente é o pior por efeito da sazonalidade dos ventos (cerca de 1/3 da produção entre Dez a Fev.).
Realço novamente que não digo que a cotação não desça mais, mas no longo prazo a minha espectativa é a que apresentei. Se se proporcionar, será o principal titulo da minha carteira (até 30%).
Quanto à exposição ao dolar, também foi uma questão que me retraiu, contudo hoje em dia, qualquer financeiro sabe proteger-se do cambio através de operações de hedging.

Quanto à questão colocada pelo artista relativamente à soni, seguindo a estratégia que tinha apresentado na altura faz com que neste momento tenha afecto 3/4 do que previa (5 compras e 2 vendas) que faz com que a posição liquida na sonae seja de 2,5 euros. A cotação actual está muito próxima de outra compra o que esgota o valor que tinha afecto para a soni e que faz com que assuma um valor de 2,34 euros no caso de vir a acontecer. No caso de a cotação descer mais, logo verei o que fazer. terei de analizar a reafectação dos recursos (o que acontecerá se a cotação chegar aos 1,57 euros).

Caro artista, permita-me mais uma pequena observação, é que de facto nunca imaginei que os problemas das financeiras alastrassem desta maneira para a restante economia do modo como está a acontecer. Não tenho nenhuma estratégia montada num cenário de crise extrema. Normalmente esses cenários são de falências e isso sim será bastante preocupante (é um tiro no escuro). Por enquanto vou manter o que tinha previsto dado que as entradas e os montantes afectos são relativamente pequenos o que me dá ainda alguma liquidez. Mas espero que perceba a grande diferença entre edpr e soni. Na Soni a incerteza da actividade é bastante superior à da edpr.

Para concluir:
- edpr: acumular;
- soni AT Vs AF: assumindo que apenas entrará a 4 euros, nessa altura já terei um rendimento com base em 2,34. Dada a incerteza dos mercados, se ficou de fora também considero que é uma boa opção.

BN
NA

artista

Citação de: aleixon em Outubro 07, 2008, 03:17
- soni AT Vs AF: assumindo que apenas entrará a 4 euros, nessa altura já terei um rendimento com base em 2,34. Dada a incerteza dos mercados, se ficou de fora também considero que é uma boa opção.

Neste momento julgo que não será preciso a Soni ir aos 4 euros para ter um sinal técnico de entrada com base na AT, embora isso ainda seja desconhecido!

Acho difícil teres atingido um preço médio de 2,34 na soni começando a comprar a 3.30/40.. além do mais estás a esquecer-te de uma coisa muito importante. Ao efectuares vendas limitaste em muito o potencial do negócio, não sei a que valores o fizeste mas se as cotações continuassem a subir acabavas por anular o trade todo?! Ou seja, gostava que colocasses aqui os valores a que compraste e a que vendeste!? e já agora os valores a que vendes ou compras conforme a evolução futura da cotação? Já agora, se a estratégia inicial era de comprar 25% do capital a cada queda de 15% nas cotações o capital previsto para o trade não foi já esgota?! um compra a 3.35, outra a 2.90, outra a 2.45 e outra a 2.10... ou seja, se as cotações continuarem a cair não há mais compras, não é?! e vendas?!

Estes meus comentários em resposta ás tuas insistentes referências às "fragilidades" da AT em contraposição com as virtudes multiplas da AF! Eu estou apenas a tentar explicar-te porque penso exactamente ao contrário!  ;)

abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

manuelbelinha

Boa tarde

Alguém está  a ganhar muito com o short-selling..são os ursos dos bancos.

Esta já perdeu 55% do valor..e o sr Mexia não está nada preocupado.

Foram os pequenos acionistas que foram enganados.

Cumprimentos

Manuel Belinha

aleixon

Caro Artista,

Como é óbvio, não tenho de provar nada a ninguém dada tanta incredulidade, para além de não achar muito correcto a apresentação das trades de cada um como já tem sido apresentado por aqui. A mim não interessa que digam que tiveram muitos lucros (parabéns para quem o teve), interessa sobretudo perceber a forma como é alcançado.

Mas dada a consideração que tenho por si e pelo contributo que tem dado ao fórum posso esclarecer o "algoritmo" (se é que assim se pode chamar) que tenho aplicado, apesar de que quando o apresentei não me pareceu existirem muitos interessados e dai não ter continuado a postar.

Apresentação do algoritmo:
- a definição de 25% do capital afecto a um titulo equivale a um número de acções que é fixado para as trades seguintes, por isso o valor do lote de transacção varia;
- a definição da variação da cotação para nova trade também tem algumas variações: a) para compra multiplico por 0,85; b) para venda multipilico por 1,15; c) chegando ao valor de compra/venda acabo por "esticar" os valores para aproveitar o balanço do sentimento semanal/diário, aplicando, por exemplo, tralling stop;
- algumas vezes também acontece falhar trades por não ter oportunidade para acompanhamento diário o que às vezes ajuda e por outras nem por isso.

