Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

EDP Renováveis - (EDPR.LS)

Iniciado por xubi2, Maio 03, 2008, 03:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

PSIFD001

O que é mais engraçado é que o preço era muito barato e tinha desconto
e bla bla bla...

No entanto a empresa ainda não fechou nenhum dia acima do preço de venda.
Mesmo com o sentimento existente no mercado actualmente se fosse vendido com desconto então não estaria ao actual preço.

O negócio da China para a EDP. :-X

Antunes

Citação de: tiagodandre em Junho 06, 2008, 18:41
poixx....por isso é que eu disse que era uma opinião...e não a minha minha!

Aliás, na minha análise à sessão de estreia, tentei desmascarar alguns números que foram avançados... ;)

A alusão ao WB é mal empregue....

Cump.

Pois é por ser mal empregue a alusão ao Warren Buffett - com 2 f's e 2 t's e que o autor nem soube escrever correctamente - que eu comentei essa opinião publicada no JN.  ;)

Mas há mais. Quando o autor diz que:

"Ainda assim, a operação foi um sucesso. A procura superou a oferta e as ordens de aquisição entraram num volume tal que, para um máximo de 30 mil títulos, os investidores individuais apenas conseguiram aceder a pouco mais de 300. O facto revelou-se tanto mais surpreendente quando se sabe que a oferta pública de subscrição foi concretizada numa conjuntura de mercado adversa e a sua dimensão, colocando-a no topo das ofertas públicas iniciais realizadas este ano na Europa, gerava legítimas interrogações sobre o desfecho."

Não explica o porquê desse "sucesso". No entanto é fácil de se perceber. Essa procura é artificial visto que as entidades financeiras dizem aos particulares e se calhar até aos institucionais "para pedirem 10000 se querem ter 100"...

De qualquer forma, o autor está certo quando chama atenção para um PER de 70...
Cumprimentos,

Antunes

mkdevil

boas,
eu comprei 500 acçoes a 8 euros, e fiz um plano a longo prazo, acho que é assim que se chama, nao me importo de vender ate masi de 1 mes ou 2 meses depois.

hoje vi estes preços, acham preocupante, que devo fazer,acham que vai voltar aos 8, queria que me dessem umas dicas.

cumprimentos

artista

Citação de: mkdevil em Junho 13, 2008, 18:28
boas,
eu comprei 500 acçoes a 8 euros, e fiz um plano a longo prazo, acho que é assim que se chama, nao me importo de vender ate masi de 1 mes ou 2 meses depois.

Longo prazo 1 mês ou 2???!!! Longo prazo é o tempo que for necessário e deves saber estudar bem os fundamentais da empresa, comprar barato, etc... Longo prazo podem ser 10 anos! ou 1 ou 2, depende, neste momento dificilmente serão 1 ou 2!

BN

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

tiagodandre

Liffe Nyse Euronext vai lançar futuros sobre as acções da EDP Renováveis

O mercado de derivados de Londres, detido pela Liffe Nyse Euronext, vai lançar, a 23 de Junho próximo, contratos de futuros sobre acções da EDP Renováveis com vencimento em Julho, Agosto, Setembro e Dezembro de 2008.

Diario Económico Online

Em comunicado hoje divulgado, e citado pela Reuters, a Liffe Nyse Euronext informa que os futuros vão ser lançados no mercado de derivados de Lisboa e cada contrato representa 100 acções da EDP Renováveis.

"Os contratos expiram na terceira sexta-feira do mês. Inicialmente serão disponibilizados futuros com vencimentos em: Julho, Agosto, Setembro e Dezembro de 2008", pode ler-se no texto do documento.

A Liffe Nyse Euronext adianta que os contratos de futuros sobre as acções da EDP Renováveis terão as mesmas características dos 12 já existentes em Portugal sobre outras acções.

Recorde-se que no passado dia 2 de Junho último, a EDP Renováveis - quarta eólica mundial em capacidade bruta instalada - fixou o preço da sua Oferta Pública de Venda (OPV) nos 8,0 euros por acção, tendo deslizado desde então 1,87% para os actuais 7,85 euros.

