Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Sonae SGPS - (SON.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 06, 2007, 21:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

psychopath

Viva

Então vou tentar me explicar melhor..

Eu cai recentemente na bolsa de "para-quedas", tenho pouca formação/ poucos estudos, nao percebo nada de mercados nem nunca me tinha interessado por açoes antes..

Tinha 15.000€ numa conta a prazo que não preciso a medio/longo prazo e olho para as taxas de juros e não vejo nada e não vejo a minhas poupanças a crescer.. e pronto num dia acordei e pensei, porque nao investir o meu dinheiro na bolsa? se baixarem espero que subam e depois vendo.. depois andei na net a ver o que era preciso para comprar açoes e fui ao banco tratar da correctora e hoje ja estou mais ou menos a ver como isto funciona, à duas semanas fiz a minha primeira venda na bolsa e consegui 430€ de mais valias, agora estou no segundo negocio e com a valorização de hoje estou a perder 300€ do valor investido.

Visto as açoes terem baixado bastante com a crise e em se ouvir falar muito em melhorias da economia.. presumo que as açoes também possam subir e que eu possa ganhar algum dinheiro para tentar acumular mais dinheiro para que futuramente consiga um melhor nivel financeiro e quem sabe uma melhor vida..

O meu objectivo agora é ir acompanhando a bolsa e noticias diariamente e ir comprando e vendendo se possível com lucro.

nao sei o que entendes por objectivo temporal mas presumo que seja se pretendo comprar pa vender a curto ou longo prazo, quanto a isso nao sei responder.. eu quero vender quando pararem de subir e começarem a descer.

Uma motivação para que o teu objectivo seja concretizável, não sei responder

Um risco máximo que estás disposto a assumir para cumprires o teu objectivo, não perder mais que 10% do capital investido

- Entendi que compraste a 0.97 mas não entendi porquê esse preço especificamente. (comprei a esse preço porque era a esse preço que tavam no dia em que comprei)

- Entendi que as querias vender entre 1.00 e 1.05

- Não entendi o teu objectivo temporal

- Não entendi a tua motivação de compra (obter algum lucro)

- Não entendi o tipo de risco que estás disposto a correr para ganhar esses 3 a 8 cêntimos de lucro em Sonae. (perder no maximo 10% do capital investido)

abraço,
há duas formas de ser rico.. ter mais ou desejar menos :/

Diogo Castro

Viva psychopath,

O investimento nos mercados, para ser encarado de uma forma séria, deverá exigir um mínimo de estudo e preparação, nada de muito complexo, mas algum...

A existência de um plano é sempre necessária, não só na bolsa, mas em quase tudo, neste caso aqueles 4 pontos que referi são uma forma simplificada de se organizar um investimento de forma objectiva.
O plano resume-se a saber porque se está a fazer determinado investimento (motivações), que tipo de retorno se espera obter, em quanto tempo se espera concretizar esse objectivo e que risco se está a correr.

A não existência de um plano (como este ou adaptado a cada investidor), faz com que o investimento seja quase aleatório.

Um exemplo que se costuma dar quando não existem plano, é a comparação com a compra de um televisor:
Concretamente a maior parte das pessoas quando compra uma TV, estuda os vários modelos existentes, compara preços entre os vários modelos disponiveis, estuda as funcionalidades de cada modelo, investiga se está para sair um novo modelo, e por fim averigua preços em várias lojas com vista a fazer uma compra sensata.

Verifica-se (é um facto comprovado), que em média um individuo que chega à bolsa pela primeira vez gasta muito menos tempo a estudar a compra de uma determinada acção na bolsa, do que gasta quando compra um novo televisor.
É caricato, visto que um televisor custa entre 300 e 1000 e tal euros, e normalmente num investimento de acções estamos a falar de valores muito maiores na casa dos vários milhares de euros.

A existência de um plano é o primeiro passo a ser dado no processo de se investir correctamente no mercado de capitais.

Citação de: psychopath em Setembro 22, 2009, 21:08
Uma motivação para que o teu objectivo seja concretizável, não sei responde

A motivação de compra é o factor mais importante do plano, sem uma motivação de compra, a compra é aleatória e não fundamentada. Por outras palavras, tanto fazia comprar Sonae como Inapa ;)

nao sei o que entendes por objectivo temporal mas presumo que seja se pretendo comprar pa vender a curto ou longo prazo, quanto a isso nao sei responder.. eu quero vender quando pararem de subir e começarem a descer.

O objectivo temporal exige primeiro que exista uma motivação, e deve ser estudado conforme a motivação (há motivações baseadas em motivos de curto prazo, outras de médio prazo, etc). Não existindo motivação, não existe prazo.

Entendi que compraste a 0.97 mas não entendi porquê esse preço especificamente. (comprei a esse preço porque era a esse preço que tavam no dia em que comprei)

O preço a que se compra um activo é um factor tão importante como o preço a que se compra qualquer outra coisa, deve ser estudado e avaliado com detalhe.
Não faria sentido irmos ao supermercado e não olharmos para os preços dos bens que estamos a comprar.

