Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

EDP Renováveis - (EDPR.LS)

Iniciado por xubi2, Maio 03, 2008, 03:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

cyborg

caros forenses...

na minha opinião as empresas de renováveis são algo de bastante importante no futuro e ganham sempre mais relevância quando acontecem crises nos combustivéis fosseis como a época que estamos a atravessar e com o fim do petróleo barato cada vez ocuparão mais o seu lugar...

ps: eu vou guardar as minhas até haver um crash no crude !!! ;D perceberam??? ;)

cunps
www.dreamtech.pt

bons negócios

aleixon

Citação de: psycho3 em Maio 28, 2008, 21:33
Citação de: Buysantander em Maio 28, 2008, 20:16

A treta das renováveis não é nova aconteceu igual na década de 70 aquando do choque petrolifero. O preço do petróleo baixou e só passado 30 anos as renováveis voltaram á ribalta?
Porque será? Não é do Guaraná, nem o Jardel aparece no bombardeio publicitário.

Este CFO, é apenas mais um "croupier", vulgarmente conhecido como boneco, ou
marioneta...

Vou dar uma dica senhor Buysantander  Protocolo de Quioto facilmente vai perceber o porquê da necessidade de utilizar um fonte limpa, gratuita, inesgotável.......como o vento , sol, etc.

"Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a temperatura global entre 1,4ºC e 5,8ºC até 2100, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global."

parece existir um grande equivoco: o preço do petróleo não tem nada a ver (não influencia) com o negócio das renováveis, em particular o que se está a analisar - EDPR, ou por outras palavras electricidade a partir de energia eólica.

reparem:
1) quando acendem a luz em casa escolhem se vão gastar electricidade produzida na barragem, na central de cogeração ou em PE's? Não.
2) sabem que a electricidade produzida em PE´s é muito mais cara que nas barragens e mesmos nas centrais de ciclo combinado ao actual preço do crude?
3) sabem que a tarifa da electricidade fornecida pelos PE´s está unica e exclusivamente indexada ao IPC descontado o factor habitação? Este é o único ponto que poderá influenciar positivamente este negócio, mas face à política do BCE para controlar a inflação não acredito em grandes variações.
4) sabem que a tarifa dos novos parques tendencialmente é menor e que os custos de investimento e manutenção, tendencialmente estão a aumentar?

Ou seja, a questão do preço do crude faz com que se procurem outras alternativas mas não faz com que um PE seja mais rentavel ou que produza mais. Ou alguém é capaz de apresentar outra justificação?!?!
Cumprimentos,
NA

preira

Olá.

O preço do crude faz surgir produtos de substituição, disso não há dúvida.

Se a energia eolica é o não competitiva é uma segunda questão. Quanto a esta, o projecto de investimento tem como maior despesa a amortização e o custo inicial, já que em funcionamento, os custo são baixos. Não há dúvida de que nos próximos anos, a energia eolica será uma aposta de investimento para muitos.

Tanto quanto vejo, existe um sério risco para este investimento, o aparecimento de um produto de substituição muito mais barato, como a água (hidrogéno + oxigénio).

A crise energética vai ditar o fim de muitas patentes que ainda hoje condicionam o mundo a usar o petróleo, o resultado disto ainda se está para ver.

Pessoalmente, pedi empréstimo para a aquisição das acções, assim tenho que olhar ao payback face aos juros a pagar. Mediante o que for saindo nas notícias, penso vender nas primeiras sessões se conseguir tirar uma boa margem, caso contrário creio que terei de aguentar ano e meio a dois anos para recuperar o investimento e o custo de oportunidade.

