Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

As próximas semanas

Iniciado por fisher, Abril 26, 2009, 21:17

Tópico anterior - Tópico seguinte

J.Bond

Fisher,

O PSI abriu em gap up, o que segundo a análise técnica é um sinal de pânico de compra, um sinal de boas subidas.
Só uma inversão em Wall Street fará mudar o rumo dos acontecimentos.
Quanto ao BCP eu penso que alguém o está a puxar para tornar atractivo ir ao aumento de capital, é uma estratégia que pode dar frutos, não podemos esquecer que a Sonangol tem um grande poder económico e está interessada numa boa participação no Banco, por algum motivo deve ser.
Dizem também que há um banco Chinês interessado em tomar uma participação.
Outra coisa que não consigo entender é quando diz que o Dow Jones pode ir aos 13500 pontos, mas se fizer os 13500 pontos partiu resistências o que quer dizer que fica livre para subidas, não consigo entender.
Não estará a dar demasiada importância aos fundamentais?
Se calhar tem que rever a estratégia, ou continua com a mesma opinião?

Tubos,

Pretende ir ao aumento de capital do BCP ou trata-se de uma compra especulativa para despachar com lucros se possível.
Porque acha "demasiado óbvia" a história dos 4 centimos?
A que valor comprou? investiu muito ou uma pequena quantidade só para experimentar, se não é indiscrição claro?

Cumps

fisher

J.bond
Desculpe mas não sei comentar esse gap de que fala.
Não gosto de falar do Psi20 no curto prazo. Mantenho a minha opinião para o médio longo prazo de que o Psi20 vai aos 4.000 pontos no fim do ano. No entretanto pode fazer movimentos oscilatórios do tipo random difíceis de prever com rigor e serão movimentos de pouco interesse para o investimento.
Psi20 pode ainda subir mais um pouco  e é difícil adivinhar com rigor até onde pode subir. 
Penso que logo que os mercados financeiros comecem a cair como baralhos de cartas num futuro muito próximo  talvez até ao fim do mês o Psi vai parecer um baralho de cartas a cair.

BCP. Quanto ao Bcp sei muito pouco . Soube agora que vai fazer um aumento de capital de 14 a 28 de Setembro e que na próxima segunda feira será o ultimo dia para os interessados comprarem acções com direito a comprar no aumento de capital a 0,04.

Foi portanto por esta razão que as acções subiram ontem e hoje e na próxima segunda feira certamente. Depois do final do aumento de capital , depois do dia 28 verá que o bcp vai cair para os 0,5 que defendo.
Quanto à sonagol se estiver interessada , ou alguém interessado na compra do banco é porque tem informação priveligiada , inside trading. É porque possivelmente tem a garantia que o Estado vai fazer a mesma coisa que fez ao BPN vai colocar lá biliões que vai retirar do bolso do povo para colocar lá . Bom mas vamos a ver se a Sonagol não se estampa . Porque para o BPN o Estado pôs lá 6 biliões e depois vendeu-os por 400 milhões apenas com um prejuízo criminoso que nos leva a esta austeridade criminosa. Aqui no bcp terá de pôr muito mais que 6 biliões para salvar o banco , e vamos a ver se a Troika entrega o dinheiro para o BCP , vamos a ver . O bcp é muito maior que o bpn. O buraco deve ser muito maior. É tudo muito arriscado e pode ser que tudo venha a falhar nesta triste conjuntura .

Quanto ao Dow mantenho a mesma opinião . A contagem decrescente já começou. É só uma questão de tempo.  Os 13.500 que venho defendendo há meses atrás estão junto a uma resistência  e quebra um pouco mas eu não dou importância a isso que não passa de um aspecto meramente académico. Depois veja passa a resistência mas por muito pouco, é como se não quebrasse a ressistencia .  Para mim é como se não quebrasse porque não procuro valores absolutos nos quais não acredito. Desde que os valores sejam aproximados para mim é o bastante.  Procurar valores absolutos é procurar adivinhar.
Sou contra os fundamentais .  Não acredito em fundamentais pelo que não lhes dou qualquer importância a não ser por brincadeira e para compor as prosas.
J. Bond , pode crer a contagem decrescente já começou. Não esqueça estas subidas são enganadoras e vão surpreender muito boa gente com as calças na mão.

Nota: a próxima semana ainda não deve ser a semana da viragem . Os Bulls ainda se devem aguentar na luta na próxima semana.  Ainda não deverá ser a semana para entrega das armas aos Bears.

