Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Sonae SGPS - (SON.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 06, 2007, 21:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro Miranda

Citação de: velum em Setembro 26, 2007, 09:41
Ola Pedro,

Ja vi esta mesma frase a ser usada para a recente analise ao BCP mas não percebo bem o que queres dizer.

Convem fazer uma ordem de compra um pouco acima dos suportes referidos?

Cumprimentos,
TBF

Olá Velum,

Quando refiro uma margem de benevolência, é para não se ficar demasiado centrado no valor exacto do suporte, considerando que é apenas uma zona indicativa, ou seja, o preço poderá romper para baixo um bocado (mas não se deve considerar logo que foi uma quebra), ou então apenas aproximar-se dele e não lhe tocar (e poderemos aceitar que foi um contacto).

Sem uma margem de benevolência, por exemplo na abertura do dia 18 de Setembro poderia-se ter considerado um sinal de venda... quando na realidade foi um excelente ponto de compra.

Deixo um gráfico actualizado, não há muito a acrescentar, toda a análise se mantém e os 2 principais valores para curto prazo são os 1.91 e os 1.71.
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Velum, ontem no BCP tiveste exactamente aquele exemplo sobre a margem de benevolência, o suporte era a 2.72 e o mínimo foi a 2.68, a reacção acabou por ser uma clássica fúria de compras no suporte, ou seja sem uma margem de benevolência poderias estar a vender BCP numa altura imprópria considerando que estava a quebrar o suporte, quando na realidade era uma excelente zona de compra junto ao suporte. Essa margem é especialmente importante para a elaboração de setups e aplicação de stops coerentes.

Voltando à Sonae, deixo um gráfico actualizado, não há muito a acrescentar, fiz update às duas referencias, com a resistência descendente agora nos 1.90 e o suporte nos 1.72, estas são os principais valores a ter em consideração na Sonae para curto prazo, já no Longo prazo mantenho a minha opinião desenvolvida em posts anteriores.

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

areis1

Pelo comportamento típico da SONAE e sem anormalidades de maior para mim é de espera que bata rapidamente os 1,85 e suporte acima deste valor. A seguir, lateral à falta de volumes (entradas massiças de fundos) ou de notícias de especulação. O patamar de suporte está a consolidar entre os 1,80 e 1,85 ou ligeiramene acima. Para mim é credível os 1,85 a curto prazo. Sem "cowboys a fazer mais asneiras" pois quanto a isso não tenho tenho soluções nem conhecimentos.
Bons negócios mas CUIDADO lá fora.

megaxl

Citação de: areis1 em Setembro 28, 2007, 23:42
Pelo comportamento típico da SONAE e sem anormalidades de maior para mim é de espera que bata rapidamente os 1,85 e suporte acima deste valor. A seguir, lateral à falta de volumes (entradas massiças de fundos) ou de notícias de especulação. O patamar de suporte está a consolidar entre os 1,80 e 1,85 ou ligeiramene acima. Para mim é credível os 1,85 a curto prazo. Sem "cowboys a fazer mais asneiras" pois quanto a isso não tenho tenho soluções nem conhecimentos.
Boas,
permita-me uma breve nota em relação ao desempenho da nossa Sonae na ultima sessão desta semana. Esta ultima sessão veio provar o que disse no topico "Fundos com ordem para retirar", pois foi bem notorio a pressão vendedora, e não é uma venda que possamos considerar normal, visto os blocos de 100k e 150k acções que descargaram a 1,83 e posteriormente a 1,82. Temos uma resistencia imediata a 1,84 que foi levemente tocada, sem que alguem se atrevesse a reforçar o suporte de 1,83, o que demonstra na minha optica, que infelizmente vêm ai as quedas novamente. Mantemos um suporte curto a 1,77, que facilmente será derrubado, o que nos levará à correção do Gap entre os 1,74/71. Tal como tenho referido em diversos posts, era muito importantes levar-mos a nossa Sonae acima dos 2 euros antes do SpinOff da Capital, que nos irá retirar cerca de 35% do valor, mas tal só será possivel com ajudas exeriores ao nosso mercado. Talvez com a ajuda da Fidelity. Vamos aguardar. Não se trata de duvidas em relação à empresa, mas sim às nossas capacidades enquanto medios investidores. P.M.