Bons negócios
preira

zefontelo

A EDP renováveis poderá ser um negócio atractivo essenciamente pelo mercado em que se inere numa conjuntura de subida dos preços do crude. Contudo esta empresa não vai ter a parte da biomassa, hidroeléctrica, fotovoltaica e terá exposição ao USD

aleixon

Citação de: zefontelo em Maio 29, 2008, 12:37
A EDP renováveis poderá ser um negócio atractivo essenciamente pelo mercado em que se inere numa conjuntura de subida dos preços do crude. Contudo esta empresa não vai ter a parte da biomassa, hidroeléctrica, fotovoltaica e terá exposição ao USD

Caro zefontelo,
poderá explicar poque é que o crude influencia a EDPR? na mensagem anterior tentei explicar que esta relação não existe. Se discorda poderá esclarecer-me sff. Eu agradeço.

Quero realçar que sou totalmente a favor das energias renováveis mas discordo totalmente do excesso de euforia que se está a viver porque leva ao descrédito.

Também alerto que o investimento em PE é altamente financiado (>70%) e que o momento de txs de juro elevadas não ajudam muito o negócio. Juntando o facto de se estar a comprar caro e de se recorrer a financiamento para aquisição de acções reparem no grau de alavancagem e risco que o negócio acarreta!! Não foi isto que levou à crise do subprime? Quem compra EDPR 100% financiado não pode esperar grandes lucros dado que apenas pode esperar resultados de um capital inferior a 3% ao valor investido!!! (30% do CP nos parques x o financiamento adquirido na compra de acções). 97% é financiamento que é necessário devolver aos bancos bem como os encargos financeiros que isto acarreta. Ou seja, meios libertos não sei quando surgirão nem que valor será.
Cumprimentos,
NA

DUARTINI

"Também alerto que o investimento em PE é altamente financiado (>70%) e que o momento de txs de juro elevadas não ajudam muito o negócio. Juntando o facto de se estar a comprar caro e de se recorrer a financiamento para aquisição de acções reparem no grau de alavancagem e risco que o negócio acarreta!! Não foi isto que levou à crise do subprime? Quem compra EDPR 100% financiado não pode esperar grandes lucros dado que apenas pode esperar resultados de um capital inferior a 3% ao valor investido!!! (30% do CP nos parques x o financiamento adquirido na compra de acções). 97% é financiamento que é necessário devolver aos bancos bem como os encargos financeiros que isto acarreta. Ou seja, meios libertos não sei quando surgirão nem que valor será.
Cumprimentos,
NA
[/quote] 

Sem dúvida, concordo plenamente. Ele à coisas. No entanto cada um faz o que quizer, com o mal dos outros posso eu bem. Agora investir numa empresa avaliada em 8000M€ e que vai sair para o mercado avaliada por esses mesmos 8000M€. Sinceramente.. dahh. O que não faltam é empresas nos USA avaliadas por muitissimo menos, com um potêncial valorização muito superior e que cotam neste momento sensivelmente a metade do máximo alcançado antes da crise subprime. São daqueles tipos de negócios que não me atraem nem um bocadinho, primeiro porque é preciso investir 15 ou 7 dias antes do seu lançamento no mercado logo é tempo que fica dinheiro parado. E depois porque se fica na dúvida de quantas acções se vão ficar ou não ficar.

A Época da caça aos patos começou, e este é um perfeito exemplo de caça aos patos. Logo agora que os mercados começam a dar sinais de vitalidade penso que é bem mais preferivel pedir empréstimo de maneira a investir em acções com potêncial valorização de 150 ou 200%, fazer investimento alanvacado. Fernando Braga Matos afirma que estas são as perfeitas alturas para investir dessa forma.
São opiniões e eu nem pa carro peço empréstimo. Prefiro viver à medida das minhas capacidades. A duplicar e duplicar daqui a uns anos chego ao meu 1ºmilhão. É preciso é não ter pressa. Porque ela sim é inimiga da perfeição e racionalidade acima de tudo.
http://strapon.pt    http://sersexy.net

DUARTINI

Hoje todas as empresas do sector das renováveis estão a sofrer uma valente derrocada. Será que o timing de entrada em bolsa da EDPR vai ser o mais indicado? Abraço.

dam

"Tanto quanto vejo, existe um sério risco para este investimento, o aparecimento de um produto de substituição muito mais barato, como a água (hidrogéno + oxigénio)."

