Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

S&P-500 - Acompanhamento Técnico

Iniciado por Pedro Miranda, Agosto 17, 2007, 05:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro Miranda

Update:

Fiz alguns ajustamentos no gráfico em linhas de referência de curto prazo, pequenas alterações com vista a melhor adaptação ao curto prazo.
Sem me alongar muito, penso que a principal referência de upside neste preciso momento são os 1490, logo seguidos pelos 1503 que servirão de confirmação a qualquer avanço para norte. Com os novos ajustamentos feitos no gráfico, a hipótese de H&S Invertido fica novamente em aberto com uma redefinição da linha de neckline. Nota-se cada vez mais um efeito magnético nas EMA-200 e EMA-50, já que o SPX sempre que se afasta um pouco para o exterior, tende a ser rapidamente atraído para o range intermédio entre uma e outra média móvel. Não há muito mais a acrescentar, os 1440 ficam agora também no mapa de downside, embora os 1432 continuem a ser o suporte próximo mais válido para curto prazo.
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Antunes

Citação de: Odin em Setembro 11, 2007, 18:04
oi ppl,

Acerca dos dados de emprego...
A última revisão dos dados, referente aos meses de Junho e Julho foi para baixo!

Boas Odin,

É natural que os de Agosto sejam revistos no mesmo sentido...

De qualquer forma, para mim, os dados do emprego não servem para nada porque, para além de serem estimativas, é um indicador atrasado sobre o estado da economia...

Cumprimentos,

Antunes

Pedro Miranda

Comentário Técnico:

Finalmente uma sessão que altera realmente alguma coisa no padrão técnico do SPX ;)

Tentando ser breve, no seguimento dos updates técnicos que tenho publicado a este índice, referi várias vezes a necessidade de confirmação com ruptura em alta dos 1503, esta confirmação foi dada hoje com um fantástico «Marubozu» e um fecho nos 1519. A sessão de hoje consolidou também o primeiro fecho acima da resistência a 1490 desde há muitas semanas atrás e igualmente a ruptura da resistência descendente de curto prazo.
- Foram ao todo três referências rompidas em alta numa só sessão.

Com esta reviravolta técnica, ficamos novamente muito próximos dos máximos do ano, que obviamente serão a confirmação máxima desta teoria que venho defendendo de que este movimento foi uma correcção e não uma inversão.

Para já ficamos agora com novos valores de referência de downside:
- 1503 (referencia técnica)
- 1490 (ex-resistência, agora suporte)
- 1475 (EMA-50 e valor de breakout)
- 1457 (EMA-200)
- ... restantes valores já mencionados em updates anteriores
Para cima, existe uma única resistência que é o máximo histórico a 1555.

O que vai acontecer a seguir?
- Eu diria, que a sessão de hoje abre mote para continuidade de alta, contudo com o tipo de volatilidade instalada será provável um throwback no curto prazo, onde as referências são as primeiras três mencionadas acima.

Deixo 2 gráficos actualizados.

Atententamente,

Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Update:

O SPX tem estado bastante «parado» nas últimas sessões, confesso que esperava um rápido throwback de consolidação, possivelmente até ao anterior máximo relativo a 1503 ou até mesmo aos 1490 que são também uma referência importante de curto prazo... No entanto, depois do recente rally, o índice tem se aguentado relativamente bem a estes níveis.

Deixo apenas um gráfico actualizado, dado que o meu update anterior se mantém válido.

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Nenhuma alteração para já... A pressão compradora continua a dominar, hoje foi a primeira tentativa de corrigir o último movimento de subida, mas a sessão terminou sob domínio bullish.

Deixo um gráfico actualizado:
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

aprendizdefeiticeiro

Pedro. Qual a tua opinião sobre a possibilidade de o SP500 fazer um duplo topo nos 1550? Qual pensas ser a reacção do mercado a esse fenómeno? Não deixa de assustar quando comparado com o que aconteceu em 2000. Além disso há sinais contraditórios, na minha opinião, no comportamento dos mercados. A percentagem de mínimos do dia no SP500 continua elevada, o que revela desconfiança, por outro o SP 500 aproxima-se de máximos. Também o mercado português contraria de forma muito acentuada o comportamento das restantes praças o que não é habitual. Na minha opinião continua tudo muito confuso.