Mercados 2008-06-19 12:11
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

tiagodandre

Elá....mais ninguém?? ::)

Publicado 14 Julho 2008  12:41
Research - Seis análises divulgadas hoje
Bancos de investimento iniciam EDP Renováveis com recomendações de "comprar"

Foram pelo menos seis as casas de investimento a iniciarem hoje a cobertura das acções da EDP Renováveis. A grande maioria recomenda "comprar" e todas emitiram preços-alvo acima da actual cotação. O Santander é o mais optimista.

Entre as seis casas de investimento que hoje emitiram notas de "research" para a EDP Renováveis, apenas a Morgan Stanley tem uma recomendação de "equal-weight" para a empresa participada da EDP.

Todas as outras recomendam "comprar", sendo que o preço-alvo médio é de 8,57 euros. O Santander é o mais optimista, com um preço-alvo de 9,50 euros, enquanto o Société Genéralé é o mais pessimista, avaliando cada acção em 8 euros, o mesmo preço da oferta pública inicial.

Apesar das notas de "research" positivas, as acções da Renováveis caem 0,4% para 6,99 euros. Tendo com conta esta cotação, as acções negoceiam com um potencial de 22,6% face ao preço-alvo médio.

Banco                Preço-alvo            Recomendação
Morgan Stanley     € 8,50                Equal Weight
Lisbon Brokers       € 8,50                   Comprar
Société Générale   € 8,00                   Comprar
Citigroup              € 8,32                   Comprar 
BBVA                   € 8,60                   Comprar
Santander            € 9,50                   Comprar

Média                 € 8,57
Potencial              22,6%

"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

wamaral

hmmm, quando andam as casas todas a aconcelhar...
Achas que será bom?

.angel.

Citação de: mkdevil em Junho 13, 2008, 18:28
boas,

hoje vi estes preços, acham preocupante, que devo fazer,acham que vai voltar aos 8, queria que me dessem umas dicas.

cumprimentos

Vou bater um pouco mais na mesma tecla!
SE... tens um plano, deves saber o que fazer em todas as situações.
Quando deves sair com lucro... quando deves sair/desistir com prejuízo... quando deves reforçar uma posição por abaixamento ou subida de preço.

Reparem que não estou a indicar se os métodos são em AT ou AF (apesar de gostar muito mais de AT) têm é de ter um método em que sabem a qualquer altura quando entram... saem... ou fazem o pino! (esta última parte fui eu que inventei ;D)
Estes conjuntos de regras podem ser chamados de sistema de trading ou até de Money Management (estes dois conceitos interligam-se).

A tua pergunta, dá-me a entender que o teu plano... poderá não estar completo ou que então não tens confiança no que planeaste!

Apesar de não ter dito nenhuma acção em concreto... espero ter contribuído para alguma análise do método.

jccgold

Eu acho piada que desde ha 6 meses que sempre que leio o forum, as recomendacoes das casas de investimentos só falam de potenciais de valorizacao recomendacoes para comprar, e no entanto as accoes la vao descendo e descendo. Mas as casas de investimentos alguma vez fizeram recomendacao para vender sobre alguma empresa?  ???

aquilinovale

Citação de: wamaral em Julho 14, 2008, 15:30
hmmm, quando andam as casas todas a aconselhar...
Achas que será bom?

O Santander, diz que a EDP Renováveis  vale 9,50€ (?)... :o
Porque será que não compra para o seu Fundo Acções Portugal ???, alguém "atinado" que me EXPILIQUE como se eu fosse muito loura 8).

CumPrim/
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

Buysantander

Citação de: Buysantander em Maio 28, 2008, 20:16
Nuno Alves, CFO da EDP, diz que "o investimento nas Renováveis é um excelente investimento para um particular. É seguro e de médio prazo. É do melhor que há. É tipo REN, mas melhor".

A EDP Renováveis vai ter mais investidores institucionais estrangeiros ou nacionais?

A minha expectativa é que mais de 50% seja estrangeiro.

Há mais procura de norte-americanos ou europeus?

Ainda é cedo para dizer, porque os americanos não podem receber "researchs", têm de ser eles a fazer as contas e isso atrasa o processo. Mas os números já começaram a chegar e são bastante interessantes. Talvez um bocadinho mais do que Londres.

O típico investidor na EDP será o investidor nas Renováveis? Como é que vê um e outro?