Caro preira, pensava que o mito da água (2H2O
2H2+O2, hidrólise) como fonte energética já tinha desaparecido... A água permite 'extrair' oxigénio e hidrogénio com gasto de energia eléctrica. No final à logicamente perdas e o problema de transporte/armazenamento do gas (H2) que pode ser usado como combustível...

A única fonte limpa!? que me ocorre que poderá vir a competir, inclusive com as fontes fósseis é a fusão nuclear: o processo físico que gera a energia do Sol, em que átomos leves se fundem originando outros átomos maiores com libertação de grandes quantidades de energia... Mas esta tecnologia estará ainda a largas dezenas de décadas de ser concretizada...

Quanto ao negócio actual das eólicas e companhia, eu acho piada à forma como tentam vender sonhos... Mesmo que fosse um negócio super rentável, e por agora longe disso, o Mercado (concorrência) reequilibraria inevitavelmente as margens. Mas parece que as pessoas não aprendem e têm memória curta. Não se lembram das dotcoms, das operadoras móveis (são rentáveis mas não super), e que tal a ENRON (energética com um crescimento quase exponencial às custas de endividamento)??
Para mim este tipo de negócios são pura especulação. Claro que há sempre muitos que conseguem encher os bolsos, mas às custas de outros tantos ou mais que no final acabam por sair queimados... Certamente conhecem os sistemas piramidais... enquanto houver interessados a entrar dará sempre dinheiro (isto é exagero).

Já agora sou um defensor das energias renováveis e a favor da redução do consumo das fósseis. Actualmente vou de bike para o trabalho, o que não vejo fazer à maioria dos que têm condições para isso (distância e terreno adequados) e tento reciclar o máximo possível...

Eu não vou a este negócio, se fosse era a curto prazo para aproveitar a euforia inicial.

Bons negócios 

aleixon

Estimado dam,

Concordo no essencial com o que afirmou. Parece que afinal andam por aqui mais engenheiros do que pensava.

Apenas uma nota que julgo que pode ser algo exagerada quando se compara este negócio com as .com, que recai sobre o facto que num PE, conseguesse estimar com elevado grau de certeza aquilo que irá produzir ao longo do seu período de funcionamento. Quanto a mim julgo que foi esse o principal problema nas empresas tecnológicas que foi criar uma expectativa demasiado elevada no que se julgava ser a explosão de vendas dos produtos relacionados. Já nas eólicas, a produção anual é fixa, aconteça o que acontecer. O regime de ventos é estudado e conhecido e o escoamento da produção é garantido.
BN
NA

preira

Dam,

Em relação à energia nuclear, não sei se sabe mas à um projecto para um reactor doméstico que deve chegar à Europa no ano que vem ou no seguinte.

Em relação à água, não é a melhor fonte de hidrogénio mas é a mais limpa. Antes, fazer um motor que andasse a óleo vegetal era uma ideia pouco credivel, contudo, hoje em dia a refinação de óleos vegetais e WVO é uma realidade, apenas condicionada pela capacidade de produção mundial e o preço dos reagentes. Ainda assim é muito fácil de fazer em casa, já o fiz por piada.

É sabido que existem muitas patentes compradas por interesses financeiros que permitiriam a utilização de energias alternativas, tal como houve e ainda há acordos militares que impedem a divulgação de avanços tecnológicos, ficou bem visivel com o braço de força de há uns anos entre a intel e os EUA, para a divulgação de tecnologia sob um NDA por motivos militares e de interesse da nação...

Pessoalmente acredito que vamos ver algo de novo pois a situação aparenta ser insustentável. O consumo de petróleo acelerou e as reserva que dariam até 2040 hoje... Existe a esperança da exploração em profundidade no Brasil, a qual estão a tentar antecipar.

Até à pouco tempo a produção energética por células fotoelectricas não era viável, falando-se que o sol servia principalmente para o aquecimento de água, tal como a energia eolica também não era viável. Actualmente já se justifica a produção doméstica com revenda, ficando um projecto destes pago em menos  de 10 anos... ao preço actual da energia este prazo já deve ter sido antecipado, já que com o dolar o equipamento baixo o valor substancialmente.