Um risco máximo que estás disposto a assumir para cumprires o teu objectivo, não perder mais que 10% do capital investido

Esta questão do risco, deve ser conjugada com o objectivo de forma a analisar-se o rácio risco/potencial, ou por outras palavras o risco que estamos a correr para ganhar X de retorno.

Neste caso, não entendi se o seu objectivo era vender a 1.00 ou a 1.05, são 2 objectivos diferentes, mas partindo do seu preço de entrada a 0.97 temos o seguinte:

- 0.97 a 1.00 são 3.10% de objectivo de retorno
- 0.97 a 1.05 são 8.25% de objectivo de retorno

Se o máximo de risco que quer correr são 10% do seu investimento, está a trabalhar com rácios risco/potencial muito reduzidos, em que na prática está a arriscar muito para ganhar pouco.
Com objectivo a 1.00 está a arriscar 10% para ganhar 3.10% (rácio 3.33)
Com objectivo a 1.05 está a arriscar 10% para ganhar 8.25% (rácio 1.21)

Um bom rácio risco potencial situa-se nos 0.3 ou na pior das hipteses nos 0.5, os rácios que está usar não fazem sentido no contexto de investimento (3.33 e 1.21 respectivamente), na prática está a jogar um jogo nada a seu favor, onde nos casos em que irá falhar terá perdas muito superiores aos casos em que irá acertar.

A melhor recomendação que lhe posso dar, é que estude estes conceitos um pouco mais antes de actuar no mercado de capitais.

um abraço!
Diogo Castro
www.clubeinvest.com

psychopath

esta semana fiz um pequeno investimento que foi um netbook (um portatil pequeno de 10 polgadas) para que possa acompanhar os mercados todos os dias em horário de bolsa no trabalho e para onde for, para tentar obter um melhor resultado.

Nuno Pereira

Olá psychopath ;)

...
Eu cai recentemente na bolsa de "para-quedas", tenho pouca formação/ poucos estudos, nao percebo nada de mercados nem nunca me tinha interessado por açoes antes..
....

Sinceramente, julgo que devias tentar inteirar-te um pouco mais sobre este "jogo" que pode trazer-nos muitas alegrias, mas também colocar-nos numa situação de perdas muito pouco apeteciveis.

Sugiro-te para começar um livro:
"Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos
Eu já li e achei uma excelente introducção aos mercados.

Começa por aí e depois certamente poderás começar a delinear a tua estratégia.

Abraço...
Nuno

lebal

Citação de: psychopath em Setembro 22, 2009, 22:35
esta semana fiz um pequeno investimento que foi um netbook (um portatil pequeno de 10 polgadas) para que possa acompanhar os mercados todos os dias em horário de bolsa no trabalho e para onde for, para tentar obter um melhor resultado.

psycho, não é por teres um netbook ou um telemóvel de terceira geração, nem por estares todos os dias a observar as cotações que vais ter melhores resultados, aliás, até acho que vai ser pior, porque se não dominares os conceitos estares o dia todo a olhar para as cotações só te vai abrir portas para cometeres mais erros.

O Diogo e o nrspereira deram-te umas boas pistas por onde começares e tocaram em pontos importantes, eu se fosse a ti começava por ai: investir em educação e aprendizagem, perder algum tempo em aprender para depois passares à acção.

Se não sabes porque estás a comprar, o que estás a comprar, os riscos e potenciais em que estás a apostar, e se não sabes ainda sequer os tipos de ordem que existem, devias começar primeiro por tentar aprender esses conceitos, comprar uns livros, esquematizar umas coisa, testar com dinheiro virtual e só depois de sentires que sabes o que estás a fazer é que passavas ao real.

Os gadgets para acompanhares o mercado são secundários e só vais tirar partido deles depois de saberes o que estás a fazer.

cumprimentos!
Lebal

psychopath

ola
alguem por este forum que esteja confiante ou acredite que a sonae sgps até ao fim da semana possa chegar aos 1€ ?

cumps

egas

Citação de: psychopath em Setembro 28, 2009, 21:29
ola
alguem por este forum que esteja confiante ou acredite que a sonae sgps até ao fim da semana possa chegar aos 1€ ?

cumps
no longo prazo vai ate a mais mas para passar a bareira de 1€ ainda vai custar ;D nao entres de para-quedas no mercado porque podes ter grandes amargos de boca, podes agora apanhar o mercado com tendencia de subida e podes ganhar ;D depois se ficas la na tendencia de descida entao te garanto que perdes o que ganhaste e o que meteste la, segue e fica na tendencia e ai te garanto so com uma esperiencia de alguns anos e seguindo meia duzia de factos tecnicos e que se passam no mercado e que se comeca a ver a mudanca de tendencia tanto na descida como na subida ;D

Diogo Castro

Novo artigo publicado:

- Sonae SGPS - Update (2009-10-25)
Acesso reservado

Bons negócios,
Diogo Castro
www.clubeinvest.com

pedromaga

Boa tarde
Tendo seguido a evolução de hoje da cotação da Son, não compreendo porque houve tanta pressão vendedora apesar das subidas dos mercados europeu e americano. Atingiu os 0,909 ás 15 e depois ficou limitada aos 0,904 porque havia sucessivas vendas.
Que pensam sobre isso?
Eu sinto que teremos uma abertura de SON bastante forte amanhã.