O investimento nas Renováveis é um excelente investimento para um particular. É seguro e de médio prazo. É do melhor que há. É tipo REN, mas melhor. Já que não é uma empresa regulada e tem presença em seis ou sete países. O mercado está em baixa. É a melhor altura para investir, até porque há um risco de queda baixíssimo. Isto é sempre assim, sobretudo em coisas novas, como as Renováveis, que estão avalizadas pelo mercado.

Os investidores sabem que vão colocar o dinheiro numa empresa com "cash-flow" certinho, onde vão poder alavancar mais do que seria normal, onde não há o problema de "funding", porque o financiamento é por via da EDP. É o chamado melhor dos dois mundos para um accionista.

Mas há sempre o reverso da medalha. Quais são as fragilidades da empresa?

Deixar de haver vento (gargalhada).

Comentário do Buysantander:
- Isto é uma palhaçada, e que tal dizerem que as acções podem cair 50% no prazo de um ano ou dois...
- Como explicam que não conseguem atrair investidores institucionais da mesma forma que a GALP atraiú?
-Será que a fragilidade é deixar de haver vento ou o preço do petroleo baixar e isso afectar todo o sector das energias renováveis que transaciona com multiplos demasiado elevados.

A treta das renováveis não é nova aconteceu igual na década de 70 aquando do choque petrolifero. O preço do petróleo baixou e só passado 30 anos as renováveis voltaram á ribalta?
Porque será? Não é do Guaraná, nem o Jardel aparece no bombardeio publicitário.

Este CFO, é apenas mais um "croupier", vulgarmente conhecido como boneco, ou marioneta...

O Buysantander foi buscar este comentário que fez antes da saída da EDPR para a bolsa só para chamar a atenção aqueles que o acusaram de faltar ao respeito aos analistas, CEO`s, CFO´s.

Agora digam-me já que estão a perder dinheiro não vos apetece surrar esses enganadores todos? Têm mais classe três palhaços de rua que dez presidentes da EDP juntos...

Podem continuar a tirar pontos ao Buysantander, e o mercado vai continuar a tirar dinheiro a todos os que acreditam em patranhas de charlatões...

No entanto Buysantander deseja enviar a todos os investidores da EDPR uma palavra de esperança e renova a esperança de que em 2012 poderão todos ver o vosso dinheiro de volta.
Por essa altura já os palhaços venderam os moinhos de vento e compraram centrais nucleares, e a coisa já não transaciona com o Ticker EDPR mas sim EDPN...

aleixon

A EDPR está a chegar ao valor justo em termos dos fundamentais, conforme está indicado na pag. 1 ou 2 do tópico.
Quem estiver para entrar neste ponto pode contar com a criação de valor da empresa (TIR~=10%) que se poderá considerar identico ao rendimento do titulo no longo prazo.
Terão ainda de ter em conta os aumentos de capital inevitaveis (talvez para o final do próximo ano - isto é uma previsão minha, nunca li isto em lado nenhum mas acho que será o que de facto irá ocorrer) dado o grande volume de investimento em curso, o que poderá requerer capital disponível para acompanhar.
Dada a tendência (alguém sabe de alguma justificação ou de noticia para esta queda sistemática? é que é uma IPO que vai ficar na história...) e a instabilidade dos mercados talvez não seja má ideia aproveitar para uma entrada com maior folga. Se este fosse o valor da IPO já teria entrado, agora assim....
... vamos ficando à espreita.

wamaral

Citação de: jccgold em Julho 16, 2008, 21:29

Eu acho piada que desde ha 6 meses que sempre que leio o forum, as recomendacoes das casas de investimentos só falam de potenciais de valorizacao recomendacoes para comprar, e no entanto as accoes la vao descendo e descendo. Mas as casas de investimentos alguma vez fizeram recomendacao para vender sobre alguma empresa?  ???
Estarei à espera de uma em relação a esta , deverá ser bom sinal   ::)

tiagodandre

Publicado 23 Julho 2008  10:31
No primeiro semestre
ESR estima lucros de 44 milhões de euros para a EDP Renováveis

A EDP Renováveis já anunciou na segunda-feira os dados operacionais previsionais dos primeiros seis meses do ano, a informação que a Espírito Santo Research (ESR) considera a mais relevante. Contudo, na próxima semana a empresa apresenta os seus resultados, com o banco de investimento a prever que o resultado líquido alcance os 44 milhões de euros.

