Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Dúvidas e Questões de Iniciação.

Iniciado por Pedro Miranda, Março 05, 2008, 19:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carrajola

Boas!

Proponho que sejas tu a encontar a resposta da seguinte
forma...em primeiro lugar não deverias entrar no
mercado sem definir um stop (qualquer coisa como, até onde estas disposto a ir com as perdas)
Depois escolheria um índice, p.ex. o DAX (tem um horário idêntico ao nosso) (eu
prefiro o sp500)
Na minha opinião existem neste momento vários sinais de que os mercados vão entrar numa "correcção", a questão é saber até onde...
No caso do sp500 em minha opinião seria aceitável que o índice ficasse próximos dos 850 sp (6% desvalorização), sem que isso signifique uma inversão do momento
Se os mercados nos próximos dias lateralizassem, ou não fossem muito alem
das perdas actuais, mantinha.
Caso contrario mais vale vender e estar atendo a recuperação...

MTCastro

Boa tarde,

Queria que me ajudassem nesta questão.

Costumo negociar acções americanas e como tal estou muito exposto ao cambio Eur vs. USD. Para dar um exemplo, negociei US Steel a $26.29 com um cambio a 1.2566. Hj a (X) negoceia a $32 (...e a subir). Isto é +- 22% de rentabilidade... mas o cambio EUR vs USD está a 1.3779, o que me está a retirar bastante a rentabilidade deste trade, ficando pelos 9%

Como devo proceder? Ainda por cima porque tudo indica que esta valorização do EUR em relação ao Dollar irá acentuar-se ainda mais... Hold? upgrade?

Ob. Maki

Pedro Miranda

Citação de: MTCastro em Maio 20, 2009, 16:00
Boa tarde,

Queria que me ajudassem nesta questão.

Costumo negociar acções americanas e como tal estou muito exposto ao cambio Eur vs. USD. Para dar um exemplo, negociei US Steel a $26.29 com um cambio a 1.2566. Hj a (X) negoceia a $32 (...e a subir). Isto é +- 22% de rentabilidade... mas o cambio EUR vs USD está a 1.3779, o que me está a retirar bastante a rentabilidade deste trade, ficando pelos 9%

Como devo proceder? Ainda por cima porque tudo indica que esta valorização do EUR em relação ao Dollar irá acentuar-se ainda mais... Hold? upgrade?

Ob. Maki

Viva Maki,

Se está muito exposto a um determinado câmbio (ao qual não quer estar exposto), o procedimento correcto será fazer Hedging (cobertura de risco) contra essa moeda.

Neste caso especifico, imagine que tem por exemplo em carteira, o equivalente a 50.000$USD, pode facilmente abrir uma posição semelhante em EURUSD no mercado Forex, usando apenas uma pequena margem desse valor e pagando um pequeno spread de 0.0002 ou 0.0003 sobre a taxa do momento.

A partir do momento em que abre essa posição em Forex, tudo o que perder (a nivel câmbial) com os seus 50.000$USD investidos em Acções Americanas, serão ganhos na sua conta de Forex.... (e vice versa, ou seja, se essa posição em acções americanas der um ganho câmbial, irá ter uma perda idêntica na posição que tem em Forex). O objectivo do Hedging é exactamente esse, a cobertura de risco.

Para cobertura de posições pequenas, existem muitas corretoras de Forex onde se pode abrir conta com bastante facilidade em minutos, inclusive com Visa, Mastercard, etc, e que disponibilizam softwares de qualidade e spreads competitivos.

Por exemplo, na AvaFx.com%2F%3Ftag%3DClubeinvest_General]AvaFx[/url] uma corretora que já utilizei para esse efeito, a margem minima necessária para abrir uma posição de 50.000$USD é de apenas 250$USD (obviamente que é recomendável ter lá o suficiente para cobrir as flutuações normais do câmbio, especialmente se o objectivo é ter uma posição permanentemente aberta para efeitos de Hedging).

um abraço,

Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

MTCastro

aquilinovale

Citação de: aquilinovale em Fevereiro 16, 2009, 20:23

Pessoal, ...
  ... e para facilitar a vida dos eventuais interessados aqui vai o N.º telefone para contacto 217 900 000
e o Mail.   [email protected]

CumPrim/
AquilinoVale

Bom Dia "beira", ...