Pedro Miranda

Viva Aprendiz, respondendo ao teu post:

Citação de: aprendizdefeiticeiro em Setembro 27, 2007, 00:02
Pedro. Qual a tua opinião sobre a possibilidade de o SP500 fazer um duplo topo nos 1550?

Não tenho opinião… a minha estratégia não é tentar adivinhar possíveis padrões que se possam vir a «equacionar»… para mim os 1550 são apenas uma resistência… só depois de uma reacção negativa nesse valor é que se poderá equacionar uma «hipótese» de duplo topo… e depois disso só depois de uma quebra dos 1370 é que se tem esse mesmo padrão activado. Não faz sentido para mim trabalhar esse cenário, caso contrário teria também de equacionar muitos outros cenários, tornando o trabalho de Análise caótico, quando o meu objectivo é tentar simplifica-lo ao máximo para me concentrar em padrões reais e concretos que se estão a efectuar (KIS – Keep It Simple).

Qual pensas ser a reacção do mercado a esse fenómeno?

A única reacção é que para além de uma resistência de curto prazo, os 1550 são também o máximo do ano 2000, acho que quase de certeza será uma zona com pressão vendedora… no entanto, o padrão que estou a negociar no SPX é um padrão de longo prazo, em que ano após ano, as resistências tem vindo a ser superadas com ou sem reacções intermédias, os máximos e mínimos relativos continuam consecutivamente superiores e a linha de tendência primária está intacta.

Não deixa de assustar quando comparado com o que aconteceu em 2000. Além disso há sinais contraditórios, na minha opinião, no comportamento dos mercados. A percentagem de mínimos do dia no SP500 continua elevada, o que revela desconfiança, por outro o SP 500 aproxima-se de máximos.

O contexto actual dos mercados nada tem a ver com 2000… nada mesmo ;)
Haverá sempre sinais contraditórios em qualquer momento de uma tendência, os mercados não são perfeitos, e há que saber filtrar os sinais mais importantes.
O facto de se aproximar dos máximos é um excelente sinal de força independentemente do facto de ir corrigir ou consolidar mais uns tempos… essa aproximação mostra que o movimento Julho / Agosto foi apenas uma correcção, dado que se fosse o inicio de um BearMarket pura e simplesmente seria impossível o SPX estar onde está neste momento.

Também o mercado português contraria de forma muito acentuada o comportamento das restantes praças o que não é habitual. Na minha opinião continua tudo muito confuso.

Sobre esse comportamento do mercado nacional elaborei um post no meu tópico do PSI20 onde falo bastante sobre isso… Não é normal apenas porque não tem acontecido com regularidade, mas é perfeitamente aceitável face à dimensão e composição do nosso mercado.

Na minha opinião, os mercados não está nada confusos neste momento… a AT tem funcionado bastante bem… tens referências bem definidas, suportes e resistências a funcionar quase na perfeição do «tick»…  Apenas no mercado nacional é que as coisas não estão 100% coerentes, mas mais uma vez, a tipologia do nosso mercado faz com que este não possa ser analisado da mesma forma, como alguém disse noutro post, o PSI20 é um lagger neste momento… e é muito pequeno com 5 empresas a dominar 70% da sua composição, sendo que dessas 5 quase todas tem uma «story In Play»….

Um abraço e bons negócios ;)

Sobre o SPX nada a acrescentar depois da sessão de ontem, deixo apenas 2 gráficos actualizados:
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Deixo um gráfico de curto prazo actualizado, pouco a acrescentar, o SPX fez ontem o fecho mais alto desde o inicio da recuperação, estando cada vez mais próximo dos máximos. Mantenho a mesma opinião de longo prazo que tinha a 16 de Agosto.

atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Deixo mais um gráfico actualizado para este acompanhamento.

