Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

S&P-500 - Acompanhamento Técnico

Iniciado por Pedro Miranda, Agosto 17, 2007, 05:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro Miranda

Boa Noite,

Nas últimas semanas o Mercado sofreu uma violenta queda como já há muito que se registava, quase todos os índices estão em zonas criticas, podia-me focar agora no NDX ou no DAX mas vou-me focar no S&P-500 dado que é o Índice que melhor representa o mercado Americano como um todo (e as posições que costumo negociar).
Há poucas semanas atrás estava Bullish, na semana passada passei a Neutro... e agora ainda não sei concretamente, por isso, nada melhor do que dissecar o SPX...

Começando pelo gráfico que descreve o movimento Bull desde 2003:

Olhando para este gráfico, e mesmo depois do recente massacre, o padrão Bullish continua intacto. Mesmo com os mínimos de ontem, não se negociou abaixo dos mínimos de Março passado, mantendo-se um regime de máximos e mínimos consecutivamente superiores que caracterizam um Bull Market.
Note-se que o espaço temporal que separa um máximo relativo de um mínimo relativo é sempre inferior (salvo poucas excepções) ao tempo que se demora de um mínimo a um máximo relativo, esta situação faz com que os movimentos de correcção sejam quase sempre muito rápidos e por essa razão são também alturas em que o medo invade rapidamente a mente dos traders.

De referir que durante a sessão de ontem, se testou o suporte ascendente de longo prazo, seguindo-se uma poderosa reacção intraday.

Passando ao gráfico de curto prazo:

Depois de negociar algum tempo num upper trading range, o SPX quebrou o seu topo e estabeleceu um novo máximo histórico (alguns ticks acima dos máximos do ano 2000), rapidamente se seguiu um sell-off, trazendo o SPX para baixo do trading range referido e testando um suporte ascendente de médio prazo. A Volatilidade ai disparou para níveis altíssimos, com movimentos erráticos, sessões muito fortes a tentar inverter a situação seguidas de novas tentativas para quebrar o suporte, até que na terça-feira se quebou o suporte seguindo-se uma nova queda livre até meio da sessão de ontem.

O sange só «amainou» depois do contacto com os 1370, um valor de referência não só por estar ligeiramente acima do mínimo de Março, mas por ser onde se situa correntemente o suporte ascendente de longo prazo (usando uma escala normal).
Esta reacção neste valor é um sinal bastante positivo, especialmente se o conjugarmos com o candlestick que foi feito nesta sessão e com o facto de se ter estabelecido o maior volume de sempre nos SPY (o ETF do S&P-500), tudo isto sugere inversão... contudo e se usarmos uma escala semi-log, o suporte de longo prazo poderá estar 40 pontos abaixo do mínimo de ontem.

A volatilidade é altíssima neste momento, por isso é complicado fazer qualquer previsão de curto prazo, no entanto penso que os 1460 podem ser considerados como a principal zona de resistência de curto prazo, dado que conjuga varias referencias técnicas ao mesmo tempo.

Para terminar mais um gráfico, desta vez desde 1988:

Este gráfico não tem nada de especial, mostra parte do maior Bull Market de todos os tempos (1982 a 2000), o Bear Market que se seguiu de 2000 a 2003 e o Bull Market actual... e agora ? Um duplo topo para finalizar a história ? .... Hum.... Não me parece, não acredito num duplo topo num gráfico desta time frame... Acredito que isto foi (é) uma grande correcção, e que possivelmente se não atingimos já o fundo já se passou a pior parte e existe pouco potencial de downside.

Resumo:
- O padrão do Bull Market continua intacto.
- O suporte de Longo Prazo foi testado ontem com muito volume e uma candle bullish.
- Não existe muito potencial de downside.
- Os máximos deste ano não deverão ser ainda os máximos deste Bull Market.

Um abraço ;)
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Sol Dado

Parabéns pela análise. Estou totalmente de acordo.

Ps. Só se poderá aventar a hipótese de "bear market" caso seja estabelecido um "lower high"... e o mercado depois faça uma sucessão de máximos e mínimos cada vez inferiores.

NIVADIL

Boas,

Estou totalmente de acordo com tudo o que o Pedo explicou.
Mais uma excelente análise, bastante elucidativa sobre o momento actual do SPX. Continuamos até ver em bull market.

NIVADIL

rjc

Bom dia, Pedro

Então, vou meter o dedo na ferida (desculpe), é sério,eu estou sem meus óculos aqui no escritório,e não sei se vi direito ,mas, parece-me que no primeiro gráfico há quase  um cruzamento das médias móveis para baixo , ou não ? Não seria um padrão bearista de médio prazo?

Abraço e bons negócios a todos,

rjc

Pedro Miranda

Citação de: Sol Dado em Agosto 17, 2007, 08:46
Parabéns pela análise. Estou totalmente de acordo.

Ps. Só se poderá aventar a hipótese de "bear market" caso seja estabelecido um "lower high"... e o mercado depois faça uma sucessão de máximos e mínimos cada vez inferiores.

