Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

S&P-500 - Acompanhamento Técnico

Iniciado por Pedro Miranda, Agosto 17, 2007, 05:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

domingos

Citação de: Pedro Miranda em Janeiro 09, 2008, 01:18
Citação de: domingos em Janeiro 09, 2008, 00:48
Viva Amigo Pedro......

Podes colocar este indice... com uma linha de tendencia desde o ano 81..!?..  escala semi-log.... minimo da altura até perto do minimo que deu hoje ... mais abaixo amanha.... onde dê uma inclinaçao que toque em varios pontos de referencia ao longo destes anos todos.....

obrigado... e se tiveres o indice mais atras expoem o completo... se poderes fazer esse favor..... e já agora o dow jones que vai testar essa linha amanha pelos minimos todos destes anos que passaram....

Um Abraço Mestre Pedro..... ;)

Viva Domingos,

Do ponto de vista técnico confesso que não vejo relevância nessa linha desde 1981 nem a consigo aplicar no SPX ;)

Falas serio....!? :o :o :o

egas

eu tambem acho que ele devia ficar por esta zona junto do primeiro SELL-OFF que tivemos o ano passado nos 1370 pontos, entre FEVEREIRO e MARCO mas se partir essa zona entao temos isto muito feio.

Pedro Miranda

Viva Domingos,

Não sei se era isto que querias ?
No entanto conforme disse não penso que esta linha tenha qualquer relevância do ponto de visto técnico ;)

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

domingos

Viva Amigo Pedro.....

Entao aqui vai a minha simples leitura.....

se colocares o grafico anterior a 75 vai ver que vinha de um lateral de 68 pelo que tens aqui no CI.... e começou este rock todo com um minimo que deu em 75....

Iniciou esta escalada em 75.... em 78 confirmou a tendencia... e logo a seguir quebrou essa linha para fazer uma correçao para capitalizar mais abaixo.... em 82 onde fez novo minimo... e começou com uma tendencia mais forte até 87 quebrar brutalmente e ir buscar as posiçoes todas a linha principal que o movimento criou em 75..... em 90 com uma pequena correçao afirmou a tendencia ao dar novo minimo na linha de tendencia principal levantou um pouco o movimento e a tendencia foi a mesma.... depois fez um pequeno lateral em 94 para se preparar para um rock a serio isto em fins de 94 que afirmou o minimo da linha de tendencia principal e levantou voo ate 2000... como era de esperar tinha que corregir depois de um voo destes e foi o que fez... de 2000 a 2002 corregiu... e voltou a quebrar a linha de tendencia principal para ir buscar novamente o minimo que foi em 82 com a mesma tendencia... (esta traças uma linha paralela a linha de tendencia principal e com um toque a 82 e outro a 2003... onde começou tudo de novo levantou quebrou em 2004 capitalizou só que nao levantou o movimento como deveria querer pois a correçao que fez desde 2000 a 2002 foi muito forte o que aconteceu dai o movimento nao ter levantado como devia....
Dai a cotaçao actual esta a um valor intermedio da linha de tendencia principal....o que é que isto quer dizer..!? ela dá suporte resistencia..... dai ou confirma suporte ao levantar para cima dela e tens um periodo bull como o que tiveste de 95 a 2000 ou entao vem buscar o minimo da linha inferior.... que toca em 2003 e em 1982....
Neste momento esta muito incerto os movimentos porque nao sabe se hade dar um bom bull ao subir e confirmar um bom maximo depois da linha de tendencia principal ou se vai ver se o minimo da linha inferior é valido... é por isso que estamos aos altos e baixos.... isto sao consecuencias do bull que fez de 95 a 2000 que foi muito forte em relaçao a tendencia que tinha anteriormente.... e agora estamos numa fase de lateral até tocar na linha dos minimos ou disparar antes de lá tocar.....

