Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

S&P-500 - Acompanhamento Técnico

Iniciado por Pedro Miranda, Agosto 17, 2007, 05:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

domingos

Citação de: Jesse em Janeiro 05, 2008, 13:47
Outra possibilidade acho (não gosto muito desta possibilidade), sendo o minimo quebrado (1406), era ir a 1375.
Mas o bluexip tem mais conhecimentos e mais experiência para prever cenários, eu para minha segurança tento dar um passo de cada vez, se não "espalho-me".
Talvez um dia consiga também fazer esses exercicios de cabeça.  ;)

Amigo Jesse isso é um suporte horizontal sendo um suporte horizontal fazendo contas ves que nao tem qualquer rentabilidade para quem lá entrar a nao ser fazer subir um pouco e descarregar mais acima.... Procura suportes com alguma rentabilidade que sao os que dao mais força ao movimento para ele levantar..... se traçares uma linha desde o ano 81 se nao estou em erro vais ver que dá de suporte a este movimento com alguma rentabilidade é lá que deve estar a força caso essa quebre aposto numa Guerra Mundia... talvez a 3ª e ai este jogo deixa de ter grande significado..... e quem ganhar dinheiro com ele porque vai haver... sao os oportunistas... mais tarde vao-se suicidar Amigo..... ou acabam uns tristes na vida.... para mim linhas de suporte tem que dar rentabilidade porque se nao os grandes nao entram o que acaba por o movimento morrer mais acima.... como é que ves isso!? é quando o movimento toca nessa linha e arranca de imediato para a resistencia principal do movimento e é até quebrar porque nao quebrando pode ir novamente lá abaixo.... a nao ser que volte a dar outro suporte valente a meio do movimento que fez e arranca novamente e quebra a resistencia e ai o povo entra para eles venderem... é isso o GENIO.... e foi ele que escreviu os livros... para poder ganhar mais dinheiro.... compra onde o povo tem medo que sao onde existem stops e vendas a perder alguma coisa "ou muita" rentabilidade e depois de estar bem eles proprios deixam de fazer resistencia ao movimento para venderem o que compraram cá em baixo lá em cima.... é optimo para o trader comprar logo a seguir a resistencia principal como mandam os livros porque é sinal que deixaram de a fazer resistencia mas o que esta a comprar nao é nada mais nada menos posiçoes que o Genio comprou lá em baixo..... este é o lado certo..... se nao escrevessem isso nos livros comprar a seguir a resistencia podes ter a certeza que ninguem queria comprar pois tu quando vais a um super mercado fazer compras e o produto esta mais caro que no dia anterior isso nao é sinal de te dar mais vontade a comprar... pois nao!? uma acçao é um produto.... caso nao escrevessem isso este mercado nao fazia movimentos era mais justo pois subia lentamente... e eles nao poderiam fazer jogadas financeiras que é isso que estou a analisar ou é o meu estudo.....
Vou te dar um exemplo temos a JM que fez um maximo e como mandam as regras é bom comprar depois do maximo anterior.... nao sei qual é a empresa nem os projectos mas digo-te amigo depois de olhar para alguns valores penso que aquilo deve estar perto da exaustao.... pode subir mais um pouco mas deve levar um tombo em curto medio e mesmo longo prazo em relaçao a cotaçao que esta que deve ser o fim do mundo..... mas isto sao apenas ideias... e espero que isso nao aconteça para quem esta dentro..... pois se eu tivesse posiçoes para longo desde cá debaixo comprava o maximo do movimento que esta e descarregava o triplo das de ca debaixo e é o que penso que estam a fazer dai mais cedo ou mais tarde vem o tombo....
Um grande Abraço Amigo Jesse.... e BN

areis1

Citação de Bluexip 01:18
Citação de: bluexip em Janeiro 05, 2008, 02:18
na minha modesta opinião, o SPX (e todos os outros indices americanos) irá forçar os minimos de agosto e lateralizar com tendencia negativa nos próximos 3 meses. simplesmente não vejo hipóteses a grandes quedas sem as financeiras que já tiveram quebras bastante avultadas mas estas por outro lado servem de entrave ás subidas (racionalidade do movimento: movimento de queda forte e com volume muito alto => meses seguintes com sinal menos e perda continuada de volume á medida que o mercado digere as más noticias).