Já lá vão alguns dias que perguntava como se poderia adquirir "ANÁLISE TÉCNICA, uma ferramenta fundamental", oportunamente enviei uma mensagem pessoal, ... fiquei sem saber se ela chegou até ao "Beira",...

Por isso aqui vai novamente mas por outra via, ...

CumPrim/
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

VascoPatricio

Boas, caros.

Sou novo neste universo, ainda estou na fase de me educar e saber o necessário para não começar na Bolsa a perder. Tenho uma pequena dúvida que nunca foi abordada em nenhuma da literatura que li: com que quantias de dinheiro é que podemos começar a investir na bolsa?

Já vi exemplos onde trabalhamos com milhares de euros, e outros onde trabalhamos com 500 ou 600 euros, mas a minha questão é se é possível utilizar quantias mais pequenas, como 50-100 euros em cada investimento. Falo a curto prazo, especulação.

Obrigado desde já pela atenção :)

newinvest

Boas tardes Vasco.

Começar com 50 / 100 euros não é decerto o valor acertado, a não ser que estejas a falar em valores base para alavancagem (pedir euros emprestados). ainda assim se te multiplicassem isso em 4 vezes daria uns 400 (4x100) o que terias de esperar uma grande valorização para ganhar uns trocos.

Antes de começar a investir / jogar / especular deverás conhecer minimamente o mundo dos mercados financeiros.
Recomendo-te a leitura do livro "Ganhar em Bolsa" de Braga de Matos. Eu comprei li e aprendi bastante. Tb já li outros mas esse é o melhor para te iniciares.

Quanto a valores penso que 1500Eur / 2000Eur será o ideal para teres um "feeling" (se me é permitido dizer isto).
Recomendo-te tb leres alguns artigos que estão em destaque no inicio do Forum Bolsa para perceberes de análise técnica e análise fundamental.

/forumbolsa/forum-de-bolsa/kit-do-investidor-as-ferramentas-para-ter-sucesso-na-bolsa!/

1 abraço e bons trades...

VascoPatricio

Citação de: newinvest em Julho 15, 2009, 17:29

Boas tardes Vasco.

Começar com 50 / 100 euros não é decerto o valor acertado, a não ser que estejas a falar em valores base para alavancagem (pedir euros emprestados). ainda assim se te multiplicassem isso em 4 vezes daria uns 400 (4x100) o que terias de esperar uma grande valorização para ganhar uns trocos.

Antes de começar a investir / jogar / especular deverás conhecer minimamente o mundo dos mercados financeiros.
Recomendo-te a leitura do livro "Ganhar em Bolsa" de Braga de Matos. Eu comprei li e aprendi bastante. Tb já li outros mas esse é o melhor para te iniciares.

Quanto a valores penso que 1500Eur / 2000Eur será o ideal para teres um "feeling" (se me é permitido dizer isto).
Recomendo-te tb leres alguns artigos que estão em destaque no inicio do Forum Bolsa para perceberes de análise técnica e análise fundamental.

/forumbolsa/forum-de-bolsa/kit-do-investidor-as-ferramentas-para-ter-sucesso-na-bolsa!/

Obrigado pela resposta, newinvest :) Dentre vários livros que já li, é exactamente esse que estou a ler de momento, Ganhar em Bolsa, porque já o vi ser recomendado em vários locais, dentre os quais este fórum, como a "Bíblia" da Bolsa.

A questão que coloquei do dinheiro coloca-se por duas razões: A primeira porque, sendo estudante, ainda não tenho um rendimento mensal, deste modo não tenho disponível dinheiro na ordem dos 1500-2000 euros mais do que apenas uma vez. Mas estava a pensar em utilizar essas pequenas quantias que referi para me habituar ao mercado e ganhar experiência.

Consideram que será útil começar com pequenas quantias para ganhar experiência e depois avançar para os grandes números, ou que não vale a pena e devo entrar imediatamente com grandes quantias?

newinvest

Apenas te posso responder pela minha experiência. Inicialmente comecei com 1500 euros +/- para ganhar um pouco de "feeling".