Temos agora o SPX a poucos «ticks» do máximo histórico, não há razões para que não faça o que outros índices já estão a fazer neste momento (DJI e NDX), comprovando que o movimento que comecei a comentar em Agosto não era de facto o inicio de um Bearmarket, mas apenas uma «saudável» correcção técnica.

Será natural um movimento de correcção a este movimento ascendente de curto prazo, possivelmente depois de serem atingidos novos máximos históricos, existem várias referências a apontar, mas para já deixo apenas o gráfico:

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Warren Buffett

Pedro, desculpa a questão:
Não achas que estamos na iminência de um duplo topo que arrastaria os mercados? Parece que tem tudo para isso.. ::)
Como analisas este rebond até máximos tendo em conta o volume? Será que não se trata de um movimento para os longos se libertarem das suas posições?
Obrigado pela atenção e sorte.

Pedro Miranda

Citação de: Warren Buffett em Outubro 04, 2007, 01:31
Pedro, desculpa a questão:
Não achas que estamos na iminência de um duplo topo que arrastaria os mercados? Parece que tem tudo para isso.. ::)
Como analisas este rebond até máximos tendo em conta o volume? Será que não se trata de um movimento para os longos se libertarem das suas posições?
Obrigado pela atenção e sorte.

Viva Warren Buffet,

Desculpa só responder agora.
Em relação à possibilidade de Duplo Top, já comentei várias vezes sobre essa questão, nomeadamente umas mensagens acima em resposta ao aprendizdefeiticeiro:
/forumbolsa/index.php?topic=7411.msg36299#msg36299

Em relação ao volume, não tem sido baixo mas tem é vindo a baixar, opto por não fazer uma grande interpretação à volta disso… embora pense que estará mais relacionado com esta interpretação dada pelo Boy Plunger há uns tempos:
Citação de: Boy Plunger em Agosto 24, 2007, 09:29
- After a selling climax, prices start trending up, but with lower volume

This is a classic way to end a bear market or big correction. The rise is made with lower volumes because the dominant pessimism didn't allow the appearance of a significant number of buyers. But, if despite the pessimism, prices are climbing, it means there are less sellers now. Potential sellers already sold and are holding cash. The pressure is on the demand side now.

Iniciei este acompanhamento ao SPX por coincidência no dia em se atingiu o mínimo em Agosto, e a minha tese desde o inicio deste acompanhamento foi esta, incluindo já ai um comentário às teses de Duplo Topo:
Citação de: Pedro Miranda em Agosto 17, 2007, 05:58
Este gráfico não tem nada de especial, mostra parte do maior Bull Market de todos os tempos (1982 a 2000), o Bear Market que se seguiu de 2000 a 2003 e o Bull Market actual… e agora ? Um duplo topo para finalizar a história ? …. Hum…. Não me parece, não acredito num duplo topo num gráfico desta time frame… Acredito que isto foi (é) uma grande correcção, e que possivelmente se não atingimos já o fundo já se passou a pior parte e existe pouco potencial de downside.

Resumo:
- O padrão do Bull Market continua intacto.
- O suporte de Longo Prazo foi testado ontem com muito volume e uma candle bullish.
- Não existe muito potencial de downside.
- Os máximos deste ano não deverão ser ainda os máximos deste Bull Market.

A sessão de sexta-feira comprovou finalmente e para todos os efeitos, que não estávamos perante o inicio de um Bear Market, caso contrário não poderíamos ter agora batido um máximo histórico.

Passando então ao update propriamente dito:

----------------------------------------

Update:

A sessão de sexta-feira foi importantíssima do ponto de vista técnico, pois consolidou um dos pressupostos obrigatórios num Bull Market, ou seja, o batimento de máximos. A situação até podia estar mais ou menos clara, mas ao bater máximos está-se por outras palavras a tirar uma «prova dos 9» sobre as analises efectuadas nesse sentido.