Cumprimentos e bons negócios e bom fim de semana
Fisher

Tubos

J. bond

O problema são os shorts estarem alavancados e muito. Qualquer movimento sem razão aparente pode levar ao fecho das contas margem. Veja o BPI.

No BCP acontece o mesmo mas em número + elevado. Com essa dos Chineses...
vamos ver segunda. Pode subir 50% em pouco tempo tem um gap nos 0,135. Neste momento tudo pode acontecer.

Pode vir a ser o pesadelo dos shorts

BES tem o gap por fechar(+30%) e fez hoje um gráfico explosivo parecido com o psi.

Acho que iremos aos 5700 em 3 dias é o que acho neste momento

No mercado americano não vão acontecer quedas até a apple apresentar o novo produto 12 setembro acho eu.

Abraço e bons negocios

J.Bond

Fisher,

Ok, está firme nas suas convicções, nada a apontar, todos podemos errar.
Os Índices Americanos DJIA e Nasdaq Comp estiveram indecisos, mas o SPX deu sinal de tendência de subida.

Tubos,

Será que a estes preços há shorts no BCP, uma autentica loucura, um possível suicidio financeiro pois tudo pode acontecer como diz, mas normalmente as cotações sobem após os aumentos de capital, não antes, mas tudo pode acontecer pois há muitas noticias que podendo ser falsas podem gerar um forte rebound no BCP.

Cumps

Obs. O consumo levou mais uma machadada com a decisão do governo em cortar um salário a todos os trabalhadores por conta de outrém, vamos ver como reage o mercado a estas medidas, especialmente nas empresas directamente afectadas, nomeadamente a Sonae.

fisher

BCP.
O Bcp hoje voltou a ser estrela como se esperava. Hoje é o ultimo dia para comprar bcp com direito a comprar a 0,04 no aumento de capital que se segue até ao fim do mês .
Portanto meus amigos só no inicio de Outubro é que vamos ver se esta subida foi ou não uma subida sustentada. Em Outubro vamos a ver se o bcp continua a subir ou vai descer.
Amanhã já não me parece que haja entusiasmo na compra do bcp e já deve começar a escorregar . Mas vamos a ver o que nos reserva o futuro para o bcp. Quanto a mim já sabem o que penso , 0,05 no fim do ano.

Aproveitem esta subida para realizarem mais valias porque podem não ter outra oportunidade este ano..

Não esquecer que isto é uma penny stock e as oscilações quando acontecem são fortes.

Já agora por curiosidade peço duas coisas:
Aguem que faça as contas e diga qual vai ser a nova cotação depois do aumento de capital.

Alguém que faça uma análise fundamental e diga qual o valor do bcp, será 0,01 mais ou menos ?

Cumprimentos e bons negócios
fisher

J.Bond

Então é assim:

O valor teórico dos direitos à data de ex-direitos fica assim:

D = ( C - 0.04 ) / 1.577

D - valor teórico do direito
C - cotação das acções do BCP no fecho da sessão anterior.

A cotação das acções do BCP deveria ficar no valor C-D.
É claro que poderá subir ou descer, estes são os valores teóricos.

Em relação ao resto não sei, nem me atrevo a opinar.

Cumps

fisher

Caros amigos

J.Bond
só depois de escrever este artigo reparei no seu comentário . O meu obrigado.

Como ninguém se atreve a fazer uma análise fundamental ao Bcp, por curiosidade , foi dar uma olhadela às contas do bcp do ano passado e pude reparar que tem um passivo (divida) de 88 biliões e um activo de 93 biliões.

E verifiquei que fechou o ano com um prejuizo de cerca de 1 bilião.

Para somar a tudo isto fizeram o ano passado um aumento de capital com acções sem valor nominal o que é muito estranho. Como é que alguém pode comprar uma acção sem valor nominal , sem saber quanto vale ? . isto visto nas entrelinhas é sinal que está tudo muito mal.

Bom com uma dívida de 88 biliões  a uma taxa média de 5% custa ao banco 4,4 biliões, por isso  não vejo qualquer futuro .

Para que este banco tivesse futuro teria que ter um lucro anual acima de 5 biliões , ou seja um lucro liquido depois de pagas todas as despesas de 416 milhões de lucro por mês, e 14 milhões de lucro liquido por dia.

Não me parece que o Millennium ganhe todos os dias, domingos , sabados, e feriados 14 milhões liquidos, depois de pagas todas as despesas.

