Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Sonae SGPS - (SON.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 06, 2007, 21:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

Nyk

E agora? Parece que a sonae quebrou o suporte 1,70, fechando hoje nos 1,67, que poderemos esperar futuramente se os mercados continuares a cair, que valores poderá fazer?

velum

Parece-me que por enquanto esta a testar os 1,67€.

Logo se vé amanha se for até ao que considero ser um suporte em 1,51€.
Tudo por confirmar em weekly claro.
"I don't hate fools, I pity them!"

Pedro Miranda

Citação de: nyk em Setembro 17, 2007, 19:16
E agora? Parece que a sonae quebrou o suporte 1,70, fechando hoje nos 1,67, que poderemos esperar futuramente se os mercados continuares a cair, que valores poderá fazer?

Num papel como a Sonae, há que dar uma margem de benevolência quando se analisa uma possível quebra de suporte de longo prazo. Com o fecho de hoje e a título pessoal não considero ainda confirmada a quebra do padrão de longo prazo.

Embora não tenha entrado neste papel, se estivesse a utilizar o setup de compra no suporte, ou seja, se tivesse comprado hoje no suporte a 1.70 penso que aplicaria um stop em fecho próximo dos 1.58 para essa posição hipotética, ou maior dependendo da perspectiva de investimento.

Trata-se obviamente de um momento critico, este teste ao suporte / base do canal, nos últimos anos houve 3 contactos firmes (alguns prolongados) e mais uma aproximação violenta a esta referência, nos 4 casos esta referência provou ser uma excelente zona de compra. Obviamente que no caso de se efectivar uma quebra em baixa, todo o panorama técnico da Sonae será alterado negativamente.

Só para que fique aqui também publicado, abaixo da zona actual, considero duas zonas importantes:
- 1.50 (que foi uma importante zona de reacção)
- 1.17 (um valor assustador, que é a projecção técnica do canal ascendente quando quebrado em baixa, trata-se de um valor meramente indicativo que projecta a amplitude do canal para downside)

Em termos de upside, o topo do Canal está agora nos 2.45, o que independentemente do que venha a acontecer, torna pelo menos bastante atractivo o setup de compra no suporte, onde um stop de aproximadamente 12 ticks tem como contra-parte um movimento potencial de 75 ticks. Isto é apenas um calculo do rácio Risc/Reward, não é obviamente uma recomendação, nem tão pouco tenho alguma posição neste papel.

Deixo 2 gráficos actualizados:

atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

hjta

Boa tarde Pedro.

É a minha 1ª participação no forum e logo para dar trabalho!!
No gráfico da AT que usas vê-se um toque na LTA em meados de 2004.
Já tou farto de pesquisar gráficos da SON e não vejo esse toque.
Eu no Real Time também não tenho esse toque.
O que tenho é essa LTA, mas com toques em meados de 2005,2006 e agora 2007.

És capaz de me tirar esta dúvida.

Obrigado e mais uma vez desculpa por começar logo a dar trabalho.
Abraço
Grande abraço

Hélder Alves

Pedro Miranda

Viva hjta,

Penso que a explicação é a escala utilizada no gráfico, no meu caso e para a Sonae optei pelo uso de uma escala Semi-Logaritmica, e o gráfico que analisaste deve ser com escala normal.

um abraço e bem vindo ;)
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

hjta

Pois claro. Nem mais.
Mais uma vez obrigado e abraço.
Grande abraço

Hélder Alves

areis1

Boas noites Pedro
Concordo com a sua análise sobre o toque da linha. Ainda falta algo para dizer que quebrou.
Mas porque é que não considera um suporte pelos 1,56 ou 1,57 (não tenho o metastock a funcionar e apenas vejo gráficos sem fazer qualquer desenho)?
Para mim os 1,50 são de palavra de honra, assim como o valor que nem menciono....
pensamentos positivos (ou eu rebento)
Boa noite

Pedro Miranda

Update:

A Sonae tal como outros papeis nacionais desceu abaixo dos mínimos de Agosto, o que não é saudável do ponto de vista técnico...
No entanto estamos perante um padrão diferente, neste caso e seguindo a lógica das analises que venho fazendo à Sonae, estamos a testar a base de um Canal Ascendente e apesar da quebra momentânea das duas últimas sessões, é necessário deixar uma margem de benevolência.