Possuo SON.

Nuno Pereira

Bom dia ;)

SON - Médio Prazo

Com as recentes correcções dos mercados, a SON tal como as demais da nossa praça, sofreu algumas alterações no que diz respeito ao seu padrão técnico.

Com o rompimento do seu suporte ascendente e a atingir com um mínimo relativo dos 0,844 (não havendo fecho nesse valor, devemos considerar os 0,855 (milimétricamente assinalado pelo Diogo na sua mais recente análise, nos 38,2% de Fibbo nesta time frame)), algumas referências devem ser revistas.

Em termos de padrão de Médio prazo, esta cotada a meu ver, alterou a sua tendência de alta para uma situação mais lateral (pelo menos para já) tendo agora como principal resistência a casa dos 0,91.
Dou alguma enfase a este valor, uma vez que se tem sido bastante testado quer como suporte quer como resistência num passado recente, o que teóricamente, poderá trazer algumas dificuldades num rompimento em alta.

Como referência de baixa, devemos considerar novamente os 0,855 como primeiro suporte e como segundo a zona do 0,814 (50% de Fibbo dentro do mesma referência temporal)(gráfico em cima)

Para o LP

A Sonae SGPS, mantem o cenário Bull, aponto como suportes de maior relevância o intervalo [0,766 / 0,777] onde encontramos um máximo relativo da primeira onda bull de MP, o suporte do 1º fibbo retracemente (de LP) e a EMA200.
Se se vier a concretizar uma maior correcção dos mercados, a Son tem como referência de consolidação mais negativa, sem contudo comprometer a tendência de LP, uma LTA de LP, apenas com dois testes actualmente junto aos 0,60.

Nuno Pereira

Diogo Castro

Novo artigo publicado:

- Sonae SGPS - Update (2009-11-29)
Acesso reservado

Bons negócios,
Diogo Castro
www.clubeinvest.com

69COR69

A Sonae SGPS foi eleita a acção de 2009

Ora aqui está o devido premio uma boa queda e um fecho em minimos, a próxima paragem são os 0,80??? Parece-me uma zona muito importante ... por outro lado temos a velha suspeição de que o psi 20 é o farol das bolsas e se assim for .... está a indicar o caminho aos restantes ... ai os 0,80 não parecem stopar nada ...
Abraço

AnaLucescu

A Sonae SGPS está em queda, depara-se agora com o primeiro possivel suporte 0.805.
A sma200 dias tb se econtra muito próxima 0.774
No entanto se utilizarmos a ema200 o valor é aproximadamente os minimos de sexta feira 0.807

De notar que o indice RSI se encontra tb num valor muito baixo 22
Penso que há condições técnicas para um ligeiro rebound nas acções da SonaeSGPS vou arriscar até 0.87

Take Care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

69COR69

Boas,

Ora aqui está um regresso de um membro que prestigia o site ... bem regressado(a) :) ... parece que fazes um bom trade ... não fui atrás que não gosto de antecipações, e o padrão é muito negro, boa sorte e vai sempre debitando comentários ... gosto de te ler.

Abraço ou Kiss consoante for o caso

andrerib

Publicado 08 Fevereiro 2010  11:17Notícias62 milhões de investimento
Sonae Sierra inicia construção do Uberlândia shopping no Brasil
A Sonae Sierra, através da sua participada Sonae Sierra Brasil acaba de iniciar a construção do Uberlândia Shopping, um centro comercial na região do Triângulo Mineiro, que representa um investimento total de 62 milhões de euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Torres Pereira
[email protected]

A Sonae Sierra, através da sua participada Sonae Sierra Brasil acaba de iniciar a construção do Uberlândia Shopping, um centro comercial na região do Triângulo Mineiro, que representa um investimento total de 62 milhões de euros.

O novo centro comercial da Sonae, no Brasil, tem inauguração prevista para 2011, este projecto, localizado na região sul da cidade de Uberlândia, irá ser desenvolvido numa área de 154.000 m2, refere a empresa em comunicado.

A Sonae Sierra prevê que durante a construção deste novo centro comercial serão criados cerca de 700 postos de trabalho, estando prevista a criação de 2 mil empregos após a inauguração.

"Queremos, cada vez mais, consolidar a nossa marca com investimentos em novos, modernos e inovadores shoppings. O Uberlândia Shopping é o primeiro empreendimento da Sonae Sierra no estado de Minas Gerais, onde consideramos que há um potencial mercado", explica o CEO da Sonae Sierra Brasil, João Pessoa Jorge.

"O Uberlândia Shopping terá dois pisos com um total de 37.600 m2 de ABL (Área Bruta Locável) na primeira fase, com um total de 166 lojas satélite, 11 lojas de grande dimensão, 21 restaurantes, um hipermercado Walmart, e 6 salas de última geração da Cinemark, num total de 201 lojas", acrescenta a mesma fonte.