Obviamente que tal como noutras alturas semelhantes, as hipótese de Duplo Topo e de falsas rupturas serão mencionadas por vários analistas, isso acontece praticamente sempre que se bate um novo máximo num Bull Market ou um novo mínimo num Bear Market. De qualquer forma, não é meu propósito acertar nos topos ou nos fundos dos movimentos, tento apenas avaliar a saúde da tendência predominante e aposto por «default» nela.

O movimento do SPX nas últimas semanas foi bastante saudável, com muita consolidação em vários pontos, antes de fazer esta ruptura para novos máximos. Mesmo assim, são quase 200 pontos em menos de 2 meses, o que implica quase obrigatoriamente uma consolidação de maiores dimensões, ou possivelmente um período correctivo intermédio para tomada de mais-valias e rodagem de players.

Esse período correccional poderá acontecer a qualquer momento, e poderá (sem ferir o padrão) atingir várias referências distintas tais como os 1540, os 1503 ou até mesmo os 1490 (mesmo valores inferiores não põem em causa a tendência primaria), no entanto não foram dados sinais concretos ainda (exceptuando uma pequena divergência negativa no DMI).

Estudando um pouco o upside, há várias abordagens para estudar «território novo», aqui vou optar pela projecção do H&S Invertido referenciado já em alguns updates, neste caso esse padrão projecta um target IN PLAY para o SPX a 1612 pontos, é um valor meramente indicativo para um prazo de 2 meses. Embora pessoalmente acredite que vamos observar uma correcção intermédia antes de atingirmos esse valor.

Deixo dois gráficos actualizados em anexo.

Abraço a todos e bons negócios !
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

hjta

Boa tarde Pedro e restantes membros,

Partilho no geral da opinião que o SP500 pode fazer de facto um movimento de correcção pontual para depois regressar com mais força.
Para ajudar (ou talvez não ;D) deixo aqui 2 gráficos do MACD. Volumes à parte.
O 1º é diário e mostra divergência negativa com a cotação o que poderá sustentar a tal correcção.
O 2º é semanal e acabou de dar sinal de compra........

Podem sempre ver a analise completa no blog: http://bullandbear.blogs.sapo.pt/
Grande abraço

Hélder Alves

Pedro Miranda

Update:

As últimas sessões marcam o primeiro swing correccional do SPX desde que bateu os máximos históricos. Uma situação perfeitamente normal e expectável.

Existem várias possibilidades tal como foi mencionado no último update:
Citação de: Pedro Miranda em Outubro 08, 2007, 06:33
Esse período correccional poderá acontecer a qualquer momento, e poderá (sem ferir o padrão) atingir várias referências distintas tais como os 1540, os 1503 ou até mesmo os 1490 (mesmo valores inferiores não põem em causa a tendência primaria), no entanto não foram dados sinais concretos ainda (exceptuando uma pequena divergência negativa no DMI).

Em termos técnicos não se alterou absolutamente nada nos últimos dias, e numa time frame de médio prazo não se alterará nada com uma extensão deste swing a qualquer uma das referências de downside mencionadas acima, adicionando apenas os 1514 dado que são a localização actual da EMA-50 que costuma ser uma zona reactiva neste layout.
Poderíamos tentar traçar um suporte ascendente de curto prazo, mas dada a inclinação do mesmo e à ausência de pontos de contacto em abundância não seria uma referência muito sólida em termos de análise.

Estamos num Bullmarket, efectuou-se um novo máximo histórico depois de uma forte correcção, é natural que exista pressão vendedora a estes níveis e duvidas em muitos intervenientes do mercado.

Deixo apenas um gráfico actualizado:

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Jonhy Bigodes

Pedro, já ponderas-te a possibilidade de termos feito o topo no SP500 e agora irmos aos 1110? ;)

Gostava de saber a tua resposta
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com/smf/index.php

O Próprio

Ui ui...

Os states estão a deslizar forte!

Depois de um bom início de sessão a coisa descambou.

Dizem que é devido ao Beige Book.
Seja o que for, não estou a gostar.

-----------
O Próprio