Boas tardes
Apesar do Domingos ter muita razão acho mais credivel este cenário. No entanto ainda considero possível, dado o andamento do inraday ontem, que o SP500 volte para a LTA longo prazo e não desça para o mínimo de Agosto. Esse eu reservo-o para janeiro/Fevereiro com os balanços anuais. Não esquecer que o cenário de ontem foi pura especulação para o lado do short. Nada nso fundamentais justifica a perda destes 4 dias, que não fosse esperada. Infelizmente para os longos, as expeculação dos shorts é parte do mercado.

Deixo um gráfico (www.investidorglobal.com) que mostra, na minha leituta alguma falta de momento por agora. Para mim acredito numa subida ligeira de curto prazo. Com nova descida a seguir, mantendo estes picos pelo menos até ao fim do mês. Mas isto é apenas uma muito humilde opinião e não uma análise de entendido.

Bons negócios se conseguire,

Jesse

Domingos  :D

A linha de tendência que termina nos 1375 não é bem horizontal, é um pouco inclinada, até marquei os minimos para se verificar que estes eram sempre superiores, é uma das caracteristicas de um ciclo de subida, ter máximos e minimos sucessivamente superiores e continuaria assim, é uma possibilidade.

A linha de tendência ascendente de longo prazo tem ajustamentos desde o inicio ao fim do bull market, ter mais um, pode acabar por ser normal.
Fica é menos presceptivel  :), mas muitas vezes não temos o que queremos. 

Caso o Bear Market seja uma certeza, existem produtos para se ter rentabilidade com a descida, por vezes essa rentabilidade ocorre de modo mais rápido, dado o pânico que se instala, mas quero estar focado apenas no presente. :)

Apenas como curiosidade, como tens referido em guerras, nas duas Grandes Guerras Mundiais os mercados estiveram em Bull Market, com o Bull de 1914 - 1916 e o Bull de 1942 - 1946.
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

areis1

Curta:
As Guerras são factor de crescimento económico geral normalmente à custa das perdas dos individuais e de alguns governos. Mas que o resultado é positivo não haja dúvidas. O que vem aseguir já não é a mesma coisa. Pagar o remanecesnte da factura.

domingos

Citação de: Jesse em Janeiro 05, 2008, 15:10
Domingos  :D

A linha de tendência que termina nos 1375 não é bem horizontal, é um pouco inclinada, até marquei os minimos para se verificar que estes eram sempre superiores, é uma das caracteristicas de um ciclo de subida, ter máximos e minimos sucessivamente superiores e continuaria assim, é uma possibilidade.

A linha de tendência ascendente de longo prazo tem ajustamentos desde o inicio ao fim do bull market, ter mais um, pode acabar por ser normal.
Fica é menos presceptivel  :), mas muitas vezes não temos o que queremos. 

Caso o Bear Market seja uma certeza, existem produtos para se ter rentabilidade com a descida, por vezes essa rentabilidade ocorre de modo mais rápido, dado o pânico que se instala, mas quero estar focado apenas no presente. :)

Apenas como curiosidade, como tens referido em guerras, nas duas Grandes Guerras Mundiais os mercados estiveram em Bull Market, com o Bull de 1914 - 1916 e o Bull de 1942 - 1946.

Viva Jesse.....

Entao verifica o que aconteceu um pouco antes do crash de 29 e depois.....
....é como a crise do subprime já se deu em Agosto mas se vier o pior daqui para a frente já sabes onde começou.... o tempo é relativo.... agora nós caminhamos para as coisas... o que deveriamos era evitalas.... pelo menos as piores coisas.... é por isso que estou a estudar este mercado amigo Jesse nao é para enriquecer.... tiveste um "amigo" teu que se suicidou com um tiro na cabeça e era dos mais ricos do mundo..... mas teve no final da vida consciencia daquilo que estava a fazer foi por isso que se matou..... nao penses que foi por perder €€€€.... como muita gente pensa...!!... porque quem vai de 8 a 80 varias vezes é porque quer.... e para se divertir... porque quando se comete um erro e se chega ao topo em tao pouco tempo sabesse bem o que se esta a fazer e se volta a cair e volta a levantar melhor sabe o que esta a fazer... só que isto é pura diversao e parece que lhe ficou cara a brincadeira pois deve ter mechido com coisas que nao devia..... lembra-te que as guerras mundias deram-se no tempo dele......