O momento é crucial para a Sonae, que terá de recuperar rapidamente para o seu Canal Ascendente, mas até lá continua a fazer sentido o setup referido em updates anteriores de comprar a base do canal com um stop num valor que comprometa realmente este padrão.

As referências são as mesmas dos updates anteriores, deixo 2 gráficos actualizados:

atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Zuca

Citação de: Pedro Miranda em Setembro 19, 2007, 06:50

O momento é crucial para a Sonae, que terá de recuperar rapidamente para o seu Canal Ascendente, mas até lá continua a fazer sentido o setup referido em updates anteriores de comprar a base do canal com um stop num valor que comprometa realmente este padrão.

já esta dentro do canal outra vez  ;D
Zuca

Nyk

Pedro Miranda, agora que a sonae voltou a entrar dentro do canal, que podemos esperar daqui em diante, será que vai respeitar o canal ascendente ou ainda pode quebra-lo? ??? O pior já teria passado? ???

DUARTINI

Que gráfico é o verde e q gráfico é o vermelho? Quem me responde se faz favor. Culpem-me pela minha ignorância. :) mas é assim a vida. ñ nascemos ensinados. Qnd tiverem tempo, ñ ha pressa. lol..
http://strapon.pt    http://sersexy.net

Pedro Miranda

Citação de: nyk em Setembro 19, 2007, 19:30
Pedro Miranda, agora que a sonae voltou a entrar dentro do canal, que podemos esperar daqui em diante, será que vai respeitar o canal ascendente ou ainda pode quebra-lo? ??? O pior já teria passado? ???

Boas nyk,

Eventualmente a Sonae não irá ficar «para sempre» dentro deste canal ascendente, mas a minha estratégia nunca passa por tentar antecipar quebras de padrões... prende-se mais com negociar os padrões propriamente ditos.

Grande parte deste acompanhamento técnico que tenho feito à Sonae, tem dado relevo ao Canal Ascendente e a um possível teste à sua base e possíveis setups a aplicar nesse padrão, mas a AT é apenas uma ferramenta, e cada um a pode utilizar como quiser. Eu pessoalmente não gosto de «adivinhar» rupturas ou quebras, espero pelos factos e utilizo a informação que o gráfico me dá.

Neste caso, o gráfico deu este tempo todo a informação de que a proximidade dos 1.70 seriam um importante nível de suporte, com a devida benevolência que se tem de ter num gráfico deste tipo a conclusão que retiro, é que esta análise continua a fazer sentido.  A partir dai cada trader utiliza essa informação como melhor entender.

Um setup hipotético de compra no suporte a 1,70 apesar de ter começado mal e com 9 ticks de perda quase instantânea, estaria neste momento com 12 ticks de ganho, sendo que a Sonae continua dentro de um padrão claramente ascendente e com topo nos 2.45... é provável um re-test a base do canal e existem obviamente resistências e sub-padrões dentro deste canal, que poderei mais tarde analisar.

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Citação de: DUARTINI em Setembro 19, 2007, 19:44
Que gráfico é o verde e q gráfico é o vermelho? Quem me responde se faz favor. Culpem-me pela minha ignorância. :) mas é assim a vida. ñ nascemos ensinados. Qnd tiverem tempo, ñ ha pressa. lol..

Boas Duartini,

Não sei se entendi a sua questão, mas se pergunta sobre a linha verde e vermelha no gráfico, estes valores correspondem respectivamente a EMA-50 e EMA-200 (legendadas se não me engano na analise inicial deste acompanhamento).

EMA = Exponential Moving Average

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

lebal

pedro, pelos vistos não estás em sonae, mas eu comprei a 1,70 segundo aquele setup que deixaste como hipotese, tenho um stop a 1,58, mas agora devo ajusta-lo mediante o canal ou mantenho lá no mesmo sitio? obrigado por qualquer sugestão
Lebal

Doctor Snuggles

Já nao vinha a este site ha uns anos, na altura voces tinham um forum diferente, os parabens pela evolução e pela qualidade dos comentários aqui apresentados.

Uma questão que gostaria de colocar é se será expectável ver a sonae outra vez abaixo de 1,70 ? estive pronto para comprar a esses valores, esperei muitos dias, e quando chegou o momento arrepiei-me e não consegui premir o gatilho. Agora não me apetecia ir a correr atrás dela. opiniões ?
Dr.Snuggles