Agora para tentar adivinhar os valores que resultaram em 2,34 basta iniciar em 3,3 em Junho.

Quanto à questão de anular a posição no caso de subida, é verdade o que dizes quanto à limitação dos ganhos, mas, face ao momento de grande volatilidade que estamos a passar, acho que é de aproveitar a obtenção de + valias mal surjam as oportunidades. Por isso acho que este esquema acaba por funcionar muito bem como auxiliar a gerir as posições da carteira. A fase que estamos a passar permite que em muito curto prazo se verifiquem variações bastante elevadas e esta forma de actuação pode-se tirar partido dessas oscilações. Por mais análise que faças não os consegues prever nos gráficos. Tem sido tudo demasiado aleatório.

Entre 2003 a 2007 não foi esta a estratégia utilizada. Nessa altura foi de assumir uma posição inicial, abrindo com valor bastante mais elevado e mantendo as posições durante muito mais tempo (trades para variações de 30/40% até dois anos).

Também saliento que na edpr, para já, estou comprador e não vendedor.

Para concluir, para perceberem a base matemática do algoritmo, e uma vez que afinal existe alguém interessado nesta forma de gestão de carteira, convido a fazerem um exercicío, em excel por exemplo, para verem que quantidade de capital necessitam em caso de descida e as +valias realizadas no caso de subida. Vão ficar admirados com os resultados (para ajudar podem usar o caso da soni a iniciar em 3,3 em Junho).

Para terminar, até posso concordar que em termos técnicos a entrada na Soni já não seja 4. Agora só falta os ATs dizerem qual é esse valor! ;) Será 5?

BN
NA

artista

Citação de: aleixon em Outubro 07, 2008, 20:45
A fase que estamos a passar permite que em muito curto prazo se verifiquem variações bastante elevadas e esta forma de actuação pode-se tirar partido dessas oscilações. Por mais análise que faças não os consegues prever nos gráficos. Tem sido tudo demasiado aleatório.

Nem quero prever, a clara tendência de baixa e a volatilidade chegam-me perfeitamente para ficar fora!

Citação de: aleixon em Outubro 07, 2008, 20:45
Para terminar, até posso concordar que em termos técnicos a entrada na Soni já não seja 4. Agora só falta os ATs dizerem qual é esse valor! ;) Será 5?

Como te disse, neste momento não sei mas duvido que seja a 5, a evolução das cotações determinará a que valores será... mas mesmo que seja a 5 é bem melhor entrar a esses valores com mais segurança do que ter capital com perdas grandes numa situação como a actual em que não sabemos qual será o seu desfecho... Em contrapartido o teu sistema corre muitos riscos e limita muito os ganhos, como tu próprio assumiste! Obviamente que em Bull Market tudo é diferente, é por isso que quem usa a AT espera por eles, pacientemente  ;)

Citação de: aleixon em Outubro 07, 2008, 20:45é que de facto nunca imaginei que os problemas das financeiras alastrassem desta maneira para a restante economia do modo como está a acontecer. Não tenho nenhuma estratégia montada num cenário de crise extrema. Normalmente esses cenários são de falências e isso sim será bastante preocupante (é um tiro no escuro). Por enquanto vou manter o que tinha previsto dado que as entradas e os montantes afectos são relativamente pequenos o que me dá ainda alguma liquidez

Ora aqui está um grande factor a favor da AT, dito por ti próprio!  ;)

Na realidade quem usa a AT não precisa de adivinhar o tamanho das crises, ele mantêm-se fora enquanto os mercados estiverem com tendência de queda e mesmo que se enganar usa stops que lhe permitem ter perdas insignificantes...

Eu não uso a AF para investir mas não tenho nada contra, acho que quem a usa bem consegue tirar dos mercados bons lucros, apenas não me sinto seguro a usá-la, ou sinto-me
muito mais seguro com a AT... o que me leva a "chatear-te" é o facto de muitas vezes tentares referir fragilidades da AT que na realidade não existem! Mas não é só a ti que faz muita confusão a idéia de que é preferível comprar 20 ou 50% acima dos mínimos para se entrar com segurança, o problema é que ninguém ainda me identificou um método para conseguir entrar mais perto dos fundos, pelo contrário mostram-me sistemas que claramente aumentam os riscos e são menos precisos e rentáveis que o bom uso da AT!

Mas também aprecio o teu contributo, até porque tens uma estratégia, coisa que a maioria dos que aqui andam não têm... e eu acho não se pode melhorar ou aperfeiçoar aquilo que não existe!

Um abraço

artista

manuelbelinha

Boa tarde

Será que esta também não vai dar dividendos..por agora já está a dar menos-valias pois foi privatizada a 2.75 creio e hoje ficou a 2.35.

Cumprimentos

Manuel Belinha

bp1511

Boas artista,

Gostei muito da tua análise.

Tenho que te dár razão quanto à análise técnica.

Fiquei fã da análise técnica.

Como é que defines as entradas?

Média movel 50 dias, acima da média movel de 200 dias?