Caso lá vá e quebre essa linha de minimos podes querer que tens um periodo de recessao nao é de correçao.... ;)

Um grande Abraço Amigo Pedro.....

domingos

Citação de: Pedro Miranda em Janeiro 09, 2008, 01:45
Viva Domingos,

Não sei se era isto que querias ?
No entanto conforme disse não penso que esta linha tenha qualquer relevância do ponto de visto técnico ;)

um abraço,

Quanto a essa linha caso o movimento nao parta para maximos como já expliquei vais ver ele a dar sinal só quando tocar nela.... ;) ou para cima ou se quebrar tens minimos piores do que os de 2002..... caso confirme a quebra um pouco mais abaixo pois tambem tem a rentabilidade de 75 a ajudar um pouco abaixo.... mas de preferencia essa que nao ceda nem um tic para o bem de todos nós.... Amigo Pedro... ;)

domingos

Disse te isto porque é um movimento matematico perfeitamente normal.... para o jogo ter equilibrio..... estou farto de ver isto todos os dias nos movimentos de daytrade.... só que o que se passa em daytrade... tambem se passa em longo.... é tudo jogadas financeiras... tanto para curto como medio como longo.... o movimento repete se da mesma forma..... dai ser simples de analisar.....

Um grande Abraço.... Um dia falamos sobre isto..... ;)

Pedro Miranda

Domingos, mas desde essa data até hoje já se assitiram a inúmeros periodos de recessão...

abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

domingos

Citação de: Pedro Miranda em Janeiro 09, 2008, 02:40
Domingos, mas desde essa data até hoje já se assitiram a inúmeros periodos de recessão...

abraço,

Consideras recessao o periodo de 2000 a 2002...!?
Eu considero correçao a analisar o grafico de 75.....
e foi perfeitamente normal depois de ir dos 440 (nao consigo ser preciso mas foi perto disto) em 94 até um maximo de 1550 no ano 2000... estamos a falar numa valorizaçao de 250% em 6 anos nos dois anos seguintes corrige até ao minimo de 770 onde dá de novo o suporte penso que nao foi uma recessao mas sim uma correçao dos 6 anos anteriores... embora tenha sido forte para quem entrou em maximos de 2000.... mesmo que entrasses a 94 estavas com uma rentabilidade entre 70% a 100% em 2002... 2003... o que será 10% ao ano melhor que um deposito a prazo....  porque é que achas que os Mega magnatas dos EUA teem dificuldades agora de rentabilizar o capital muito acima dos 10 a 15%.... sabes porque!? esta tendencia só dá 10% a volta disso ao ano.... o resto sao jogadas pelo meio.... ;)

Um Grande Abraço..... Amigo Pedro....

Meireles

Obrigado pela análise Pedro ! concordo contigo sobre a linha ténue que existe neste momento e estou também expectante.

Domingos, acho que está a fazer uma grande confusão entre correcção e recessão, uma correcção é uma queda acentuada de cotações e uma recessão é uma quebra na economia real e nada tem a ver com o gráfico.
Em relação ao tal suporte e tal como o Pedro também não encontrei nenhum linha de suporte no SP500 nos periodos que descreve.

cumprimentos

Seykota

Saltanto esta ultima parte, dos suportes de longo prazo que não tem qualquer interesse para agora... Hoje pode ser a altura ideal para dar entradas para médio prazo, utilizando o stop adequado, caso as referências que o Pedro indicou no update sejam quebradas. Diga-se que foi um update bastante bom.  :)
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

Semitela

Boas Seykota,

Os suportes estão lá para serem testados e vão concerteza sê-lo .

O importante não são os suportes mas sim a reacção que o mercado terá na altura que os testar .

A falling Knife vai trespassar os suportes como manteiga  :D , mas quando todos pensarem que o Bear chegou - Os curtos fecham as suas posiçoes e haverá mais longos que nunca a entrar na zona junto aos 1460  .

Agora a sério  ;) , se a reacção não for violenta em redor dos 1460 ou mais acima . Então xau - bye-bye -

Palpita-me que a Fed vai aparecer como que por magia nessa altura  :)

Abraços

Antunes

Citação de: Pedro Miranda em Janeiro 09, 2008, 00:38
...
Neste caso concreto, a parte do «momento de extremo pessimismo» conta a favor da continuação de um Bullmarket, quanto mais más noticias, mais dinheiro está fora dos mercados, e quanto mais dinheiro está fora dos mercados maiores são as probabilidades para o potencial de subida. Os restantes 2 factores (neste caso técnicos) apontam para a hipótese Bearish... No entanto, nem sempre tem de ser assim... Existem inúmeros exemplos de momentos como este ou parecidos com este, aqui vai um exemplo dado recentemente pelo meu amigo César Borja sobre o SPX em 2004 depois de 8 meses de consolidação, dando-se finalmente uma quebra dos mínimos:

O output foi este nos tempos seguintes:

...

Boas Pedro Miranda,

Antes de mais os meus parabéns por mais esta grande análise!