Para teres uma ideia se investires apenas 1000 euros, nas operações de compra e venda (utilizando o Big Online www.bigonline.pt e para acções do PSI) gastas cerca de 20Eur. Que são cerca de 2% do teu capital.

Se colocares 100Eur, com os custos de compra e venda ficarias logo a perder 20% (20/100Eur = 20%). Terias que aguardar uma recuperação de 20% da cotação para comecares a ganhar alguma coisa.

Aconselho-te a fazer paper trading durante uns tempos, ou seja, consideras um capital de investimento de 5000Eur, por exemplo, e registas os teus investimentos(compras + vendas) como se os tivesses realizado. Quando perderes tenta sentir os valores que tinhas perdido e vice-versa :) parece um jogo mas ajuda-te a ter alguma noção. Define sempre stops loss, é uma boa pratica...
Alguns links mts interessantes que te ajudarão no inicio.

/forumbolsa/forum-de-bolsa/como-construir-um-plano-de-trading/

/forumbolsa/forum-de-bolsa/o-caminho-para-a-ruina/

http://vencernabolsa.blogspot.com/search/label/Trading%20Rules

Bons trades.

aquilinovale

Citação de: VascoPatricio em Julho 15, 2009, 18:08
Citação de: newinvest em Julho 15, 2009, 17:29

Boas tardes Vasco.

Começar com 50 / 100 euros não é decerto o valor acertado, a não ser que estejas a falar em valores base para alavancagem (pedir euros emprestados). ainda assim se te multiplicassem isso em 4 vezes daria uns 400 (4x100) o que terias de esperar uma grande valorização pa ganhar uns trocos.

Obrigado pela resposta, newinvest :) Dentre vários livros que já li, é exactamente esse que estou a ler de momento, Ganhar em Bolsa, porque já o vi ser recomendado em vários locais, dentre os quais este fórum, como a "Bíblia" da Bolsa.

A questão que coloquei do dinheiro coloca-se por duas razões: A primeira porque, sendo estudante, ainda não tenho um rendimento mensal, deste modo não tenho disponível dinheiro na ordem dos 1500-2000 euros mais do que apenas uma vez. Mas estava a pensar em utilizar essas pequenas quantias que referi para me habituar ao mercado e ganhar experiência.

Consideram que será útil começar com pequenas quantias para ganhar experiência e depois avançar para os grandes números, ou que não vale a pena e devo entrar imediatamente com grandes quantias?

Olá Vasco,...
... faz um favor a ti próprio,...

... se és estudante como dizes, e eu acredito que sim. DEDICA-te aos estudos, faz o teu Curso,... e depois,... só depois,...
...
Arranja tempo, mas muito tempo, para te meteres em Bolsa,... aqui é MUITO mais facil perder-se dinheiro que ganhar.
Tenta não ser mais um a contribuir para as mais valias dos outros.

Estou a dizer-te isto com toda a sinceridade e por experiência própria.

CumPrim/
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

VascoPatricio

Obrigado pelas respostas newinvest e aquilino :) estava a colocar esta questão do dinheiro apenas como dúvida de "noob", pois ainda planeio estudar bastante o tema e preparar-me devidamente para as acções.

A ideia do paper trading é bastante boa, newinvest. E vou ler os links atenciosamente. Obrigado pelas respostas de ambos, mais uma vez :)

Nuno Pereira

Boas.
Estou a fazer o download das bases de dados para o Metastock aqui no club, mas no caso dos volumes do psi20 e do gspc, aparecem a zero....
Não sei se o problema não será de algo que me estou a esquecer.
Alguém me pode ajudar??
Obrigado

equintas

Boa noite.
sou iniciado na bolsa.
gostava de saber melhor como funcionam os stops. de compra e venda.
o banco é o best.
a diferença entre stop limite e stop trigger.
obrigado

jpereira14

Gostaria de saber se dos livros recomendados há versões portuguesas ou caso não haja quais os livros que recomendam em português em particular sobre o mercado de Futuros.

Obrigado
jpereira14

fernandex

"Natura non facit saltum" (máxima romana).