Nyk

Sonae sgps, que prespectivas deste titulo para a proxima semana ??? Será que continua em sentido ascendente até aos 2€ ???

velum

Acho que antes de tudo ha que tentar prever o comportamento do PSI perante os recentes receios dos states.
"I don't hate fools, I pity them!"

Jesse

Citação de: velum em Setembro 29, 2007, 14:14
perante os recentes receios dos states.
Os states estão bem e recomendam-se  :) o S&P está a caminho de máximos, o Nasdaq100 já fez máximo a alguns dias e tem vindo sucessivamente a fazer novos,esta sexta-feira apenas desceu 0,25%. ;)
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

velum

Ainda não percebo muito de comportamentos a nível de mercados mas as novidades que se podem encontrar na secção "ultimas noticias" deste site eram bastante assustatoras quanto a hipótese de acontecer um novo fracasso como no mês de Agosto.
Pelo menos teve um certo efeito sobre mim depois de sentir o mesmo tom de pânico em varias outros sites de news estrangeiros.

Pedro Miranda

Viva Areis1,

Embora não me foque tanto nos valores de micro prazo, a consolidação de curto prazo que pode ser observada neste gráfico está-se a dar entre concretamente entre os 1.73 e os 1.90, o que faz sentido dado que a 1.72 temos o suporte de longo prazo e a 1.90 a resistência descendente em vigor desde finais de Julho.

Citação de: megaxl em Setembro 29, 2007, 02:16
Boas,
permita-me uma breve nota em relação ao desempenho da nossa Sonae na ultima sessão desta semana. Esta ultima sessão veio provar o que disse no topico "Fundos com ordem para retirar", pois foi bem notorio a pressão vendedora, e não é uma venda que possamos considerar normal, visto os blocos de 100k e 150k acções que descargaram a 1,83 e posteriormente a 1,82. Temos uma resistencia imediata a 1,84 que foi levemente tocada, sem que alguem se atrevesse a reforçar o suporte de 1,83, o que demonstra na minha optica, que infelizmente vêm ai as quedas novamente. Mantemos um suporte curto a 1,77, que facilmente será derrubado, o que nos levará à correção do Gap entre os 1,74/71. Tal como tenho referido em diversos posts, era muito importantes levar-mos a nossa Sonae acima dos 2 euros antes do SpinOff da Capital, que nos irá retirar cerca de 35% do valor, mas tal só será possivel com ajudas exeriores ao nosso mercado. Talvez com a ajuda da Fidelity. Vamos aguardar. Não se trata de duvidas em relação à empresa, mas sim às nossas capacidades enquanto medios investidores. P.M.

Boas megaxl,

Para a time frame que estou a acompanhar esse tipo de referencias aos 1.82 e 1.83 não tem grande interesse, bem como a analise dos lotes negociados. Em termos práticos isso é «business as usual» e não tento retirar conclusões com base nessas observações.
Os únicos valores que posso mencionar nesse range, são os 1.85, correspondentes à EMA-200 neste momento, mas dado que nos últimos tempos a Sonae pouco «ligou» a esta referencia, remeto o upside para a EMA-50 situada neste momento a 1.90, sendo um referencia móvel onde de facto tem havido muita reacção nos últimos meses.

Citação de: nyk em Setembro 29, 2007, 13:48
Sonae sgps, que prespectivas deste titulo para a proxima semana ??? Será que continua em sentido ascendente até aos 2€ ???

Olá nyk,

No longo prazo, a Sonae continua dentro de um extenso Canal Ascendente, e essa time-frame não foi de alguma forma afectada com os movimentos recentes. No curto prazo, a Sonae fez mínimos e máximos consecutivamente inferiores, estando neste momento comprimida entre duas importantes referencias, os 1.72 e os 1.90.
Se nesta semana vai aos 2.00? não faço ideia. Sei que se for a 2.03 supera o anterior máximo relativo e melhora bastante o seu padrão de curto prazo independentemente do que se venha a passar depois.
Se eu tivesse seguido o setup que referi há umas semanas atrás de compra nos 1.70, não teria ainda qualquer razão para fechar essa posição numa perspectiva de longo prazo, e poderia tentar fecha-la perto das primeiras resistências numa óptica de curto prazo, mas como disse, não tenho qualquer posicionamento neste papel.