Bom, neste contexto só é de esperar que as cotações desçam até ? , digam vocês.

Bom, reconheço que fiz as contas por alto, por isso admito que façam outras contas mais correctas , ou não.

E se o bcp teve prejuizo de 1 bilião no ano passado , ou o estado tirara-nos o dinheiro do bolso para pôr no bcp, ou o Bcp arrisca-se a ter um prejuizo de 1,5 biliões este ano.

O que vos parece ?.

Nota:
Tive curiosidade e verifiquei que já este ano , nos primeiros 6 meses o bcp apresentou um prejuizo de 544 milhões , portanto no fim do ano deverá encerrar com mais 1,088 biliões de pejuizo , ou seja é um prejuizo diário de 2,9 milhões , todos os dias , sábados Domingos e feriados, impossivel não ir ao chão sem que o Estado nos baixe os ordenados por pôr lá o nosso dinheirinho dos ordenados. O que seria criminoso e injusto

fisher

J.Bond

Dado que o fecho foi a 0,091 temos os valores teóricos seguintes com 4 casas decimais:

direito - 0,0324
cotação BCP amanhã na abertura - 0,0586

com 3 casas decimais:

direito - 0,032
cotação BCP amanhã na abertura - 0,059

No entanto tudo pode acontecer, é claro.
A sessão de hoje aparentemente foi calma.

Fisher,

É possível explicar melhor como chegou a estes números:

"Para que este banco tivesse futuro teria que ter um lucro anual acima de 5 biliões , ou seja um lucro liquido depois de pagas todas as despesas de 416 milhões de lucro por mês, e 14 milhões de lucro liquido por dia."

Será que pagam uma percentagem de 5% pelo juro da dívida? não será demais?

Cumps

serpim

Citação de: J.Bond em Setembro 10, 2012, 18:55

Será que pagam uma percentagem de 5% pelo juro da dívida? não será demais?

Cumps

Eu sei a quem eles pagaram 7% ao mês para lhes emprestar 5 M € aquando dos testes de stress   ;)

fisher

J.bond

Se reparar está explicado acima o meu raciocínio, que é simples:

Se o Banco tem uma divida de 88 biliões, retirei do relatório das contas do ano passado,  e se pagar 5% de juro desta divida terá de pagar 4,4 biliões de juros anualmente.

Portanto, para se aguentar ,tem de ter um lucro liquido superior ao juro que paga ,nomeadamente 5 biliões . Depois é só fazer as contas ao mês e verá que 5 biliões a dividir por 12 meses  dá cerca de 416 milhões por mês.

Serpim .

Eu arbitrei 5% de juro , claro que não sei se paga mais ou menos , mas não deverá ser muito diferente disto. Isto é uma estimativa minha .

Os amigos podem arranjar outros números sem problema mas vai tudo dar ao mesmo : são responsabilidades muito grandes, de biliões, que o bcp não tem e por isso anda a fazer prejuízos de biliões , impossíveis de aguentar por muito mais tempo.

Nota: reparem que a divida de 88 biliões é uma coisa monstra é mais de metade do PIB Português.  Isto vai ser um descalabro total para uma empresa particular , e é criminoso se o Estado nacionaliza uma divida deste tamanho que nos iria empobrecer muito mais para salvar o banco.
O Estado não deve intervir . Deve deixar o banco resolver os problemas que arranjou . O Estado não pode subir mais os impostos e baixar ordenados e fazer desemprgo para salvar estamprasa particular, seria no minimo criminoso. Se não se aguentar paciencia fecha a porta como as outras centenas que todos os meses fecham as portas e o Estado não vai lá salva-las.

Já temos o mau exemplo do BPN.

Se o banco fechar a porta fica mais barato ao Estado ao País agarrar em 2 biliões e distribui-los gratuitamente , digamos 100.000 euros pelos pequenos aforradores apenas .

Assim o Estado só perde 2 biliões e no caso do BPN perdeu a loucura criminosa de 6 biliões como sabemos que andamos nós agora a pagar com aumento de impostos e redução de ordenados e cortes nos feriados , tudo uma parvoice.

fisher

J.Bond

Bem, se estes valores de dívida forem reais então de facto o BCP está na ruína financeira.
Só não sei porque o gestor Alípio Dias deixou o Totta e foi para o BCP, não compreendo o que poderá ali fazer.
Assim como não compreendo porque a Sonangol quer uma participação grande nele.