Um grande Abraço Amigo.... se tiveres que entender o que estou a escrever.... tu entendes.....
Bn que é isso que te preocupa.... a ti e a maioria dos amigos que temos cá no CI.... que sao investidores.... e no pouco que eu poder ajudar.... vou ajudar..!!.. porque o mais importante na vida nao é os €€€€ sao as pessoas.....

Jesse

Existem muitos especuladores que tiveram sucesso, não foi só o Livermore, muitas vezes Livermore é colocado à margem de outros nomes, o mais importante nos mercados é manter o capital, não é ganhar e perder...só nos mantemos no mercado se continuarmos com dinheiro, ou então jogamos sem dinheiro. Gostei de ler livros sobre Livermore, aprendi bastantes coisas com o que li, tinha uma inteligência excepcional, era um superdotado mas psicologicamente é um pessimo exemplo. 

Mas a mim interessa-me mais saber que existem especuladores que têm sucesso nos dias de hoje e não no passado mas não quero que isto fique um diálogo entre nós, acho que neste acompanhamento se deve dar mais relevância à AT´s do spx.  ;)

domingos

Citação de: Jesse em Janeiro 05, 2008, 16:08
Existem muitos especuladores que tiveram sucesso, não foi só o Livermore, muitas vezes Livermore é colocado à margem de outros nomes, o mais importante nos mercados é manter o capital, não é ganhar e perder...só nos mantemos no mercado se continuarmos com dinheiro, ou então jogamos sem dinheiro. Gostei de ler livros sobre Livermore, aprendi bastantes coisas com o que li, tinha uma inteligência excepcional, era um superdotado mas psicologicamente é um pessimo exemplo. 

Mas a mim interessa-me mais saber que existem especuladores que têm sucesso nos dias de hoje e não no passado mas não quero que isto fique um diálogo entre nós, acho que neste acompanhamento se deve dar mais relevância à AT´s do spx.  ;)

Claro que sim.... Amigo Jesse...

Só te estou a dizer que as regras sao as mesmas... só que agora feitas por computadores.....
Quanto a esse Sr. Foi o GENIO que ainda hoje se joga com as regras dele..... quando jogas um jogo seja ele qual for e chegas ao fim..... se começas tudo de novo é por diversao.... e podes querer que se passas o jogo mais rapido da segunda vez começa a nao ter piada esse mesmo jogo seja ele qual for.... agora podes ter a certeza que se o jogo é uns contra os outros e se tu consegues fazer isso.... nao há ninguem melhor do que tu a joga-lo..... e as regras sao a tua maneira... e podes escrever livros e tudo...... o que os outros dizem nao interessa.... ele se quisesse "abafava-os a todos só que depois nao tinha com quem jogar foi por isso que perdia de vez em quando"..... e deixava os outros ganhar num longo prazo quando ele se divertia todos os dias... e o mercado era o que ele quisesse..... ;)...

Penso que já chega amigo Jesse....
estuda bem esse Sr. que vais aprender bastante como isto funciona....
pois como te disse nao estou aqui a para ganhar ou perder......

Jesse

Eu não tive tantas experiências interessantes como você pode imaginar. Eu significo, o processo de aprender como especulador, mas a maneira como perdi o dinheiro é a maneira como todos perdem o dinheiro em Wall Street. A especulação é um negocio duro.
--Livermore

Ele era igual aos outros apenas com uma inteligência maior, ninguém controla o mercado, o máximo que alguém pode fazer é tentar estar no lado correcto o maior numero de vezes possiveis mas todos perdem.

Dizem que há dois lados em tudo. Mas há somente um lado no mercado: e não é o lado do bear ou o lado do bull, mas o lado certo.
--Livermore

Livermore errou "n" vezes e arriscava tudo e devido a isso perdeu tudo várias vezes, isso nunca pode ser um exemplo porque nos mercados ninguém sobrevive assim.

Não é o que ele ganhou e perdeu que é importante na obra dele, é importante as dicas que ele deixou.

mariachi

Boas

Como tenho lido por ai, dizem que a acção tem memória. Posto isto, tenho que "acreditar" que na 2ª feira as coisas vao melhorar e vão subir novamente.
Por outro lado, as coisas andam muito volateis e basta uma noticiazinha para tudo descambar novamente...
Vamos ver o que o futuro nos reserva. De momento ainda estou convencido que as coisas poderão melhorar, mas o dia de amanhã ninguem sabe...