Enfim, dava para uma dissertação, em resumo esperam-se novidades, pois "a necessidade é a mãe da invenção"!

Bons negócios!

cronaldo

Vou opiniar sobre o que eu acho a anedota do ano...esta acçao k esta prestes a nascer

e digo anedota pk...pk colocar a estes valores 7.5€/8€ é um tremendo disparate....tal como ja li aqui neste topico...este mercado das ditas Renovaveis é pura especulaçao actualmente e so dara possivel frutos daki a uns bons algos anos(decadas)...ora bem tal e kal como vai acontecer com esta acçao....dara algo visivel, lucro, no investimento(e se der,k duvido) daqui a decadas...nao tivesse ja herdado o nome EDP...e logo se consta que isto esta parado no tempo...e ficara assim....Decadas

mas quem kiser insvestir nisto e daki a 30/40 anos pegar nisto e oferecer aos seus netos...e com esse possivel lucro doar aos mesmo netos para comprarem um Gelado(k nem para o Cornetto ira dar,talvez xegue para o Epa)....ta a vontade....mas é um tremendo disparate comparado com excelentes oportunidades que poderiam ter actualmente com outras accoes(SNDK)

um exemplo: 1 acçao da SanDisk vale neste momento $27.86dollars...e aqui sim esta o investimento com excelentes frutos a curtissimo prazo....nao fossse esta noticia de hoje 29 Maio a mais apropriada para isso mesmo....agora comprar EDPR a 8€...poupem-se...a 2€ ai sim era o preço justo...+ de 2€ é para eskecer

SanDisk Goes Extreme with Memory Stick PRO-HG Duo
Thursday May 29, 6:00 pm ET 
With Read and Write Speeds of 30 Megabytes per Second, the New SanDisk Extreme III Memory Stick PRO-HG Duo Optimizes Camera Performance

BRISBANE, Australia--(BUSINESS WIRE)--SanDisk Corporation (NASDAQ:SNDK - News) today introduced the fastest card in its Memory Stick product family: the SanDisk Extreme® III Memory Stick PRO-HG Duo™ with read and write speeds of 30 megabytes (MB)1 per second. The card, available in June in 4-gigabyte (GB) 1 and 8GB capacities, is ideal for professional photographers and advanced amateurs who use Sony digital single-lens reflex (SLR) cameras.
Source: SanDisk Corporation 

·  View Multimedia Gallery

SanDisk and Sony jointly developed Memory Stick PRO-HG Duo as an extension of the existing Memory Stick PRO format, to offer faster read and write speeds for PRO-HG capable Sony digital SLRs, point-and-shoot cameras and digital camcorders.

SanDisk is unveiling the SanDisk Extreme III Memory Stick PRO-HG Duo at the PMA Australia 2008 Imaging Technology Show, where the company is exhibiting at Stand 401 in the Brisbane Convention & Exhibition Centre from May 30 to June 1.

"The SanDisk Extreme III Memory Stick PRO-HG Duo continues our tradition of delivering best-in-class performance in the SanDisk Extreme product line," said Susan Park, director of consumer product marketing for SanDisk's performance cards. "Our customers know SanDisk Extreme cards not only deliver cutting-edge read and write speeds, but are designed for durability – even under harsh conditions."

SanDisk Extreme III cards are capable of functioning in extreme temperatures, from -13 to 185 degrees Fahrenheit or -25 to 85 degrees Celsius, and carry a lifetime warranty. The cards also come with RescuePRO™ software for recovering deleted images.

artista

Olá Duartini

Não concordo com quase nada do que se tem escrito... mas ainda bem, é com opiniões contrárias que se aprende! se quiserem ter uma melhor visão do que penso fazer na OPV da EDPr podem consultar no meu blogue: http://sobe-e-desce.blogspot.com/

Citação de: DUARTINI em Maio 29, 2008, 13:22
Sem dúvida, concordo plenamente. Ele à coisas. No entanto cada um faz o que quizer, com o mal dos outros posso eu bem. Agora investir numa empresa avaliada em 8000M€ e que vai sair para o mercado avaliada por esses mesmos 8000M€. Sinceramente.. dahh.