Cumps

vip480

boa noite

meus senhores, vocês que são sábios, aconselho-vos a olharem para o grafico
do citigroup , em jan2009 estava cotado em 10usd ,passados 3 anos esta 30usd, mas esteve cotada nos 500usd se nao estou em erro.
o bcp acho que e uma boa acção para um investimento que so dará retorno daqui a 1 decada.

uma mera opinião de um mexilhão

um abraço
vip480

fisher

Caros amigos

Ainda sobre o bcp mais umas palavras porque estou a achar graça á discussão.
De facto, como previa, acabou o encantamento artificial do bcp.

Antes de mais tenho pena do bcp. Tenho pena que tenham desgraçado o bcp.

Já é altura de se começar a apanhar os irresponsáveis imcompetentes que levam o País e as empresas à falência.

Deveria haver uma auditoria ao bcp para se descobrir quem fez os erros de má gestão que o atiraram para as boxes.

Bom como previa o encantamento do aumento de capital acabou e a cotação já hoje atingiu a ridicularia ,  o mínimo de 0,059. Está pois muito perto dos 0,05 que tenho defendido para o fim do ano.

E O aumento de capital serve para alguma coisa?

É claro que o aumento da capital não serve para nada. É e um fait-diver para prolongar a agonia do BCP por mais uns meses. Senão vejamos:

O Bcp já entrou na rota dos prejuízos anuais de 1 bilião de prejuízo ano . Este ano vai ser um pouco superior . Só nos primeiros  6 meses já perdeu 540 milhões , e até ao fim do ano será se 1,080 biliões certamente.

Ora bem , chegados a este ponto o encaixe de 540milhões do aumento de capital só dá para cobrir 540 milhões de prejuízo , metade do prejuízo anual de 1 bilião .

Não serve pois para pagar o prejuízo anual . Não serve portanto para nada. O bcp teria que fazer todos os 6 meses um aumento de capital de 540 milhões para cobrir o prejuízo anual.

Acham que isto é possível ?. Acham que esta situação é sustentável ? claro que não.
Qual o futuro do bcp se o Estado não o comprar , infelizmente com o abaixamento dos nossos ordenados ?.

E se o Estado não o comprar , quem é o particular que o compra nestas condições ? Quem é que compra um banco com um prejuízo anual de 1 bilião , seria você?. Claro que não .

Não me parece que haja alguém interessado ?

Se houvesse justiça, como na America, os responsáveis já tinham sido investigados e julgados certamente.

Vamos a ver como vai ser o fim do bcp.

O  que acham que vai ser o fim do bcp ?

Quanto tempo mais vai durar?

Caro Vip 480
Nada sei sobre o citigroup de que fala mas se recuperou foi certamente porque não tinha prejuizos de biliões , não estava moribundo certamente. Isto faz toda a diferença. Mas se caiu de 500 para 30 também não estará bem, mas 30 é muito diferente de 0,06. Não tem nada a ver , não é comparável. É como comparar a noite com o dia . Não há comparação possivel.

fisher

sergio2089

nao entendo muito bem este mercado, como e que o BCP esta a 0,07 centimos se uma pessoa pode comprar as novas accoes a 0.04? nao valeria mais esperar e comprar as novas a 0.04?? ou a cotacao ira corrigir depois para esse valor?, isto de aumentos de capital sinceramente me deixam confuso. se uma pessoa nao tem BCP sera de comprar agora as accoes ou os direitos? alguem sabe responder, ou ate se deve e de estar de fora para ver... gosto de matematica mas por vezes em bolsa 2 e 2 nao sao 4!!!! se alguem souber gostaria de saber.

J.Bond

Sergio, é simples compras a 0.04 mas tens que adicionar o valor dos direitos necessários para a compra de uma acção nova, o que dá um valor maior que 0.04.
A 0.04 (sem os direitos) unicamente só compra o Estado, caso o BCP não consiga colocar o aumento de capital, pois todos os outros investidores terão que ter direitos para ter acesso ao preço de 0.04.
Em relação ao saber se vale a pena ou não, isso só o futuro to dirá, terás tu de puxar pela cabeça e tomar as tuas decisões, acaba por ser uma lotaria, do meu ponto de vista.

Fisher,

Hoje o ajuste do BCP tendo em conta os valores teóricos acabou por subir, vamos ver como cotizarão os direitos, pois aí é que se vai ver se realmente subiu ou desceu, digo eu, não sei se estou a ver mal a coisa, que acha?

Cumps