Um abraço e bons negocios

bluexip

para não atabalhuar o tópico do Pedro coloquei os gráficos no tópico "EUA Indices" já que aborda vários mercados.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

Filinto

Boas , sou muito noob ainda em termos d mercados financeiros e d analise tecnica e desde ja agradeço imenso a tds os participantes neste forum k m tem ajudado a aprender a cada dia k passa... Ora nm por acaso k vejo uma altura para testar o k ja aprendi  :D , com este movimento de hoje no S&P, penso k iremos testar os minimos de agosto quase garantidamente, e hoje deu-s possivelmente a confirmaçao da kebra do suporte d longo prazo certo? :P
Penso k isso pode significar a confirmaçao do ''urso'', e ainda temos uma temporada k s adivinha dificil na apresentaçao dos balanços anuais no final deste mes de janeiro, inicio de fevereiro... sera o ano de 2008 o ano do short?  :o

P.S-como veem tenho ainda mts poucos posts, e por isso nao estou ainda muito habituado a ''postagem'' aki no CI, por isso desculpem kalker assunto off topic, e s este nao e o topico mais adequado para est meu post... ::)

Pedro Miranda

Update:

A situação técnica do SPX piorou significativamente desde os últimos updates efectuados a este tópico de acompanhamento.

Na sexta-feira passada o índice fechou abaixo do seu suporte de longo prazo, ontem deu-se uma ligeira reacção de alta que não conseguiu ter seguimento na sessão de hoje (com bastante pressão vendedora nas horas finais de trading).

Com o fecho de hoje, temos o SPX já abaixo do último mínimo de curto prazo (1406) e muito próximo dos mínimos de Setembro (1370) e de Março (1363). No contexto do seu padrão de longo prazo temos para já a registar a quebra do seu suporte ascendente, valor que travou os mínimos de Agosto e Novembro, esta quebra deixa o índice bastante frágil do ponto de vista técnico desta time-frame.
A nível de médias móveis temos uma situação bastante perigosa, com a EMA-50 a fechar hoje abaixo da EMA-200, algo que ainda não tinha acontecido desde o início do BullMarket, embora tenha por diversas vezes ter estado perto de acontecer. Este sinal é aceite por muitos Analistas como a definição de um Bearmarket, embora concretamente sejam necessárias mais confirmações, dado que o mesmo sinal pode apenas indicar a passagem de um Bullmarket para um mercado lateral.

Face ao momentum de queda gerado nas últimas sessões, bem como à proximidade das referências de downside parece-me quase impossível que o SPX não vá algures no curto prazo «testar» uma ou ambas as referências (1370 ou 1363). Para mim estes dois valores são agora os mais importantes de se reter.

Existe uma linha muito ténue que separa o que pode ser o início de um BearMarket e do que pode ser uma excepcional oportunidade de compra dentro de um Bullmarket prolongado… Essa linha é exactamente onde estamos agora, ou seja: um momento de extremo pessimismo, um momento de quebra de uma importante referência técnica, um momento de viragem em termos de médias móveis.

Neste caso concreto, a parte do «momento de extremo pessimismo» conta a favor da continuação de um Bullmarket, quanto mais más noticias, mais dinheiro está fora dos mercados, e quanto mais dinheiro está fora dos mercados maiores são as probabilidades para o potencial de subida. Os restantes 2 factores (neste caso técnicos) apontam para a hipótese Bearish… No entanto, nem sempre tem de ser assim… Existem inúmeros exemplos de momentos como este ou parecidos com este, aqui vai um exemplo dado recentemente pelo meu amigo César Borja sobre o SPX em 2004 depois de 8 meses de consolidação, dando-se finalmente uma quebra dos mínimos:

O output foi este nos tempos seguintes:

Na realidade existem mais exemplos de momentos destes a seguirem em favor da tendência anterior do que viragens propriamente ditas. Ao todo, nos últimos 10 anos, o SPX esteve Bull até 2000, Bear de 2000 a finais de 2002 e Bull desde então. Ou seja, só houve 2 momentos de viragem, um em 2000 e outro em finais de 2002, todos os restantes momentos resultaram de uma forma ou de outra em falsos sinais dando vitória à tendência vigente.