A divisão de energias renováveis da EDP que, no mês de Junho se estreou no mercado de capitais, apresenta as suas contas do primeiro semestre deste ano no próximo dia 29 de Julho, depois do fecho do mercado. O analista da ESR, Pedro Morais, espera que a companhia divulgue resultados líquidos de 44 milhões de euros, o que representa uma subida face aos 29 milhões de euros, obtidos no primeiro trimestre, a reflectir a melhoria da actividade.

No início da semana, a EDP Renováveis anunciou que atingiu uma produção energética de 3.961 GWh no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a um crescimento de 99% face ao mesmo período de 2007. A companhia liderada por Ana Maria Fernandes divulgou os dados operacionais previsionais, que o analista da ESR considera os "mais relevantes dados operacionais" do primeiro semestre.

Com base nestes dados, a ESR estima que o EBITDA alcance os 219 milhões de euros, nos primeiros seis meses do ano, sobretudo devido à nova capacidade instalada (206 novos megawatts no primeiro semestre comparado com o ano de 2007). Nos três primeiros meses, o EBITDA alcançou os 126 milhões de euros.

Os "load factors" (factores de utilização), no período em análise, foram particularmente bons nos EUA (38%) e Portugal (29%). O banco frisa que as operações dos EUA apenas foram consolidadas desde Julho de 2007, pelo que a comparação com o primeiro semestre de 2007 não é muito significativa.

O banco de investimento prevê receitas de 292 milhões de euros, o que compara com os 141 milhões de euros obtidos no primeiro trimestre do ano.

"Pensamos que os resultados do primeiro semestre de 2008 vão confirmar o perfil de crescimento da empresa de energias renováveis, mas provavelmente a informação mais importante do primeiro semestre de 2008 foi já divulgada na passada segunda-feira, quando a companhia anunciou a capacidade instalada e "load factors" do período", afirma o analista.

As acções da empresa subiam 0,15% para os 6,76 euros.

Publicado 25 Julho 2008  18:37
Acções caem 3% para novo mínimo
CaixaBI prevê lucros de 35 milhões para a EDP Renováveis

A EDP Renováveis prepara-se para apresentar as primeiras contas, neste caso semestrais, como uma empresa cotada. Os números vão ser revelados a 29 de Julho, depois do fecho do mercado, com o CaixaBI a prever que a empresa divulgue lucros de mais de 35 milhões de euros. Na sessão de hoje, as acções atingiram um novo mínimo.

O EBITDA da empresa liderada por Ana Maria Fernandes deverá ascender a 220 milhões de euros, com Espanha a ser o principal contribuinte para este número, quase metade. As actividades da companhia de energias "verdes" em Portugal são responsáveis por 40,5 milhões.

Os resultados líquidos deverão situar-se nos 35,2 milhões de euros, no final dos seis meses, sendo que para o total de 2008, o CaixaBI tem uma estimativa de resultados líquidos de 76,7 milhões, com receitas anuais de 606,6 milhões de euros e um EBITDA de 442,8 milhões.

"Aguardamos os números para confirmar que a EDP Renováveis está no caminho certo para atingir as nossas estimativas de crescimento", afirma a analista Helena Barbosa, que iniciou, recentemente, a cobertura dos títulos da empresa com uma recomendação de "comprar" e um "target" de 9,10 euros.

Esta avaliação confere aos títulos um potencial de subida de 43%, face à cotação actual. As acções encerraram a negociação de hoje em queda de 3,93%, a cotar nos 6,36 euros, o valor mais baixo de sempre. No acumulado desta semana, a EDP Renováveis perdeu mais de 9% em bolsa. Desde a estreia já cedeu mais de 20%, face aos 8,00 euros.

tiagodandre

Bem...foram rápidos a corrigir...enviei ontem um e-mail após ter detectado um erro no gráfico da EDPR no ProRealTime (logo na 2ª vela -> 5 de Junho)...

Duas notas:

AF: Apresenta resultados dia 29...

AT: Entrou em Oversold no daily,...

Fica o boneco...

PS: Bom fim-de-semana... ;)