Eu sinceramente não sei se a empresa está cara ou não, mas para se falar com muita segurança sobre isso é preciso saber estudar bem os fundamentais da empresa, e fazê-lo... caso contrário podemos cair no erro de estar a falar sem grande fundamento e depois falhar-mos de forma clara!

Citação de: DUARTINI em Maio 29, 2008, 13:22São daqueles tipos de negócios que não me atraem nem um bocadinho, primeiro porque é preciso investir 15 ou 7 dias antes do seu lançamento no mercado logo é tempo que fica dinheiro parado. E depois porque se fica na dúvida de quantas acções se vão ficar ou não ficar.

Não precisa de ficar parado, só precisas dele no dia 3, e no dia 4 já as podes vender! Obviamente não sabes as acções que vais ter mas basta esperar pelo último dia da primeira fase para se perceber que não serão muitas...

Citação de: DUARTINI em Maio 29, 2008, 13:22
A Época da caça aos patos começou, e este é um perfeito exemplo de caça aos patos. Logo agora que os mercados começam a dar sinais de vitalidade penso que é bem mais preferivel pedir empréstimo de maneira a investir em acções com potêncial valorização de 150 ou 200%, fazer investimento alanvacado. Fernando Braga Matos afirma que estas são as perfeitas alturas para investir dessa forma.

Eu até nem li o livro todo, mas duvido que ele tenha dito alguma vez que estas eram altura indicadas para pedir empréstimo e alavancar os investimentos!

Também não me parece que os mercados estejam a dar sinais de vitalidade...

Cps

artista

Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

DUARTINI

Caro Artista pelo menos vais concordar comigo que o pior já passou. é porque eu comecei a investir em bolsa precisamente no dia em que o bear começou. Basta ver a data em que me tornei forense deste excelente fórum. Foi nesse dia que comecei a brincar neste jogo. Logo até hoje ainda não vi nada de verdadeiro bull. Para mim já se têm visto algo parecido com recuperação de mercados. Ou não. Também pode acontecer que do nada tudo descambe outra vez para o bear. Mas não me parece, pois já se vêm imensas acções a recuperar das cinzas.

uma excelente acção que tenho andado a seguir ultimamente é a "Satyam Computer" empresa indiana, esta semana valorizou 12,5%. Isto para mim que só tenho visto bears à frente, só pode ser visto como recuperação. Valorizou demasiado para ser considerado bear correction, ainda para mais que está prestes a fazer máximos das últimas 52 semanas logo não podemos estar em modo bear neste momento.

Abraço e bons negócios a quem os tenha.

artista

Olá Duartini, por acaso não concordo! O pior até já pode ter passado mas não me parece que isso seja seguro... eu uso a analise técnica para investir e neste momento a tendência continua de baixa, podes ver no meu blogue o que penso sobre a evolução do índice português... sobretudo para quem começou à pouco tempo, é difícil perceber a Analise Técnica, por acaso eu quando comecei rapidamente percebi que para mim seria bem mais investir com recurso a ela do que com à avaliação dos fundamentais (pela Analise Fundamental)....

Outra coisa, eu invisto há um pouco mais de 10 anos e só invisto em Portugal... não me perguntes sobre empresas de outros países... posso analisar o gráfico dessa empresa, isso é igual para qualquer empresa, mas não as conheço bem, aliás muitas das portuguesas não as conheço bem, conheço é os gráficos delas..

um abraço e bom fim de semana
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

DUARTINI

Se falas do psi então tens toda a razão. Eu invisto certa de 90% das vezes no mercado americano. É tudo relativo. Tu falavas que ainda estavamos bear´s, eu dizia que estavamos bulls. Tu relativo ao nosso psizeco e eu relativo a quem realmente manda nos mercados globais.