Não quero de forma alguma descartar a hipótese de Bearmarket, nem este post é uma abordagem Bullish, é no entanto uma abordagem de brainstorming, saindo por ventura até um pouco do tema de Análise Técnica.

Independentemente do mercado estar em Bull ou em Bear, normalmente este tipo de movimentos, que depois podem degenerar em Bearmarkets ou apenas em correcções de maiores dimensões são normalmente motivados por períodos de recessão económica ou alertas sobre essa possibilidade. Usando novamente dados publicados pelo César Borja num artigo recente, durante as últimas 13 recessões nos EUA, o SPX caiu em média do topo ao mínimo cerca de -13.5%, neste momento e considerando o máximo de 2007 e a cotação actual a queda vai já em -11.8%.

Existe outro factor que gostava de adicionar a este «brainstorming» que é a noção de Bearmarket, para muitos o único Bearmarket a que assistiram foi o Bear de 2000 a 2002, que por sinal só dá para comparar com o Bearmarket dos anos 30, dado que foi em todos os aspectos fora do normal e raro. Ou seja, quando se fala em Bearmarket, não tem de se pensar obrigatoriamente num período idêntico ao que se assistiu entre 2000 e 2002, quando ainda por cima o período actual não se pode comparar de forma alguma com o período que precedeu esse mesmo Bearmarket (a bolha das tecnológicas).

Com isto, deixo apenas uma opinião relativamente apreensiva em relação aos mercados neste momento, mentiria se não estivesse preocupado, mas a minha opinião está longe de catastrófica. Mais uma vez, existe uma linha muito ténue entre o inicio de um Bearmarket e uma excelente oportunidade de compra ;)

Deixo 2 gráficos actualizados em anexo:

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

domingos

Viva Amigo Pedro......

Podes colocar este indice... com uma linha de tendencia desde o ano 81..!?..  escala semi-log.... minimo da altura até perto do minimo que deu hoje ... mais abaixo amanha.... onde dê uma inclinaçao que toque em varios pontos de referencia ao longo destes anos todos.....

obrigado... e se tiveres o indice mais atras expoem o completo... se poderes fazer esse favor..... e já agora o dow jones que vai testar essa linha amanha pelos minimos todos destes anos que passaram....

Um Abraço Mestre Pedro..... ;)

Seykota

Ola

Bom acampanhamento Pedro, bem inspirado.  :)

Citação de: Pedro Miranda em Janeiro 09, 2008, 00:38
Face ao momentum de queda gerado nas últimas sessões, bem como à proximidade das referências de downside parece-me quase impossível que o SPX não vá algures no curto prazo «testar» uma ou ambas as referências (1370 ou 1363). Para mim estes dois valores são agora os mais importantes de se reter.

Não achas que o SPX no curto prazo possa testar apenas os 1375 ? 
Fica perto das referências que disseste mas é um pouco mais optimista.

Pedro Miranda

Citação de: domingos em Janeiro 09, 2008, 00:48
Viva Amigo Pedro......

Podes colocar este indice... com uma linha de tendencia desde o ano 81..!?..  escala semi-log.... minimo da altura até perto do minimo que deu hoje ... mais abaixo amanha.... onde dê uma inclinaçao que toque em varios pontos de referencia ao longo destes anos todos.....

obrigado... e se tiveres o indice mais atras expoem o completo... se poderes fazer esse favor..... e já agora o dow jones que vai testar essa linha amanha pelos minimos todos destes anos que passaram....

Um Abraço Mestre Pedro..... ;)

Viva Domingos,

Do ponto de vista técnico confesso que não vejo relevância nessa linha desde 1981 nem a consigo aplicar no SPX ;)

Citação de: Seykota em Janeiro 09, 2008, 00:59
Ola

Bom acampanhamento Pedro, bem inspirado.  :)

Citação de: Pedro Miranda em Janeiro 09, 2008, 00:38

Não achas que o SPX no curto prazo possa testar apenas os 1375 ? 
Fica perto das referências que disseste mas é um pouco mais optimista.

Viva Seykota,

Sem dúvida essa é uma das hipoteses e obviamente não se incompatibiliza com uma hipotese de lateralização.

um abraço ;)
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com