Citação de: velum em Setembro 29, 2007, 14:49
Ainda não percebo muito de comportamentos a nível de mercados mas as novidades que se podem encontrar na secção "ultimas noticias" deste site eram bastante assustatoras quanto a hipótese de acontecer um novo fracasso como no mês de Agosto.
Pelo menos teve um certo efeito sobre mim depois de sentir o mesmo tom de pânico em varias outros sites de news estrangeiros.

Olá Velum,

Um dos objectivos de se usar uma abordagem técnica é a de filtrar as noticias e outros factores de analise. Independentemente das noticias que estão a sair, um analista técnico sabe onde se situam as principais referencias de preço, tal foi especialmente útil em vários momentos da actualidade, como por exemplo o mínimo de Agosto no SPX, a sessão de quinta feira no BCP, o dia em que saíram os resultados da Altri e esta estava junto à sua resistência descendente ou a sessão em que a Sonae fez o último mínimo de curto prazo há umas semanas atrás. Em todos estes momentos, foi possível associar noticias aos movimentos das cotações, mas que utilidade teve isso em termos práticos de trading ?

------------ --------------- ------------------

Sobre a Sonae, pouco ou nada se alterou na última sessão, e as referencias principais continuam a ser as mesmas. O papel está condicionado ao range 1.72 – 1.90, sendo que os 1.90 ganham agora especial relevo por constituírem não só a resistência descendente mas também a EMA-50, valor bastante reactivo dos últimos tempos.

Deixo dois gráficos actualizados:

Um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Warren Buffett

Mas atenção que essa Lta ascendente de longo prazo tem vindo a ser testada nos últimos tempos e por várias vezes sendo num desses testes viloda ::)será que com tanta insistência não virá mais cá abaixo (1,45) ::)
Obrigado pela atenção.

Pedro Miranda

Citação de: Warren Buffett em Outubro 01, 2007, 01:36
Mas atenção que essa Lta ascendente de longo prazo tem vindo a ser testada nos últimos tempos e por várias vezes sendo num desses testes viloda ::)será que com tanta insistência não virá mais cá abaixo (1,45) ::)
Obrigado pela atenção.

Boas Buffet ;)

Não penso que haja assim tanta insistência... houve uma tentativa de ruptura apenas nos últimos tempos, seguida de uma muito rápida recuperação para dentro do canal.

Obviamente que a Sonae não irá continuar para sempre dentro deste padrão de longo prazo, mas não me cabe «adivinhar» uma ruptura, sou mais apologista de negociar os padrões que estão em funcionamento e aplicar setups em conformidade ;)

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Deixo apenas o gráfico actualizado... A Sonae parece estar pronta para testar os 1.90... veremos como será este teste ;)

abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

PIKAS

CitaçãoA Sonae parece estar pronta para testar os 1.90... veremos como será este teste

Bom dia.
Não demorou muito. O Pedro escreveu a frase às 23 horas e às 8,10 já lá estava. Nem por correio expresso a verdade chegava mais depressa...
Como foi esse teste? deixou um gap para trás e experiência diz que mais cedo ou mais tarde irá ser fechado.
O cenário poderá ser este: vai testar muito rápidamente os 2.00 e daqui a alguns dias lá a iremos apanhar a 1,87?

velum

Eu acho que hoje a resistencia dos 1.90€, desculpem-me a expressão, "resistiu bem"....
Hoje com esta euforia toda ela havia de ter tocado ao menos nos 2€, mas nesta hora ela dificilmente se mexe dos 1.90€...
Pus uma ordem a respeitar uma "margem de benevolencia" (P.M), no valor de 1.94€ para não cair em "armadilhas" (falta-me ainda o vocabulario)...
Pena eu ter entrado e saido tão cedo da TDU, é a vida passa-se a outra coisa...

Cumprimentos,
TBF

PIKAS

CitaçãoHoje com esta euforia toda ela havia de ter tocado ao menos nos 2€,

Calma. Ir do 1,85 aos 2.00 era para aí 12 ou 13 % numa só sessão. Calma, que suba, também eu quero,  mas tanto rebenta com a escala...
Estive a ver o fecho, gostei, há os despejos naturais do final de sessão, e acho que ainda durante esta semana, se os " deuses " forem amigos do Engº Belmiro, irá perto dos 2.00.