Queria apenas salientar uma diferença entre o movimento de 2004 e o actual:

O de 2004 não fez um falso breakout mas o actual movimento fez, o que é quanto a mim mais bearish.

Abraço,

Antunes
Cumprimentos,

Antunes

Antunes

Outra diferença está na actual divergência do MACD que não existiu em 2004. Isto tudo no time frame semanal...
Cumprimentos,

Antunes

rounders

Citação de: Antunes em Janeiro 09, 2008, 13:44
Outra diferença está na actual divergência do MACD que não existiu em 2004. Isto tudo no time frame semanal...

Semanal?
Então e o mensal MACD.
Na analise modesta de coloquei sobre o spx mensal que ninguém comentou se bem me lembro foi colocado e não é discutível, porque são factos, o spx com o fecho do mês passado já apresentou sinais bearish que ainda não tinha demonstrado desde este bull market.
Considero a analise ao gráfico mensal importantíssima, mas isto sou eu cada um toca a musica que quer.
Para mim falta muito pouco. ???
Mas posso andar a ver mal o filme desde novembro que ando a bater na mesma tecla se calhar é melhor mudar de teclado. ;D
Mas hoje até acho que sobe forte mas pouco importa só serve na minha opinião para continuar a trabalhar sentimento e volatilidade e colocar mais alguns bulls no mercado.
Está tudo a olhar para suportes, eu neste momento eu só olho para resistências 1406/1432/1460/1490/1503. É só escolher. Acrescentei os 1406 ontem não aguentou
é o que se chama um falso breakout. ;D ;D
Suportes neste momento não me dizem nada.
Porquê?
Perguntavam-me ontem.
Porque neste momento estou bearish logo olhar para suportes é para os Bulls, que não acreditam que o mercado vai cair e alimentam-se de suportes e mais suportes, LT`s e mais LT`s para alimentar o que neste momento o mercado não quer.
Coloquem lá pelo menos o spx acima de 1432 (fecho) e aí já fico menos 20% menos bearish do que estou agora. Mas só 20%. Sá acima de 1503 é que estou neutro e Bullish só acima dos 1550. E não muda nadinha uma virgula nem com FED`s earnings ou o que quiserem investar.
Claro que estas linhas não terão de certeza muitos admiradores, eu sei disso.
Mas panos quentes e discurso politicamente correcto nunca foi o meu forte.
Sou por convicções não existe cor de rosa.

Citação de: Semitela em Janeiro 09, 2008, 11:35

Palpita-me que a Fed vai aparecer como que por magia nessa altura  :)

Abraços

Nosso senhor Jesus Cristo.
Fed?
BCE?
Injectar liquidez nos mercados para quê?
Parece a história que já eu nem me lembro bem do Euro abaixo da paridade e o BCE a injectar para segurar.
O mercado é mais forte do que BCE e FED.
A força do mercado é imensa.
Continuo a gostar de me concentrar em preço e sentimento, mas atenção respeito quem se rege por outros prinicpios.
Preço e sentimento menos em notícias ( price targets, FED, BCE, e outros).

Por último em tom de apontamento/reflexão.

O Dax vale zero não manda nem nunca mandou.
Agora vamos andar para trás no tempo.
Quando o S&P e o ndx100 fizem botton o S&P a 960 o que fez o dax posteriormente, quando o mercado americano fez uma correcção ás fortes subidas.
Alguém se lembra?
Penso que tinha mínimos a 2600 e veio fazer 2200 correcto.
Mas o S&P e o ndx100 fizeram mínimos nessa altura?
Penso que não.

Logo o xetra pouco conta.
Bem queria eu que houvesse um movimento idêntico ao de 2002 com o xetra armado em campione.
::)
Por aqui me fico por hoje que já devo ter ganhos mais alguns inimigos ;D ;D
Atenciosamente,

Rounders

Antunes

Citação de: rounders em Janeiro 09, 2008, 14:59

Semanal?
Então e o mensal MACD.
Na analise modesta de coloquei sobre o spx mensal que ninguém comentou se bem me lembro foi colocado e não é discutível, porque são factos, o spx com o fecho do mês passado já apresentou sinais bearish que ainda não tinha demonstrado desde este bull market.
Considero a analise ao gráfico mensal importantíssima, mas isto sou eu cada um toca a musica que quer.

...

Sim mas no mensal não há divergência, por enquanto...

Abraço,
Cumprimentos,

Antunes