Viva Sol Dado,

Obrigado, em relação ao «lower high», concordo, embora seja sempre complicado designar um lower high antes de vermos o «lower low» que é implicado a seguir ;) (um lower high pode ser sempre batido por um higher high mais tarde ...) hehehe

Citação de: NIVADIL em Agosto 17, 2007, 11:08
Boas,

Estou totalmente de acordo com tudo o que o Pedo explicou.
Mais uma excelente análise, bastante elucidativa sobre o momento actual do SPX. Continuamos até ver em bull market.

NIVADIL

Até ver... sim ;)
Esta análise foi feita mais em jeito de brainstorming do que outra coisa... o momento actual dos mercados é complicado, e como referi a volatilidade tende a desfocar a «big picture» ;)

Citação de: rjc em Agosto 17, 2007, 13:32
Bom dia, Pedro

Então, vou meter o dedo na ferida (desculpe), é sério,eu estou sem meus óculos aqui no escritório,e não sei se vi direito ,mas, parece-me que no primeiro gráfico há quase  um cruzamento das médias móveis para baixo , ou não ? Não seria um padrão bearista de médio prazo?

Abraço e bons negócios a todos,

rjc

Boas rjc,

Em relação às médias móveis, a ema50 continua acima da ema200.

Embora para alguns puristas isto seja a definição de um Bull Market e o seu contrário um Bear Market, pessoalmente não dou uma importância tão extrema a esse indicador, há demasiados exemplos que mostram que este tipo de cruzamento de mm's funcionam de forma muito «lagging», especialmente em mercados laterais (o cruzamento pode-se dar no momento em que o mercado já está em fase de rebound, para depois se dar novo cruzamento quando se inicia nova correcção).

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

ajrsoares

Gostava só de chamar a atenção para um pormenor, quando dizes que em escala semi-log, o suporte de longo prazo está 40 pontos abaixo, convém referir que nesse caso a LT ascendente não começa em 2003 mas sim em meados de 2004, porque em escala semi-log, a LT que começa em 2003 já era, aquela que ainda é válida começa em Agosto de 2004 e está por volta dos 1325.

Abraço

Pedro Miranda

Viva ajrsoares,

Long time no see ;)

A LT que me refiro na escala semi-log, começa em Agosto/Setembro de 2003, e é a que estou a usar nesta escala por varias razões, a principal é que filtra a maior parte do ano 2003 que foi irregular e descreve por isso melhor a anatomia deste bull market, por outro lado é a que tem mais contactos (e quase contactos).

Junto um gráfico com essa LT em amarelo, e uma serie de hipoteses falhadas de LTs em azul. A última, penso que não deixou se ser hipótese se considerares que a quebra foi um spike... Mas de qualquer forma, e para termos desta análise optei mesmo pela escala normal.

Este tipo de LT's valem o que valem, dado que os movimentos não são regulares, o essencial é ter uma linha mestra, e fazendo updates sempre que necessário.

um abraço !
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Boy Plunger

Muito interessante, é curioso que usando uma metodologia ligeiramente diferente cheguei a conclusões muito parecidas, inclusive os 1460 que são um atraction pivot.

Sem duvida que o mercado está complicado de prever no curto prazo.
Boy Plunger

Antunes

Pedro,

Muitos parabéns por mais esta excelente análise!

Vai muito de encontro aquilo que penso (/forumbolsa/index.php?topic=7050.90) desde alguns dias para cá.

PS: maybe this time it is different, who knows...?  :D ;D 

Antunes, kicking the subprime toxic bears more than they can stand...  8)
Cumprimentos,

Antunes

joao bernardo

Seria possível que alguém postasse o gráfico actualizado do SPX ?

Um muito obrigado pelo desempenho espontâneo.

Pedro Miranda

Vou fazer um update do SPX mais tarde (daqui a umas horas)

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Citação de: Antunes em Agosto 20, 2007, 13:04
Pedro,

Muitos parabéns por mais esta excelente análise!

Obrigado Antunes, vamos ver como se comporta agora nesta zona ;)

Update:

Não houve grandes desenvolvimentos desde a data em que publiquei esta AT, o candlestick mencionado gerou uma forte reacção positiva na sessão seguinte, levando o SPX para muito perto da zona de resistência em apenas 1 sessão.

Conforme foi referido, a zona dos 1460 (e suas proximidades), representam agora a principal barreira técnica de upside, sendo que o SPX abrandou depois de ter tido contacto com a ema-200 (+/- 10 ticks abaixo da resistência)
Continuo à espera de muita volatilidade, e embora seja possível não espero que os 1460 sejam facilmente ultrapassáveis no curto prazo... mas com esta volatilidade tudo pode acontecer ;)

Em anexo, fica o gráfico de Curto Prazo actualizado.

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

joao bernardo

Elkramer

Amigos estou de volta, antes de mais um abraço para o Pedro Miranda, com quem aprendi muito (remember 2000?) hoje tenho aqui um fib time cluster que pode funcionar como topo, vamos lá ver, saí de todos as minhas posições longs, claro que a nível astral tb hoje temos coisas interessantes a acontecer mas isso é pra os freaks tipo Pesavento :)

Elkramer desde 1995 - ontem louco, hoje membro respeitado do Brand Institute.

Elkramer

Pedro desculpa lá, mas eu aparecer aqui como caloiro, é uma ofensa :)